7º Ano - Aulas 09/09/2020
1ª Aula
Religião
“Alteridade e Altruísmo”

A partir do momento em que chegamos ao mundo, nós nos relacionamos com o outro: na família, nas salas de aula, no trabalho, na cidade. Duas palavras são muito importantes para esse convívio: alteridade e altruísmo. Ambas têm o radical alter, proveniente do latim, que significa “outro”. Alteridade significa a capacidade de constituir situações, qualidades e objetivos por meio da relação com o outro – ou seja, a capacidade de conviver com as diferenças de opinião, credo e visão de mundo, estabelecendo uma relação positiva com o semelhante. O altruísmo, por sua vez, é a habilidade de o ser humano cuidar do outro de forma espontânea e desinteressada, sem esperar recompensas por essas ações . É o valor diretamente oposto ao vício do egoísmo, ou seja, de estar centrado excessivamente em si mesmo.
Atividade: Fazer a leitura completa deste texto nas páginas 54,55 e 56 da apostila de Ensino Religioso.
2ª Aula
Inglês
Correção

Vamos fazer a correção da atividade sobre verbos regulares da página 76 do livro de Inglês
Atividade: Correção da atividade da página 76. Clique e baixe
3ª Aula
Matemática
Sequências Numéricas

Nesta aula será realizada uma atividade de revisão sobre o conteúdo de Sequências numéricas em conformidade com exposto nas aulas passadas.
Atividade: Responder a atividade revisão. Clique e baixe
4ª Aula
Ciências
Tema 6 – Máquinas simples.
Capítulo 2 – Rodas e rampas

Vamos identificar as diferentes utilizações de rampas e rodas e as respectivas aplicações. Compreender os princípios físicos do funcionamento das rodas e rampas. Entender o papel das máquinas na construção civil ao longo do tempo.
Já estudamos e temos conhecimentos gerais sobre: força e função das máquinas do cotidiano.
5ª Aula
Ciências
Tema 6 – Máquinas simples.
Capítulo 2 – Rodas e rampas

Como já vimos, o uso da alavanca foi uma grande conquista dos seres humanos. Outra notável invenção surgiu da combinação de uma roda com um eixo livre. A roda é uma das seis máquinas simples com vastas aplicações no transporte e em máquinas mecânicas, caracterizada pelo movimento rotativo no seu interior. Foi uma invenção de importância extraordinária, não só porque promoveu uma revolução no campo dos transportes e da comunicação, mas também porque a roda, com diferentes modificações, passou a fazer parte de numerosos mecanismos e contribuiu para um incrível impulso ao progresso humano.
A primeira representação de uma roda já encontrada pelos arqueólogos data de 3500 a.C. – ou seja, há 5 500 anos – e foi feita numa placa de argila achada nas ruínas da cidade-Estado de Ur, onde hoje fica o Iraque. Isto significaria que a roda deve ter surgido por volta dessa época ou talvez alguns séculos antes. Um eixo, tecnicamente, é a interface entre a roda e o chassi de um veículo. Destina-se a guiar o movimento de rotação a uma parte ou um conjunto de peças, como uma roda ou engrenagens. ... Em veículos antigos, tais como a carroça, os eixos giravam acompanhando o movimento das rodas.
Rampa é um trecho em declive de uma rua, de uma estrada, ou ferrovia. Plano inclinado, ladeira. A rampa de acesso é uma das adaptações básicas para que pessoas com deficiência física possam ter mais acessibilidade. A norma que rege as condições sobre acessibilidade é a NBR 9050 e nela é possível encontrar orientações sobre as condições que uma rampa de acesso correta deve ter. Uma rampa de acessibilidade tem a função de democratizar o uso dos espaços, permitindo o acesso de todos, sem distinção. A NBR 9050 é a norma brasileira a qual rege as condições de acessibilidade. A acessibilidade e a inclusão social em construções, pública ou particular é um tema recorrente e bastante em pauta. Além de serem utilizadas nas práticas esportivas e aventureiras, as rampas são excelentes elementos arquitetônicos para promover a acessibilidade (ABNT NBR 9050). As rampas são utilizadas para fazer a ligação de um local ao outro que tenha aclive ou declive.
Atividade 1: Leitura no livro das páginas 200 a 202.
Atividade 2: Copiar e responder o sistematizar e refletir da página 203. Clique e baixe