Imagem capa - 7º Ano Aulas 12/05/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
7ANO-TERCA

7º Ano Aulas 12/05/2020


1ª Aula 


História

 

Renascimento Cultural







Detalhe da obra: A lamentação de Cristo, afresco de Giotto, do século XIV, pintado nas paredes da Capela Arena, em Pádua, Itália.  


O artista Giotto é considerado por Giovanni Boccaccio o precursor da pintura renascentista. Ele é considerado o elo entre o renascimento e a pintura medieval e a bizantina. Devido ao alto grau de inovação de seu trabalho (ele é considerado o introdutor da perspectiva na pintura da época).

  

Atividade: Leitura do livro didático Teláris, História, páginas 78 a 92. Realização da atividade página 92 (1ª a 7ª) escrever as perguntas e responder no caderno. (Atividade da 1º  videoaula do dia 08/05).


 

2ª Aula


Educação Física

 


Handebol (Continuação)




O handebol (ou andebol) é um esporte coletivo que envolve passes de bola com as mãos.

Praticado entre duas equipes, o nome dessa modalidade esportiva é proveniente da língua inglesa, visto que hand significa “mão”.

A bola do handebol é feita de couro e para as equipes masculinas ela possui um diâmetro maior. 

 




Atividade: Baixe aqui a atividade 




3ª Aula

  

Matemática

 


Adição algébrica





 



Para compreender a Adição Algébrica, devemos lembrar da adição e subtração de números inteiros, representado pela Z que deriva do alemão “Zahl” que significa número e que por definição são os números negativos, positivos e o zero. Posterior essa compreensão, trataremos da definição de adição Algébrica que pauta-se na adição e subtração de números inteiros. Lembremos que o resultado da Adição Algébrica, denomina-se soma algébrica. Ademais, iremos estudar os sinais de Parênteses( ), Colchetes [ ], Chaves { } e sua ordem de preferência na resolução de exercícios modelo. Assim, pretendo que os discentes compreendam adição algébrica e sua definição, além de saber operar com os sinais matemáticos de Parênteses, Colchetes e Chaves, dentro da ordem de prioridade.

  

Acervo Bibliográfico

 GIOVANNI, José Ruy. A conquista da matemática 7  / José Ruy Giovanni, José Ruy Giovanni Júnior. Benedicto Castrucci. – 4. Ed. –São Paulo : FTD, 2019. Página 55.

 

 

 

4ª Aula


Matemática 

 

 

Adição algébrica (Continuação)

 








Nessa aula exercitaremos sobre as atividades acerca de adição algébrica que são simplórias, constituindo-se basicamente das operações em si da temática capitular em comento necessitando nos exercícios 6 e 7 de uma interpretação de outros conceitos matemáticos sobre oposto, maior e menor. Bem como a utilização do cartão na forma crédito e débito. Espero, assim, despertar nos alunos a habilidade de interpretação dos enunciados com as propostas pedagógicas vigentes ao planejamento. 

 

Atividade:  Página 58, exercícios 6 a 9.

 




5ª Aula


Arte

 

Arte e Cultura: Pichação, Grapixo, grafite




Mural

“Todos somos um” tribo Mursi da região da Etiópia por Eduardo Kobra.

Existem algumas formas de expressão visual da arte urbana, entre elas estão a pichação, o grafixo e o grafite. As primeiras manifestações dessa arte ocorreram nas periferias da cidade de Nova York, Estados Unidos, na década de 1970, e foram chamados de Tags.

Tanto a pichação quanto o grafite são expressões gráficas realizadas em muros e paredes das cidades, mas, em geral, o grafite tem uma maior aceitação por ser esteticamente mais agradável. Os grafiteiros geralmente trabalham com imagens, já os pichadores usam assinaturas e palavras com grafia própria.

Pichação é crime. Grafitagem é arte.

No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes Ambientais), que estipula pena de detenção de 03 meses a 01 ano, e multa, para quem pichar, grafitar ou por qualquer meio conspurcar edificação ou monumento urbano.

Porém,  “ a Lei nº 12.408, de maio de 2011, determina o permissivo legal: “Não constitui crime a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado mediante manifestação artística, desde que consentida pelo proprietário e, quando couber, pelo locatário ou arrendatário do bem privado e, no caso de bem público, com a autorização do órgão competente e a observância das posturas municipais e das normas editadas pelos órgãos governamentais responsáveis pela preservação e conservação do patrimônio histórico e artístico nacional”.(QUINTINO.Eudes).

https://eudesquintino.jusbrasil.com.br/artigos/133226868/pichacao-e-crime-grafitagem-e-arte


Atividade 1: Realizar leitura da apostila de arte das páginas 21 e 22.

Atividade 2: Baixe aqui a atividade em PDF