Imagem capa - Aulas 6º ano - 07/05/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-QUINTA

Aulas 6º ano - 07/05/2020

1ª Aula


 Ciências


Seres vivos

Neste capítulo, vamos perceber distinções e semelhanças entre seres vivos e sua diversidade. Compreender o ciclo da vida. Compreender o metabolismo celular para a vitalidade dos organismos. Discutir a diferença entre organismos vivos e fatores abióticos.




          Os animais, peixes, plantas, corais, entre outros, são seres vivos que se assemelham. Por exemplo: todos se alimentam, reproduzem, possuem órgãos no corpo etc. São diferentes na maneira de interagir com outros seres vivos, a forma do corpo, a locomoção, o modo de reprodução e o ambiente em que vivem.

          Os seres vivos têm um ciclo de vida, têm necessidade de se alimentar, respirar, movimentar-se, reproduzir, reagem a estímulos e são constituídos de células. Essas características os diferenciam de elementos não vivos.

          As características próprias dos seres vivos consistem em nascer, se desenvolver, necessidade de nutrientes e a morte. Todos os seres vivos possuem movimento e locomoção. Eles retiram os nutrientes que necessitam do meio ambiente. Há os que produzem o próprio alimento (como as plantas e algas) e os que se alimentam de outros seres (como os animais e os fungos).

          A capacidade de gerar descendentes é importante porque é por meio dela que a espécie se perpétua.

          Os animais têm sistema nervoso, por isso que têm capacidade de responder a estímulos externos enquanto as plantas não.


Leitura completa do texto nas páginas 64 a 70.




 



2ª Aula 



História



A antiga civilização egípcia.





Ceifando e colhendo trigo, detalhe de afresco na tumba de Menna, escriba da dinastia de Amenotep III (1402 a.C.-1364 a.C)

Você sabia que algumas das mais antigas civilizações do mundo surgiram na África? Há milhares de anos, diversas comunidades humanas começaram a se formar às margens do rio Nilo, dando origem a civilização egípcia.



Vamos conhecer mais sobre essa história?

O historiador grego Heródoto disse que o “Egito é uma dádiva do Nilo”. Essa frase indica:

A frase de Heródoto destaca a importância do rio Nilo no desenvolvimento da agricultura no Egito, o que permitiu a organização de uma grande civilização.

As primeiras comunidades foram chamadas de nomos. Aos poucos, os nomos foram unificados e, por volta de 3200 a.C., um governante único se impôs sobre todo o território egípcio.

A autoridade máxima do Egito era chamada de Faraó. Seu governo era caracterizado como: uma monarquia teocrática.


A sociedade do Egito Antigo possuía uma forma de organização bem eficiente, embora injusta, garantindo seu funcionamento e expansão. Esta sociedade era hierárquica, ou seja, cada segmento possuía funções e poderes determinados, sendo que os grupos com menos poderes tinham que obedecer quem estava acima.

No topo da Pirâmide da sociedade egípcia era ocupado pelo Faraó e sua família. A seguir vinham os sacerdotes, os funcionários do Estado (burocratas e militares) e os nobres e a base da sociedade era formada por camponeses e escravos. Esses grupos tinham a função de sustentar o Estado egípcio.

Até a próxima!

Texto completo nas páginas 64 a 68.





3ª Aula



História




Trabalhando documento: 


Fazer leitura do texto que é uma adaptação da história que justifica o poder dos faraós. Páginas 69 (livro didático).

(AUBERT, AndréHistoire:L´Orient et la Grèce.Paris: Hachette, 1959.p.43)

Realização da atividade página 69 referente ao documento.





4ª Aula



Religião




Leitura do Texto “A renovação da Aliança” nas páginas 15 e 16 da apostila de Ensino Religioso

Quando o povo Hebreu deixou a escravidão no Egito, iniciou-se uma caminhada de volta à Terra Prometida. Isto marcou o começo de um relacionamento entre Deus e o povo através do seu servo escolhido, Moisés. O tempo que eles passaram no deserto foi decisivo para que fosse estabelecido uma Aliança entre Deus e o seu povo. Esta aliança era baseada, principalmente, na obediência às leis do Decálogo (os dez mandamentos). Esses mandamentos surgiram ao longo do relacionamento de Deus com o seu povo. Mas, no monte Sinai, eles foram oficialmente entregues para selar a nova Aliança.  Deus fez várias alianças com os Hebreus, mas essa foi a mais importante. Quando Moisés mostrou o Decálogo ao povo, todos comemoraram com uma cerimônia bonita e festiva.  

Atividade referente ao Texto “A renovação da Aliança” nas páginas 17 e 18.






5ª Aula 



Artes



Fazer leitura do Texto: Arte e Memória: Arte de Sonia Gomes; Tecendo aManhã I. O figurino no teatro ocidental; artista Flávio de Carvalho; pág. 17 a 22.

Realização da atividade em PDF sobre os temas.
Clique Aqui para baixar atividade.


Arte e Memória 

Você já viu a identidade de cada um de nós é formada pelas pessoas que fazem parte das nossas vidas, pelo que gostamos ou não de fazer, pelos nossos desejos, entre outras coisas. Também fazem parte de quem somos as nossas memórias e a nossa História. Vamos conhecer uma artista que transforma lembranças da própria vida e da vida de outras pessoas em arte. Desta forma, você será provocado a tecer novas reflexões sobre o modo como nossas memórias e os aspectos de nossa história também revela o que somos.

Sônia Gomes.jpg

Sonia Gomes (Caetanópolis, 1948)

É uma artista plástica brasileira, nascida num importante centro da produção têxtil nacional, convive desde a infância com os ofícios da costura, por proximidade com sua avó materna. Após a morte da mãe, passa a morar com parentes paternos e entra em contato com a produção artesanal de bordados e rendas que passam, então, a incorporar seu repertório lúdico. Logo torna suas brincadeiras em fonte de renda, produzindo bijuterias, roupas e bolsas que personalizava para venda.

A artista trabalha com aquilo que ela chama de "objetos de afeto" na realização das obras propriamente ditas. Objetos, em suas palavras, com marcas do tempo e carregados de memória. "As pessoas levam peças ao meu ateliê e dizem: ‘Olha essa colcha, eu dormi com ela na infância, minha mãe fez pra mim’. E me passam a responsabilidade de dar vida àquele material", conta.

Trabalho da Obra Tecendo Amanhã I