Imagem capa - 7º Ano - Aulas 24/08/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
7ANO-SEGUNDA

7º Ano - Aulas 24/08/2020





1ª Aula

Geografia 

Produção econômica – Centro-Oeste




A produção agropecuária é uma das principais atividades econômicas do Centro-Oeste brasileiro.


O agronegócio é a principal atividade econômica da região Centro-Oeste. O mesmo engloba as agroindústrias e a produção agropecuária. A última tem se destacado no fornecimento de matéria prima para indústrias de alimentos e de outros setores do Brasil e do exterior, principalmente carne, soja, algodão, milho, cana-de-açúcar e arroz. A região tem uma participação significativa no cenário nacional quanto à produção agropecuária, uma vez que a cada ano os índices de produtividade se elevam. Isso tem ocorrido em razão de investimentos em tecnologias, especialmente naquelas propriedades de produção tradicional. Os recursos são aplicados na compra de maquinários, insumos agrícolas, e na utilização de mão-de-obra especializada (técnicos) no desenvolvimento das atividades. Em suma, o que tem ocorrido é um processo de modernização maciça do campo na região. Na região Centro-Oeste é possível identificar áreas agrícolas que se destacam na produção de determinadas culturas. No Mato Grosso, as culturas que se destacam são: arroz, soja e o milho no norte da capital (Cuiabá); algodão no sul do Estado; e cana-de-açúcar a oeste do mesmo. No Mato Grosso do Sul, nas proximidades de sua capital (Campo Grande), destaca-se a produção da soja e do trigo; no município de Dourados, soja, cana-de-açúcar, milho e arroz; e ao norte do Estado, soja. Já em Goiás, o que se destaca é a produção de algodão, soja, milho e arroz, isso no sudoeste do Estado; no Mato Grosso goiano (centro do Estado) a principal cultura é a cana-de-açúcar. Historicamente, a região sempre se destacou na pecuária. Ainda hoje, essa atividade possui uma grande relevância para a economia do Centro-Oeste, respondendo pela maioria da renda proveniente do setor agropecuário. A pecuária desenvolvida na região se dedica, principalmente, à criação de bovinos, mas também existem criadores de bubalinos e equinos. A produção industrial do Centro-Oeste brasileiro apresentou taxa de crescimento superior à média nacional. O diagnóstico faz parte de uma análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o desenvolvimento econômico da região. A pesquisa revela que o Centro-Oeste teve crescimento industrial de 7% entre 1999 e 2016, superando as regiões Norte, com 5,2%, e Nordeste, com 3,5% no mesmo período.


Os indicadores mostram que a integração do setor produtivo local ao mercado internacional alavancou o crescimento industrial do Centro-Oeste. A análise do Valor Bruto de Produção Industrial (VBPI) - estabelecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) - confirma o ciclo de crescimento industrial na região influenciado pelo comércio exterior. Por outro lado, observa-se o aumento da dependência em relação ao mercado globalizado, com destaque para a China e países da União Europeia. "A presença do comércio exterior permitiu dobrar a taxa de crescimento industrial do Centro-Oeste no período observado quando comparado ao Nordeste. Isso coloca a região acima da média nacional em relação à taxa de crescimento anual na atividade industrial do país", afirma o pesquisador Murilo Souza Pires Murilo, autor do estudo. A pesquisa aponta, ainda, que as importações da região Centro-Oeste passaram de 0,8% do total nacional nos anos 1990 para 5,5% em 2016. Os indicadores mostram que dez segmentos específicos impulsionaram a produção industrial no Centro-Oeste em 2016. Os produtos alimentícios representaram 54% da atividade industrial, seguidos de derivados de biocombustíveis (10,2%), e produtos químicos (8,3%). Também foi observada tendência de crescimento na taxa de exportações de produtos derivados agrícolas da soja e do milho.


O estudo mostra que entre os estados da região Centro-Oeste, Goiás apresentou maior contribuição para o crescimento industrial no período verificado. O agronegócio continua a ser o setor predominante, tendo impactos na indústria. Além disso, o estado respondeu, na média das duas últimas décadas, por quase 50% da atividade produtiva industrial. Na sequência aparece Mato Grosso, com 27%, e Distrito Federal, com 4%.










Atividade: Leitura completa das páginas 143, 144, 145 e 146 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Produção econômica – Centro-Oeste.   









2ª Aula

Geografia

Recursos minerais








                                                             

O ouro é um dos produtos econômicos mais importantes da região. Ele é encontrado com mais facilidade em Mato Grosso e é extraído através do garimpo, assim como o diamante.




Atividade: Copiar e responder no caderno as atividades do livro referente às páginas 144 e 147. 



 




3ª Aula

Matemática

Números diretamente proporcionais  






Nesta aula o educando realizará uma atividade na qual se deve utilizar as regras da proporção para descobrir o valor de x e y, posteriormente deverá somar esses valores para achar o resultado. Lembrando que deve igualar as razões de duas em duas conforme ministrado na última aula sobre o conteúdo.




Atividade: Copiar e responder o exercício 3 da página 219.








4ª Aula 

Português

Revisão; Sujeito e oração sem sujeito



Já aprendemos que a oração é formada por dois termos principais: sujeito e predicado. Vamos rever a classificação dos sujeitos:


Sujeito determinado classifica-se em simples, composto, oculto, desinencial ou implícito.


Sujeito indeterminado é aquele que não pode ser identificado.


Oração sem sujeito são aquelas que não admitem sujeito compostas por verbos impessoais.








Atividade 1: Leitura para rever o conteúdo nas páginas 166 e 167.




Atividade 2: Anotar os exemplos contidos na vídeoaula.



 





5ª Aula

Português

Tipos de sujeito, Oração sem sujeito, Verbo de ligação e predicativo do sujeito









 

É muito importante que você tenha em mãos seus materiais, livro e cadernos; É hora de checar o que você realmente aprendeu e tentar acertar o que ficou na dúvida, vamos lá?




Atividade: Realizar a correção das páginas 168 a 171. Clique e baixe