Imagem capa - Aulas 9º ano 07/05/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
9ANO-QUINTA

Aulas 9º ano 07/05/2020



1ª Aula



Geometria



Racionalização



Nessas aulas os alunos deverão realizar os exercícios 1 e 2 da página 55 do Livro de Matemática. Para elucidação da atividade deverão ter como requisito básico a transformação das expressões da forma de potência em sua mutabilidade para forma racional, vez que tal conteúdo denota fundamento para análise dos próximos conteúdos, a saber equações exponenciais e logaritmos nos anos subsequentes de sua carreira acadêmica. Desse modo, vale uma via de mão dupla para resolução no qual no exercício 1 trata-se da mudança da forma de radicais para forma de potência com expoente fracionário, conquanto, o exercício de número 2 é na ordem inversa, ou seja,  passa-se da forma de potência com expoente fracionário para forma de radicais. Assim, espero que o aprendizado acerca do conteúdo seja compreendido de modo basilar para os próximos conteúdos.







2ª Aula



Ciências



Atividade sobre Mudanças de estado físico.



Atividade referente a página 70. Exercícios 1 a 3. Nesta aula os alunos deverão compreender os pontos de mudança de estado e a nomenclatura que indica cada transição. A revisão do mapa pode ser utilizada para introduzir os próximos capítulos, nos quais o tema será aprofundado. É importante que compreendam como critérios que temperatura e pressão podem alterar os pontos de mudança de estado física, além de interpretar quais são as situações cotidianas que comprovam e validam seus argumentos.






3ª Aula
 


Português



Produção de um manifesto pela paz.


Atividade de produção de texto página 17 da apostila.

      Resultado de imagem para produção de texto tema paz | Páginas para ...

Manifesto é um gênero textual argumentativo por meio do qual uma pessoa ou um grupo de pessoas expressam publicamente sua posição ou pensamento sobre determinado assunto de natureza social, política, cultural, etc.

Leia um manifesto em defesa da paz. Individualmente faça um manifesto em prol da paz no mundo, tendo como modelo o texto lido. Defendam a ideia de uma sociedade mais justa e mais igualitária, na qual a prioridade e bem-estar de todos, com o exercício da paz, da solidariedade e da justiça.





4ª Aula



Geografia



Urbanização.




O processo de urbanização e industrialização, a evolução das técnicas agrícolas, os recursos naturais e as fontes de energia são conhecimentos que também são trabalhados de forma interdisciplinar com História, com o processo de formação e desenvolvimento das primeiras cidades que sofreram o processo de industrialização no Séc. XIX que foi fundamental para o desenvolvimento do Capitalismo. Na Inglaterra, com os cercamentos, os camponeses foram expulsos de suas terras e se deslocaram para a cidade, onde tiveram de trabalhar nas indústrias para sobreviver. Esse processo mecanizou as técnicas de trabalho e culminou com um grande êxodo rural. Contudo, espero que os discentes compreendam o processo histórico de urbanização no contexto de desenvolvimento do capitalismo, entendendo os processos de industrialização e evolução agrícola realizada entre eles, relacionando o processo de urbanização e o desemprego




5ª Aula



Religião



Leitura dos textos das páginas 8, 9 e 10.



A CRIAÇÃO DE ADÃO. CAPELA SISTINA-VATICANO. MICHELANGELO BUONAROTTI. 1508-1512 (AFRESCO – 280 X 570cm)

Leitura do texto nas páginas 8, 9 e 10 sobre “O ateísmo e o agnosticismo modernos” 

O ateísmo caracteriza-se pela negação da existência de qualquer ser sobrenatural; o agnosticismo afirma a possibilidade de provar cientificamente a existência de qualquer fato divino, transcendental, porém não nega a possibilidade de que existam. Essas doutrinas foram influenciadas pelas ideias iluministas e conquistaram adeptos a partir da Idade Moderna. Em virtude disso   nos últimos quinhentos anos, o conflito entre religião e ciência veio ao público em diferentes momentos históricos. 

 A Existência de pessoas sem religião, nas sociedades antigas, era fato excepcional ou inexistente. Na Idade Média ocidental, quem não seguisse a religião Cristã estava condenado ao Tribunal da Inquisição. O significado do termo "ateu" mudou ao longo da antiguidade clássica. Os primeiros cristãos eram rotulados como ateus pelos não-cristãos por causa da sua descrença nos deuses pagãos. Durante o Império Romano, os cristãos foram executados por sua rejeição aos deuses romanos em geral e ao culto imperial em particular. Quando o cristianismo se tornou a religião estatal de Roma sob o governo de Teodósio I em 381, a heresia tornou-se um delito punível.