2º Ano - Aulas 21/08/2020
1ª Aula
Português
Ortografia: revisando o ch

Segundo as regras fonéticas do Português, a sequência ch é um dígrafo, não um encontro consonantal. Nos dígrafos, cada consoante perde sua unidade sonora, uma vez que a sequência das duas consoantes forma um único som, representando apenas um fonema. Vamos revisar algumas palavras com ch: chave, cheiro, mochila, chocolate, chuva entre outras.
Atividade: Páginas 128 e 129.
2ª Aula
Arte
Vida e obra de Aleijadinho
Aleijadinho foi um escultor, entalhador, carpinteiro e arquiteto do Brasil colonial.
Ele é considerado o maior representante do barroco mineiro, sendo conhecido por suas esculturas em pedra-sabão, entalhes em madeira, altares e igrejas. Antônio Lisboa é mais conhecido como Aleijadinho. Esse apelido veio de uma doença que o deixou deformado. Com a doença, o escultor se fechou no seu mundo. De alegre e extrovertido, passou a ser triste e amargurado. Além de destruir mãos e pés, a doença também entortou seu rosto. Sua aparência assustava as pessoas. Por isso, saía de casa somente quando necessário, coberto por uma capa e usando um chapéu de abas bem longas.
No fim de sua vida, ele ainda trabalhava muito; e quando perdeu a visão, em 1812, deixou sua oficina. Morreu em 1814, com mais ou menos 76 anos, pobre e doente, na cidade de Ouro Preto. Os especialistas em obras de arte costumam dividir a produção de Aleijadinho em duas fases: na primeira, anterior à doença, suas obras refletiam a alegria de sua juventude. Na segunda fase, depois da doença, a obra do artista é triste, amargurada e sofrida.
Atividades: Texto explicativo e trabalho avaliativo sobre “Vida e obras de Aleijadinho”. Clique e baixe
3ª Aula
Ensino Religioso
A vida de Jesus

Jesus Cristo foi filho de Maria e do carpinteiro José.
Anunciado pelo anjo Gabriel, ele foi gerado pelo Espírito Santo sendo que Maria foi a escolhida para lhe conceber. Ou seja, Jesus foi enviado por Deus para salvar a humanidade.
Já adulto, foi batizado por João Batista no Rio Jordão, que se situa atualmente entre Israel e a Jordânia. Depois disso, ele permaneceu durante muito tempo peregrinando e pregando seus ensinamentos.
Nesse período, realizou diversos milagres e cada vez mais foi ganhando seguidores. Um dos milagres que merece atenção é quando ele multiplica os pães e os peixes, acabando assim com a fome de seus seguidores. Depois de realizar diversos milagres Jesus foi preso por soldados em Jerusalém, no Monte das Oliveiras. Carregou a cruz até o local onde seria crucificado e foi espancado e morto pouco depois, com apenas 33 anos.
Depois de morto, Jesus apareceu para seus apóstolos. Ele foi enterrado com uma grande pedra colocada em seu túmulo. Dias depois, Maria vai visitar o túmulo e encontrou o local aberto, Jesus tinha ressuscitado. Esse conteúdo foi trabalhado na videoaula do dia 14/08 (sexta-feira) volte, e assista à aula novamente.
Atividade: Clique e baixe