Imagem capa - 7º Ano - Aulas 23/11/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
7ANO-SEGUNDA

7º Ano - Aulas 23/11/2020


1ª Aula


Geografia


Região Sul





O A região Sul do Brasil tem como uma de suas características a forte presença europeia em seu processo de colonização e povoamento. Assim, possui traços europeus marcantes na arquitetura, na culinária, na população e até no clima, pois é a única do país cujos estados estão abaixo do Trópico de Capricórnio. Devido ao clima, essa região atraiu muitos europeus durante os séculos XIX e XX, o que possibilitou um processo de colonização diferente de outras regiões brasileiras. Sendo a menor região em extensão territorial, o Sul do país abriga três estados que possuem economias bem diversificadas: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No início da colonização, a região Sul, por ser distante da capital do Brasil na época – Salvador –, não despertou interesse da coroa portuguesa. Depois, no século XVI, a ocupação iniciou-se no atual estado de Santa Catarina, destacando-se a vila São Francisco do Sul. No fim do século, em 1693, a capital paranaense, Curitiba, foi fundada. Inicialmente, toda a região era ocupada por nativos, tendo sido os jesuítas os primeiros estrangeiros a chegar à localidade, incentivando a criação de gado e dando origem às missões com o objetivo de povoar o território e catequizar a população nativa. No século XIX, durante o Brasil Império, foi estimulada a imigração estrangeira para garantir o desenvolvimento econômico de várias áreas do país. Na região Sul, os estrangeiros que chegavam, em sua maioria europeu, dedicava-se à policultura, às pequenas propriedades e à criação de animais.


Os alemães foram os pioneiros, na década de 1820, colonizando áreas dos três estados sulistas. Os italianos chegaram depois e focaram sua moradia no Rio Grande do Sul, na região serrana, em cidades como Caxias do Sul e Bento Gonçalves. No fim do século XIX, outras nacionalidades de europeus desembarcaram no sul do Brasil, dando início a uma intensa miscigenação europeia em solo brasileiro e transformando a região em um grande mosaico cultural de hábitos, costumes e alimentação da Europa. A influência europeia é marcada também nas manifestações culturais da região Sul. A maioria das festividades sulistas tem a ver com algum aspecto europeu, seja gastronômico, seja artístico, cultural ou todos esses em um mesmo evento.


Em Santa Catarina, duas festividades chamam a atenção. A primeira é a Dança de Fitas, tradição antiga que consiste em um pau-de-fita de onde saem pares de fitas coloridas. Essas fitas são trançadas pelos participantes da dança, que giram em torno do mastro localizado no centro da roda. Já a segunda festa é a Oktoberfest, que acontece em Blumenau. Esse evento tipicamente alemão homenageia a cerveja (atração principal da festa), levando inúmeros turistas de todos os cantos do Brasil (e de algumas partes do mundo) para a cidade.


No Rio Grande do Sul, devido ao alto cultivo da uva, algumas cidades costumam celebrar a Festa da Uva, que reúne as tradições dos antepassados e uma vasta culinária a partir de produtos feitos dessa fruta. Há também, na cidade de Gramado, um dos maiores festivais de cinema do mundo, o Festival de Cinema de Gramado, que acontece anualmente no mês de agosto, premiando cineastas das línguas portuguesa e espanhola. A religião também marca presença em algumas festividades do Sul. No Rio Grande do Sul, por exemplo, há a festa da Nossa Senhora dos Navegantes, que ocorre no dia 2 de fevereiro, em Porto Alegre. Centenas de barqueiros e fiéis participam de uma procissão em alto-mar.



Atividade: Leitura completa das páginas 214 a 234 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Região Sul.     


 



2ª Aula

 

Geografia


Mata de Araucária


                                                              




A Mata de Araucárias é uma formação vegetal que, como o próprio nome diz, é caracterizada pela presença da Araucária angustifólia (pinheiro-do-paraná ou araucária). É um ecossistema da Mata Atlântica e ocorre no sul do Brasil, estendendo-se pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e em manchas esparsas em São Paulo e Minas Gerais. Essa formação é também chamada de Floresta Ombrófila Mista, que se caracteriza pela mistura entre árvores angiospermas (produzem frutos) e gimnospermas, que é o caso da araucária (não produzem frutos, suas sementes são nuas).



Atividade: Copiar e responder as atividades das páginas 217, 223 e 230 (sem os desafios).

 




3ª Aula


Matemática


Volume do cubo



Nesta aula o educando deverá realizar uma atividade em que deverá descobrir a medida da aresta do cubo a partir de seu volume.







Atividade: Responder o exercício 3 da página 270.






4ª Aula


Português


Emprego do Há ou A


Não devemos confundir a forma verbal há (do verbo haver) com preposição a nem com o artigo definido a ou com pronome oblíquo a. Embora essas palavras tenham o mesmo som, elas apresentam sentidos distintos.






Atividade 1: Rever o conteúdo na página 308 e 309.

 


Atividade 2: Realizar as atividades das páginas 308 a 311.

 


PDF a atividade do aluno Ricardo Brenner.



 

Clique e baixe



 


5ª Aula


Português 


Atividades

 





É importante reforçar que o trabalho com os conhecimentos linguísticos envolve compreender a função dos diferentes elementos que compõem os textos. Para isso é preciso colocar em prática tudo que aprendemos e também questionar o emprego dos termos estudados no contexto em que aparecem.



Atividade: Realizar a correção em PDF das atividades das páginas: 299, 300 e 301. 

 


Clique e baixe