Imagem capa - 7º Ano - Aulas 01/10/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
7ANO-QUINTA

7º Ano - Aulas 01/10/2020






1ª Aula

Português    

Prova de Língua Portuguesa










Leia os enunciados com atenção! Não tenha pressa ao responder as questões. Use caneta preta ou azul. Não rasure sua prova! Escreva com letra legível para evitar que seu professor fique sem compreender o que você escreveu. Escreva seu nome completo! Tenha muita atenção na transcrição do cabeçalho para não colocar o nome de seu professor errado. Boa prova!










2ª Aula

Português

Prova de Língua Portuguesa









 

Leia os enunciados com atenção! Não tenha pressa ao responder as questões. Use caneta preta ou azul. Não rasure sua prova! Escreva com letra legível para evitar que seu professor fique sem compreender o que você escreveu. Escreva seu nome completo! Tenha muita atenção na transcrição do cabeçalho para não colocar o nome de seu professor errado. Boa prova!












3ª Aula

Matemática

Regra de três simples (Revisão)








             

Vamos revisar.






Atividade: Fazer a leitura e recapitulação das páginas 224 e 225 para o melhor desempenho na prova.










4ª Aula

História

Avaliação

Capítulo 11 Escravidão, tráfico e práticas de resistência











Hora da avaliação: Responda com calma, leia os enunciados com atenção e não se esqueça de ler as orientações no início da avaliação.









5ª Aula

Geografia

Tema – Produção econômica do Centro-Oeste












A Região Centro-Oeste do Brasil apresenta população urbana relativamente numerosa. No meio rural, porém, predominam densidades demográficas muito baixas, o que indica que a pecuária extensiva é a atividade mais importante. A agricultura comercial, por sua vez, vem ganhando grande destaque nos últimos anos e superará o extrativismo mineral e vegetal. A agricultura de subsistência, com o cultivo de milho, mandioca, abóbora, feijão e arroz, através de técnicas primitivas, sempre se constituiu em atividade complementar à pecuária e ao extrativismo. O crescimento populacional que vem caracterizando a região, a melhoria das vias de comunicação e o mercado consumidor sempre expressivo do Sudeste têm aumentado muito o desenvolvimento da agricultura comercial.


O Centro-Oeste produz 46% dos cereais, leguminosas e oleaginosas do país: 111,5 milhões de toneladas em 2020. O Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos do país, com uma participação de 28,0%, com Goiás (10,0%) em 4º lugar, e Mato Grosso do Sul (7,9%) em 5º lugar. Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil, com 26,9% do total produzido em 2020 (33,0 milhões de toneladas), e o 3º maior produtor de feijão, com 10,5% da produção brasileira. O Brasil é o maior produtor de soja do mundo, com 120 milhões de toneladas colhidas em 2019.


Goiás é o 2º maior produtor de cana-de-açúcar do país, 11,3% da produção nacional, com 75,7 milhões de toneladas colhidas na safra 2019/20.Mato Grosso do Sul está em quarto lugar, com cerca de 49 milhões de toneladas colhidas. O Mato Grosso colheu 16 milhões de toneladas, estando em 6º lugar. Goiás e Minas Gerais respondem por 74,8% da produção brasileira de sorgo. Goiás tem a liderança nacional: produziu 44% da produção brasileira da cultura no ciclo 2019/2020, com safra de 1,09 milhão de toneladas.


Em 2017, o Mato Grosso era o maior produtor de milho do país; em quarto lugar, Goiás. O Brasil é o 2º maior produtor de milho do mundo, com 107milhões de toneladas colhidas em 2019. O Mato Grosso é também o maior produtor de algodão do Brasil, com cerca de 65% da produção nacional (1,8 dos 2,8 milhões de toneladas colhidos no país). Goiás está em 4º lugar. Goiás também é o líder na produção brasileira de tomate: em 2019 produziu mais de 1,2 milhão de toneladas, um terço da produção total do país.


Muitos cultivos, antes restritos às regiões Sul e Sudeste, mostram-se promissores em áreas do Centro-Oeste. É o caso do trigo e do café. Há outras áreas que se destacam. Ao longo da Rodovia Belém-Brasília, próximo a Campo Grande e a oeste de Brasília, novas áreas agrícolas se destacam, valorizadas por incentivos fiscais do governo, criação de condições de armazenamento, técnicas de controle da erosão, abertura de novas estradas e assistência técnica e financeira ao agricultor. Novos conceitos de agronomia e introdução de modernas técnicas de recuperação do solo têm tornado extremamente otimistas as perspectivas de cultivo nas vastas extensões de cerrado que recobrem o Centro-Oeste, antes pouco valorizadas e utilizadas apenas para a pecuária.






Atividade: Leitura completa das páginas 143 a 146 para melhor compreensão dos conteúdos já estudados.