Imagem capa - 7º Ano - Aulas 21/09/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
7ANO-SEGUNDA

7º Ano - Aulas 21/09/2020





1ª Aula

Geografia 

Sociedade – Nordeste




 A população do Nordeste é a segunda maior do Brasil, no entanto, a densidade demográfica dessa região é baixa porque ocupa uma extensa faixa territorial. De acordo com dados do Censo Demográfico de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui 190.755.799 habitantes, dos quais 53.081.950 são nordestinos. Esse número faz com que o Nordeste seja a segunda Região mais populosa do país, superada somente pelo Sudeste. Apesar de a Região Nordeste possuir uma população absoluta elevada, o mesmo não acontece com a população relativa (cerca de 34,1 hab./km2), ou seja, a densidade demográfica é baixa (método que avalia a quantidade de habitante por km2 em um determinado território). Isso acontece pelo fato de a Região ocupar uma extensa área territorial. Outra característica ligada à população da Região é quanto à sua distribuição geográfica no território, que ocorre de maneira irregular. Há uma grande disparidade populacional na Região, enquanto existem áreas densamente povoadas, como a Zona da Mata e Agreste, em outras a densidade demográfica é muito baixa, como no Sertão e no Meio-Norte.


Pelo menos 40% da população se encontram na sub-região da Zona da Mata, isso é explicado pelo fato de ser a parte mais desenvolvida economicamente do Nordeste. É nela que estão as principais cidades, além das empresas dos setores primários, secundários e terciários que impulsionam a economia. Muitos sertanejos migram para os principais centros urbanos localizados na sub-região, fugindo da seca, miséria e falta de perspectivas do Sertão. Na esperança de uma vida melhor vão para as grandes cidades nordestinas, como Salvador, Fortaleza, Recife e Natal, e, como não possuem recursos, buscam moradias em bairros desprovidos de infraestrutura e marginalizados, agravando ainda mais os problemas sociais e urbanos. A desigualdade não acontece somente quanto à distribuição geográfica da população, mas também entre os próprios habitantes, enquanto a maioria da população sobrevive de maneira precária, existe uma estreita camada da elite nordestina que vive nos mais altos padrões de vida e consumo.


Com imagem associada à fome, pobreza e atraso, o Nordeste passa atualmente por um processo acelerado de mutação, cujos resultados são evidenciados, em alguns estados, nos indicadores sociais a suplantarem a média nacional. A explicação deve-se à sua inserção na nova economia globalizada, relacionada diretamente à modificação de sua imagem internacional. Nestes termos, as fragilidades tradicionais do Nordeste, ligadas à semiaridez, são variáveis potencializadoras do desenvolvimento tanto do agronegócio como do turismo litorâneo em crescimento acelerado... Entretanto, embora apresente avanços, a política implementada não implicou em erradicação da má nutrição crônica. 










Atividade: Leitura completa das páginas 167, 168, 169, 170 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Sociedade – Nordeste.   




 




2ª Aula 

Geografia

Os bonecos gigantes de Olinda







                                                               

O primeiro boneco gigante recebeu o nome de Zé Pereira e desfilou no carnaval de 1919. Chegou às ladeiras de Olinda, em 1932 então nomeados de Homens da Meia Noite. Eram confeccionados e madeira e a cabeça em papel machê. Mais tarde ele ganhou uma companheira – a Mulher do Meio Dia e mais tarde o Menino da Tarde. Foi o artista plástico Silvio Botelho – criador do Menino da Tarde – quem tornou os bonecos gigantes populares nos carnavais pernambucanos depois que criou o encontro dos bonecos gigantes pelas ladeiras da Cidade Alta em Olinda onde bonecos criados por vários artistas se encontram e fazem a festa que é um dos marcos do Carnaval de Pernambuco.





Atividade: Copiar e responder no caderno a atividade do livro referente à página 171. 







3ª Aula

Matemática

Grandezas inversamente proporcionais










Nesta aula o educando realizará uma atividade sobre a temática supracitada em que deverá perceber a partir dos dados do enunciado a relação matemática entre as grandezas existentes e fazer cálculos para averiguar essa relação entre grandezas.





Atividade: Copiar e responder o exercício 4 da página 222.









4ª Aula 

Português

Tipos de predicado: Nominal, verbal e verbo-nominal




Nas orações, O predicado classifica-se de acordo com essa estrutura, ou seja, conforme o tipo de verbo e a presença ou não de predicado.


. O predicado formado com verbo de ligação + predicativo é classificado como predicado nominal.


. O predicado formado com verbo de ação sem predicativo classifica-se como predicado verbal.


. E o predicado que se constrói com verbo de ação + predicativo do sujeito é classificado como predicado verbo-nominal.










Atividade 1: Rever o conteúdo na página 216.




Atividade 2: Anotar os exemplos contidos no vídeo aula.





Atividade 3: Realizar as atividades das páginas: 214, 215 e 216 (somente respostas).

 








5ª Aula

Português

Tipos de predicado; Atividades











O predicado formado com verbo de ligação + predicativo é classificado como predicado nominal. O predicado formado com verbo de ação sem predicativo classifica-se como predicado verbal. E o predicado que se constrói com verbo de ação + predicativo do sujeito é classificado como predicado verbo-nominal.






Atividade: Realizar as atividades das páginas 216 (copiar e responder) 217 e 218 (somente respostas).