6º Ano - Aulas 17/08/2020
1ª Aula
Matemática
Unidade 6 – A forma decimal dos números racionais.
Capítulo 2 – Adição e subtração com números na forma decimal.
Capítulo 3 – Multiplicação com números na forma decimal

A adição de números decimais é definida de maneira semelhante à adição de números inteiros, nessa operação devemos somar parte inteira com parte inteira, décimos com décimos, centésimos com centésimos, e assim sucessivamente. Em outras palavras, devemos colocar vírgula abaixo de vírgula. A subtração entre dois números decimais dá-se do mesmo modo que a sua adição, operamos parte inteira com parte inteira, décimos com décimos, e assim sucessivamente. Multiplicamos os dois números decimais como se fossem naturais. Colocamos a vírgula no resultado de modo que o número de casas decimais do produto seja igual à soma dos números de casas decimais dos fatores.
Atividades: Copiar e responder às questões (5 a 8) da página 182 do livro.
2ª Aula
Português
Correções

Agora faça a correção da atividade da página 198 e 199. Depois, também faça a correção da atividade da página 22 e 23, 25 e 26 da apostila de produção de texto.
Atividade: Correção das atividades. Clique e baixe
3ª Aula
Português
História em quadrinho “Democracia”

Vamos ler?
Atividade 1: Fazer a leitura do história em quadrinho “Democracia” da página 220.
Atividade 2: Após a leitura realizar a atividade da página 222.
4ª Aula
Geografia
Agentes do relevo
Os agentes do relevo têm responsabilidade de formar e moldar os diferentes tipos de superfície do planeta Terra. Eles podem ser classificados de internos ou endógenos e externos ou exógenos. O relevo é a denominação dada às formas das paisagens físicas do planeta Terra. Ele pode ser classificado de acordo com suas características. Vulcões, terremotos, chuvas, geleiras, ventos e a ação do homem são alguns dos fatores responsáveis por modelá-lo. O estudo do relevo é muito importante quando se deseja construir fábricas, rodovias, residências, etc.
Os agentes do relevo podem ser internos ou externos. Veja a seguir as características de cada um deles:
Agentes internos
O tectonismo é o primeiro dos agentes do relevo interno. Ele faz referência à movimentação das placas tectônicas que resultam em algumas modificações que podem ser visualizadas da superfície terrestre. A movimentação dessas placas tectônicas origina rochas dobradas e falhadas, o vulcanismo e os terremotos.
A movimentação das placas tectônicas possui duas classificações:
Orogênese
Essa movimentação ocorre de forma rápida e ao se manifestar acaba dobrando, falhando e provocando deformações nas camadas rochosas. Terremoto é um exemplo de movimento orogenético. Dessa forma, podemos afirmar que a orogênese é a elevação de uma grande região terrestre que caba originando cadeias de montanhas.
Epirogênese
Esse movimento é marcado pela lentidão. Ele abrande áreas continentais e não possui força para criar deformidades nas estruturas rochosas, ou seja, não produzem falhas ou dobras. Além disso, esse movimento não tem relação aos sismos e nem ao vulcanismo, ocorrendo com frequência em locais mais estáveis da crosta terrestre. Atinge regiões de dimensões continentais, criando arqueamentos, abaixamentos de grandes conjuntos montanhosos ou ainda intumescências.
Agentes externos
Os agentes do relevo externo formam os relevos através das erosões, podendo ser por meio pluvial, quando provocados pelas águas da chuva, ou ainda fluvial, quando causados pelas águas dos rios e dos mares. O relevo sofre alterações por meio do escoamento das águas, dando novas formações as superfícies. Também são classificadas como agentes do relevo externo as geleiras, que através da erosão glacial, com suas avalanches, acabam provocando mudanças no relevo. Isso ocorre em decorrência do desprendimento de rochas. Outro agente externo é a erosão eólica, originada através a ação dos ventos. A ação do homem sobre a natureza também é considerada um dos agentes do relevo externo, pois as atividades também contribuem para sua modificação.
Atividade: Leitura completa das página 138, 139, 140, 141, 142 e 143 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Agentes do relevo.
5ª Aula
Geografia
Terremotos no Brasil

Nosso berço não é tão esplêndido assim: o Brasil tem pelo menos um terremoto robusto a cada 5 anos.
Atividade: Copiar e responder no caderno as atividades das página 141 e 143 do livro didático.