6º Ano - Aulas 03/09/2020
1ª Aula
Ciências
Tema 6 – Olho humano e visão.
Capítulo 2 – Defeitos de visão
Você se lembra por que a lente do olho tem flexibilidade?
A flexibilidade da lente resulta do fato de o olho estar acoplado a um sistema de músculos. Quando olhamos objetos em diferentes distâncias, os músculos entram em ação, possibilitando a focalização de imagem. Em outras palavras, os músculos regulam a curvatura da lente para que a imagem seja projetada corretamente sobre a retina. Todavia, com o passar do tempo, esses músculos perdem o tônus e a elasticidade. Ao envelhecermos, diminui a capacidade desse sistema de músculos ajustar a lente do olho para ver objetos muito próximos. Isso acontece por volta dos 40 anos. Para corrigir esse problema, as pessoas usam óculos com lentes convergentes.
Portanto, quem tem perda de tônus e elasticidade dos músculos ciliares, além de dificuldade para enxergar objetos próximos e distantes, a patologia é presbiopia. Já a miopia causa alongamento do bulbo ocular e dificuldade para enxergar objetos distantes. A hipermetropia causa encurtamento do bulbo ocular e dificuldade para enxergar objetos próximos. A miopia é um defeito de visão em que as pessoas não conseguem ver nitidamente os objetos porque suas imagens se formam entre a lente do olho e a retina.
A hipermetropia é quando a imagem é formada depois da retina.

No primeiro caso, trata-se de um olho hipermetrope, que pode ser identificado pelo encurtamento do bulbo ocular. No segundo desenho, o olho é normal. No terceiro, o olho é míope, o que pode ser identificado pelo alongamento do bulbo ocular. Uma pessoa que não consegue distinguir bem as cores vermelha e verde, pode ter daltonismo como anomalia no olho. Uma pessoa daltônica pode ter dificuldade para perceber as cores de um semáforo, ler gráficos em revistas e jornais, escolher roupas coloridas, escolher cores de tinta, identificar animais e plantas, entre outros. A catarata é uma doença causada pela perda da transparência da lente do olho. Com o tempo, a lente do olho de pessoas com catarata fica esbranquiçada e opaca, impedindo que a luz atinja a retina. Ela pode ocorrer devido a um processo natural de envelhecimento do organismo, infecções ou traumas. O único tratamento existente é a cirurgia, que consiste na colocação de uma lente artificial para substituir a lente natural do olho.
Vamos refletir sobre alguns aspectos: quando uma imagem está desfocada na sua parte frontal, o que demonstra uma dificuldade de enxergar de perto pode afirmar que a pessoa está com hipermetropia. Se a dificuldade, ou seja, a imagem do fundo é que está desfocada, a pessoa possui miopia. Quando acontecem os dois casos, desfocado tanto a frente quanto o fundo da imagem, o ser humano possui astigmatismo. Os míopes são privilegiados, porque a presbiopia pode compensar a miopia, uma vez que na miopia a imagem é formada antes da retina e na presbiopia, a imagem é formada depois da retina. Daí o problema causado pela presbiopia compensar o defeito provocado pela miopia, fazendo com que a imagem do objeto focalizado seja formada na retina. Já para o hipermetrope com presbiopia, o problema se agrava, pois os defeitos somam-se e a imagem do objeto forma-se ainda mais atrás na retina.
Atividade: Copiar e responder o sistematizar e refletir do livro página 188 e 189.
2ª Aula
História
Capitulo 11: O Império Romano
Você sabia que os romanos formaram um dos maiores impérios do Mundo Antigo? O centro desse Império era Roma e o imperador romano comandava grandes regiões da África, Ásia e Europa. A história do Império Romano é dividida em diferentes períodos.Durante a República, o governo romano era dividido entre diversas instituições. Isso mudou durante o império, já que: o imperador passou a concentrar os poderes políticos, militares, religiosos e financeiros. O imperador tinha poderes políticos, militares, religiosos e financeiros. Com isso, ele estava acima do Senado e das demais instituições romanas. A sociedade romana se transformou durante o Império. Uma nova elite se formou a partir dos antigos grupos patrícios e plebeus que se enriqueceram.
Vamos lá conhecer essa história!
3ª Aula
História
Capitulo 11: Trabalhando Documento

Nero e Agripina, escultura de mármore do Museu de Afrodísias, na atual Turquia. A cena refere-se à ascensão do imperador Nero em 54 d.C. Agripina coroa seu filho Nero com uma coroa de louros, enquanto carrega uma cornucópia, símbolo de fortuna e abundância. Nero usa a armadura e o manto de um comandante romano. A obra é anterior ao ano 59, quando Nero assassinou Agripina. Nero Cláudio César Augusto Germânico (37-68 d.C.), nascido Lúcio Domício Enobarbo, foi o quinto imperador de Roma, último da dinastia júlio-claudiana, entre os anos de 54 e 68 d.C.Foi um jovem e excêntrico imperador, governando o Império Romano dos 16 aos 30 anos.
Durante esse curto período, dedicou-se à política, mas também foi um profundo admirador da música, do circo, do teatro e do esporte. Julgava-se um excelente cantor e poeta, disputou e "venceu", ou melhor, se declarou vencedor das olimpíadas.
Atividade 1: Fazer leitura do documento página 183.
Atividade 2: Copiar as questões 1 a 8 no caderno e responder.
4ª Aula
Religião
Atividade sobre o texto “Bíblia, um livro fascinante”

Atividade 1: Reler o texto “Bíblia, um livro fascinante” .
Atividade 2: Realizar a atividade das páginas 51 e 52 da apostila de Religião.
5ª Aula
Arte
Amarelo, vermelho e azul, de Wassily Kandinsky, 1925.

O russo Wassily Kandinsky (1866-1944) foi um artista, teórico e professor de Arte. Ele dizia que o estudo da arte deveria começar pelos elementos constitutivos mais simples: o ponto e a linha. Sem esses dois elementos, de acordo com ele, não seria possível haver pintura, já que “tudo começa em um ponto”.
Atividade 1: Leitura complementar para responder o trabalho. Clique e baixe
Atividade 2: Trabalho de Arte; Valor: 3.0. Data da entrega: 10/09 na secretaria da escola. Entrega após a data terá a nota reduzida. Clique e baixe