Imagem capa - 6º Ano - Aulas 31/08/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-SEGUNDA

6º Ano - Aulas 31/08/2020





1ª Aula

Matemática

Unidade 7 – Ângulos e polígonos.




           





Ângulo interno é o ângulo formado por dois lados de um polígono que parte de uma aresta comum à outra dentro dele. A quantidade de ângulos internos em um polígono determina também a quantidade de lados que ele tem: um triângulo tem três ângulos internos; um quadrilátero tem quatro ângulos e assim por diante.


Relacionar a ideia de giro dos ponteiros de um relógio ao ângulo correspondente. • Estimar medidas de algumas situações do cotidiano em que os ângulos são fundamentais, como as relacionadas à ideia de giro, abertura ou inclinação.



           

Atividade: Correção das atividades, páginas 202 e 206. Clique e baixe



           




2ª Aula

Português

Correção das atividades








É hora de corrigir as atividades das páginas 203, 222 e 223. A correção das atividades é importante, pois você vai identificar os erros, compreendendo e aprendendo o conteúdo de forma correta.




Atividade: Correção da atividade. Clique e baixe








3ª Aula

Português

Atividade Avaliativa de Português







Responda a atividade avaliativa de Português no valor de 4,0 pontos sobre frase, oração e período. Esta atividade deve ser entregue no dia 04/09/2020. As atividades entregues após esta data terão sua nota reduzida.




Atividade: Responder a atividade avaliativa e entregar na escola dia 04/09/2020. Clique e baixe








4ª Aula

Geografia

Hidrosfera – A água no planeta 





A água é, paradoxalmente, o elemento mais abundante na superfície terrestre e o mais disputado pelo ser humano. Muitas pessoas, sabendo da maior parte da composição do nosso planeta, afirmam categoricamente que ele não deveria se chamar “Terra”, e sim “Água”, uma vez que cerca de 70% de sua superfície é composta por essa substância. Mas como ocorre a sua distribuição? Onde há mais e onde há menos água no mundo? Qual tipo de água é predominante? Com tanta água no mundo, por que tantos morrem de sede e sofrem com terríveis secas? Infelizmente, a maior parte da hidrosfera do planeta, 97%, é composta por água dos mares e oceanos que, por serem extremamente salgadas, são impróprias para consumo. Em alguns locais, pratica-se a dessalinização da água, mas esse processo é caro e pouco eficiente, sendo ainda pouco praticado. Da água restante do mundo, 71% dela está em forma de gelo nas calotas polares. Como o processo de transporte dessas geleiras é caro e também pouco eficaz, quase não há atividades referentes ao abastecimento de localidades através do manuseio de icebergs. Os outros 29% restantes de água potável no mundo estão distribuídos em águas subterrâneas (18%), rios e lagos (7%) e umidade do ar (4%). Assim, percebemos que o problema da água para o ser humano reside no fato de a sua maior parte não estar viável para consumo. Apesar disso, mesmo com o fato de a proporção de água potável disponível ser reduzida, ainda sim estamos falando de uma quantidade muito grande de água. No entanto, o seu mau uso vem reduzindo drasticamente a sua disponibilidade, seja através da péssima manutenção dos rios, seja pela sua poluição. Por esse motivo, estima-se que a água seja um dos principais fatores geopolíticos ao longo do século XXI. Outro fato agravante é a má distribuição dessa água potável pelo mundo. Algumas regiões do Oriente Médio e da África, por exemplo, apresentam uma significativa crise quanto ao abastecimento de água, o que se agrava com a ausência de saneamento básico para boa parte da população.


No caso do Brasil, há certo privilégio, pois somos o país que possui a maior disponibilidade de água potável, com cerca de 11% do total. Porém, trata-se de uma falsa abundância, pois também em nosso território essa água é mal distribuída. A sua maior parte encontra-se na região Norte do país, zona menos habitada e com solos pouco agricultáveis. As regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste dividem a quantidade restante, sendo que essa última é a que mais sofre com os problemas de escassez de água. Por esse motivo, além de se promover uma maior conscientização popular sobre o correto uso, armazenamento e preservação da água e de suas fontes naturais, é preciso também a realização de políticas públicas para garantir o seu acesso por toda a população, com ações de democratização estrutural, como o saneamento básico.








Atividade: Leitura completa das páginas 156, 157 e 158 para um melhor entendimento do que foi explanado na  vídeoaula referente ao Tema – Hidrosfera – A água no planeta.

 






5ª Aula

Geografia

Inundações e enchentes







 O Brasil aparece entre os 15 países do globo com a maior população exposta ao risco de inundação. A informação é de um relatório da ONU documentando catástrofes naturais das últimas duas décadas na América Latina e Caribe.




Atividade: Copiar e responder no caderno a atividade da página 159 do livro didático.