6º Ano Aulas 13/05/2020
1ª Aula
Matemática
Cálculos com números naturais CAPÍTULO 5 – POTENCIAÇÃO
Neste capítulo, vamos entender o que é potenciação. Realizar operações. Saber o que é o quadrado de um número. O cubo de um número. E mais algumas observações importantes sobre o assunto.
Podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais, se temos a seguinte multiplicação: 2 x 2 x 2, podemos representá-la usando a potência 23, onde 2 é a base e 3 o expoente (Leia: dois elevado ao cubo, ou o cubo de dois, ou dois elevado à terceira potência). Todo número diferente de zero e elevado a zero é um.

2ª Aula
Matemática
Cálculos com números naturais CAPÍTULO 5 – POTENCIAÇÃO (Continuação)

Dando continuidade a aula anterior, podemos dizer que potenciação representa uma multiplicação de fatores iguais. Assim, podemos representa-la usando a potência.
Qualquer número real elevado ao expoente natural 1 é igual ao próprio número. Qualquer número real não-nulo elevado ao expoente natural 0 é igual a 1. Qualquer potência que possui na base o número 1 é igual a 1.
Exemplos:
1¹ = 1 1⁰ = 1
2¹ = 2 2⁰ = 1
3¹ = 3 3⁰ = 1
Toda potência de 10 é igual ao número formado pelo algarismo 1 seguido de tantos zeros quantas forem as unidades do expoente.
Exemplos:
10¹ = 10
10² = 10 x 10 = 100
10³ = 10 x 10 x 10 = 1000
Atividades: Leitura das páginas 59 a 62. Responder a página 63.
3ª Aula
Português
“A mensagem”

Contexto
A invenção de Hugo Cabret é uma história que se passa em Paris, em 1931. Hugo é um garoto órfão que herdou de seu pai, um relojoeiro, um caderno com anotações misteriosas a respeito de um autômato, uma complexa máquina com forma humana aparentemente pronta para escrever algo. Georges, o dono de uma loja de brinquedos, apreendera o caderno, e Hugo temia que o queimasse. Um dia, Hugo viu no pescoço de Isabelle, sua amiga e sobrinha de Georges, uma chave, a última peça que faltava para o autômato funcionar. O trecho que você vai ler começa assim que Hugo toma posse da chave.
Atividades Leitura do texto “ A mensagem”, da página 89 e 90.
4ª Aula
Português
“A mensagem” (Continuação)

Esta atividade de interpretação visa estimular os alunos a refletir e interpretar a respeito do texto e verificarem qual a intenção com que foi produzida.
Atividade: Copiar e responder a atividade da página 91 e 92 referente ao texto “ A mensagem”.
5ª Aula
Inglês
Verbo to be
O verbo to be, da língua inglesa, expressa dois significados: ser ou estar.
Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.
Logo, tanto para dizer que eu sou uma professora (I am a teacher), quanto para dizer que eu estou na escola (I am at school), deve-se utilizar o verbo “to be”.
O verbo “to be” no presente se conjuga em “am”, “is” e “are”.
Para a forma negativa, basta acrescentar “not” após o verbo “to be” (am, is, are): I am not your teacher.
Para a forma interrogativa, basta inverter o verbo “to be” (am, is, are), colocando-o no início da frase:
Is she your sister?
Atividade: Na descrição do vídeo: Página 29 e 30 do livro de inglês.