6º Ano - Aulas 09/11/2020
1ª Aula
Matemática
Unidade 8 – Comprimento e área
Unidade 9 – Massa, volume e capacidade
Retornando o que aprendeu

Atividade: Imprimir e colar ou escrever no caderno o PDF anexo e responder as questões.
2ª Aula
Português
Leitura do texto “Antes da liberdade”

Antes da liberdade
Menina de 12 anos dá testemunho da ditadura
Antes da liberdade é um testemunho literário sensível, escrito sob o ponto de vista da menina Anita. A história se passa na República Dominicana e abrange os anos de 1960 e 1961. Anita, a narradora, nasceu e vive sob o jugo do ditador Rafael Trujillo. Estuda na escola americana e convive com filhos de diplomatas e de altos funcionários do corpo diplomático. É uma menina cheia de alegria e curiosidade. Seu pai sempre diz que a “curiosidade é sinal de inteligência”. No entanto, em tempos sombrios, fazer perguntas pode se tornar uma grande armadilha.
Atividade: Fazer a leitura completa deste texto na página 298 do livro de Português.
3ª Aula
Português
Trabalho Avaliativo de Português

Esse trabalho avaliativo de Português vale 3,0 pontos. Ele deverá ser entregueno dia 16/11/2020, você poderá entregar por meio de foto via whatsapp ou na secretaria da escola. Os trabalhos entregas após a data terão sua nota reduzida.
Atividade: Responder o trabalho em PDF.
4ª Aula
Geografia
Fatores e fenômenos climáticos
Clima é definido como a sucessão de diferentes tempos atmosféricos ao longo dos anos. O tempo necessário para determinar um tipo de clima é de, no mínimo, 30 anos estudando o comportamento dos tipos de tempo de determinada região.
Um conjunto de fatores climáticos vai definir um tipo de clima de determinado lugar. Ressalta-se que esses fatores não podem ser estudados isoladamente para a definição de um clima, mas sim de forma integrada. São eles:
Latitude: ela interfere na incidência de raios solares recebidos por determinada região. Latitudes próximas ao Equador recebem maiores quantidades de raios solares, incidindo sobre uma área maior da superfície terrestre. Consequentemente, as temperaturas médias desses lugares próximos ao Equador serão maiores; e, quanto mais afastado do Equador for o lugar, menores serão as temperaturas. A latitude é o fator responsável pela diferenciação das zonas climáticas: tropical, temperada e polar.
Altitude: quanto maior a altitude, mais rarefeito se torna o ar. Consequentemente, a temperatura tende a ser menor, pois nessas condições as moléculas de ar, em baixa concentração, não conseguem reter calor e umidade.
Massas de ar: são grandes porções de ar da atmosfera que se estendem por milhares de quilômetros. Formam-se numa superfície homogênea, pela pressão atmosférica. Suas características – quente, fria, úmida, seca – dependerão das condições do ambiente em que se formaram e por onde farão sua trajetória. Existem seis tipos de massas de ar: oceânica (úmida), continental (seca), tropical e equatorial (quente), temperada e polar (frias). Não raro, muitas dessas massas se encontram durante seu deslocamento, havendo uma troca de calor e umidade entre elas.
Continentalidade e Maritimidade: correspondem à maior ou menor proximidade de grandes massas de água. Além de exercerem variação na umidade, interferem também na temperatura da região. Por exemplo, em lugares que sofrem influência da continentalidade (localizados no interior do continente, distantes dos oceanos) há uma variação maior da temperatura ao longo do dia, com altas taxas de amplitude térmica.
Correntes Marítimas: são porções de águas extensas que fazem um movimento de descolamento nos oceanos. São movimentadas pelas ações dos ventos e pelo movimento de rotação da Terra. As correntes marítimas têm o poder de interferir na temperatura atmosférica e no movimento das massas de ar.
Atividade: Leitura completa das páginas 195, 196, 197 e 198 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Fatores e fenômenos climáticos.
5ª Aula
Geografia
A montanha mais alta do mundo

O Aconcágua (pronunciação espanhola: [akoŋkaɣwa]) é a montanha mais alta fora da Ásia, com 6.961 metros de altitude, e, por extensão, o ponto mais alto tanto no Hemisfério Ocidental quanto no Hemisfério Sul. Ele está localizado na Cordilheira dos Andes, na província de Mendoza, Argentina, e está situado 112 quilômetros a noroeste de sua capital, a cidade de Mendoza. O cume também está localizado a cerca de 5 km da Província de San Juan e a 15 quilômetros da fronteira internacional com o Chile; é um dos Sete Cumes.
Atividade: Copiar e responder no caderno a atividade da página 196 - do livro didático.