7º Ano - Aulas 24/09/2020
1ªAula
Português
Transitividade verbal: Verbo intransitivo e verbo transitivo
A propriedade que os verbos de ação têm de exigir ou não complemento denomina-se transitividade verbal. O verbo de ação que não precisa de complemento para a compreensão da mensagem da oração é chamado de verbo intransitivo (VI). Aquele que precisa de um complemento ou mais complementos para que a mensagem seja compreendida é chamada de verbo transitivo (VT). Uma sequência só é considerada complemento de um verbo de ação se for necessária para a compreensão do sentido desse verbo no contexto da mensagem. A transitividade precisa ser analisada dentro de um contexto, pois o mesmo verbo pode ser transitivo ou intransitivo, dependendo do contexto em que está inserido.
Atividade 1: Rever o conteúdo nas páginas 219, 220 e 221.
Atividade 2: Realizar as atividades das páginas: 222 (copiar e responder), 223 e 224 (somente respostas).
2ª Aula
Português:
Emprego de Ç/C e SS/S.

É importante prestar atenção em cada regra e também nas exceções, pois as regras apresentadas aqui são exaustivas e extensas. Com a prática tudo se tornará mais fácil. Consulte o dicionário sempre que tiver dúvidas e memorizem as palavras que mais utilizam no dia a dia.
Atividade 1: Rever o conteúdo das páginas 225 e 226.
Atividade 2: Realizar a atividade da página 227.
3ª Aula
Matemática
Regra de três Simples
Nesta aula será ministrado aos discentes acerca do conteúdo de regra de três simples, como pré-requisito devemos compreender a relação entre as grandezas para podermos fazer as proporções entre elas a fim de concluirmos a proposição matemática. Aryabhata (476-550), no seu livro intitulado Aryabhatiya, escreve a respeito de como encontrar o quarto termo de uma proposição simples.
4ª Aula
História
O Congo e o comércio de escravos

Dom Afonso recebia de Portugal armas de fogo, cavalos e outros objetos bélicos, que tornavam seu exército muito mais poderoso que o dos reinos vizinhos. Em troca, Portugal ganhava exclusividade na compra de escravizados em poder do rei do Congo. Isso significava que o Reino do Congo não fazia comércio com nenhum outro comerciante europeu, apenas com os portugueses. Os prisioneiros eram trocados pelas mais diversas mercadorias e transformados em escravos. Esse negócio se tornou tão lucrativo para os congoleses, que os nobres das províncias do Congo passaram a organizar expedições para capturar pessoas no interior e vendê-las aos portugueses. Mas quem mais lucrava mesmo com esse comércio era o rei, que recebia tributo sobre a venda dos escravizados.
Com o fim do reinado de dom Afonso I, houve uma série de desavenças relacionadas à sua sucessão ao trono. Como diferentes grupos indicavam um descendente como o legítimo herdeiro real, houve um momento em que o Reino do Congo chegou a ter vários reis coroados. Eles acabaram lutando entre si em sangrentas guerras civis.
O Congo ainda teve outros problemas. Ao se enfraquecer devido às guerras de sucessão, guerreiros de outros povos invadiram seu território, como os destemidos jagas, em 1568. Os camponeses, cansados da exploração dos nobres, colaboraram com os jagas, lutando contra o rei e sua corte. O Congo jamais conseguiu recuperar seu poder e, como consequência, milhares de congoleses foram escravizados e traficados para a América.
Atividade 1: Leitura do conteúdo no livro didático das páginas 204 a 221.
Atividade 2: Atividade sobre o tema que estudamos. Clique e baixe
Obs: Segue a atividade do Aluno Ricardo Brenner. Clique e baixe
5ª Aula
Geografia
Feira de Caruaru

A Feira de Caruaru é um importante mercado ao ar livre da cidade brasileira de Caruaru em Pernambuco. Na feira são vendidos produtos das mais variadas naturezas, desde frutas, verduras, cereais, ervas medicinais, carnes, bem como produtos manufaturados como roupas, calçados, bolsas, panelas e outros utensílios para cozinha, móveis, animais, ferragens, miudezas, rádios, artigos eletrônicos e importados. Considerada uma das maiores feiras ao ar livre do país, a Feira de Caruaru atrai pessoas de todo o Nordeste brasileiro.
Atividade: Copiar e responder as atividades da página 172 (Não fazer o desafio).