8º Ano Aulas 12/05/2020
1ª Aula
Ciências
Reprodução
Neste capítulo, vamos compreender as diferenças entre reprodução assexuada e sexuada. Diferenciar fecundação interna e externa. Reconhecer a importância da reprodução para a manutenção das espécies.
Neste tema, vamos entender a importância da reprodução para a continuidade da espécie. Comparar os tipos de reprodução assexuada e sexuada e contextualizar seu impacto no indivíduo e na população. Compreender os processos reprodutivos dos animais e a visão evolutiva dos processos adaptativos, comportamentais e ambientais. Relacionar as diferentes formas de reprodução das plantas e mecanismo adaptativos e evolutivos. Comparar os processos reprodutivos de plantas e animais.
2ª Aula
Ciências
Reprodução


Reprodução assexuada Reprodução Sexuada
Quando falamos de reprodução, a maioria relaciona reprodução ao ato sexual. Vamos ver no decorrer dos nossos estudos, que em alguns casos, para haver reprodução, não ocorre o ato.
Existem dois tipos de reprodução: sexuada, (união de células sexuais masculinas e femininas) chamadas gametas e a reprodução assexuada.
A reprodução assexuada é do tipo individual. Uma célula se divide em duas formando um descente idêntico, um clone.
Os principais tipos de reprodução assexuada são:
• Divisão binária: o organismo se divide em duas partes e forma dois indivíduos. Ex.: bactérias e protozoários.
• Fragmentação ou regeneração: cada pedaço fragmentado dá origem a um novo indivíduo. Ex.: planários e estrelas-do-mar.
• Brotamento: um broto se desenvolve na superfície de um organismo e depois se desprende tornando um indivíduo independente ou, se ficando ligados, formam uma colônia. Ex.: água viva, anêmona e hidra.
• Esporulação: estruturas reprodutivas chamadas esporos que germina novos indivíduos. Ex.: fungos.
• Partenogênese: sem fecundação. Ex.: 🐝 abelhas e 🐜 formigas.
*No caso das abelhas, as rainhas põem ovos fecundados (fêmeas) e não fecundados (machos ou zangões).
Na reprodução sexuada, as células sexuais (gametas) espermatozoide e ovócito, fecundam formando a célula-ovo (zigoto).
São dois os tipos de fecundação: a externa (peixes, ouriços-do-mar e anfíbios) e a interna: o gameta masculino é depositado dentro do corpo da fêmea.
Atividade: Leitura páginas 44 a 52.
3ª Aula
História

Napoleão participou ativamente das sessões do Conselho de Estado que revisaram as minutas do novo código civil. O desenvolvimento do código foi uma mudança fundamental na natureza do sistema legal de direito civil, uma vez que enfatizou a lei claramente escrita e acessível. Outros códigos foram encomendados por Napoleão para codificar a lei criminal e comercial.
Atividade: Do livro de didático Teláris História. Página 79 (1ª a 7ª). Escrever as perguntas e responder no caderno. ( Rever videoaula 1ª -08/05).
4ª Aula
Português
Leitura e produção de texto: O Mochileiro das galáxias

O suspense é sem dúvida, um elemento que atrai o leitor nas histórias de ficção científica. No trecho reproduzido a seguir, Ford Prefect e Arthur Dent estão numa pequena cabine da nave de Prostetnic Vogon Jetz. Ford é alienígena e viaja para escrever um guia; Arthur é um ser humano que escapou da destruição da Terra com a ajuda de Ford. O comandante da nave é vogon, alienígena violento, responsável pela devastação do nosso planeta. Observe como o suspense é construído.
Atividade: Página do livro: 67 (página inteira) (somente respostas).
5ª Aula
Matemática
Raiz quadrada exata de número racional não negativo

Nesta aula será abordada uma atividade composta de 3 exercícios exigindo do educando uma análise geométrica com relação ao sólido quadrado a partir de seu lado que é um número decimal. Nesse sentido, compete ao discente discriminação sobre números quadrados perfeitos e uma questão teórica sobre classificação dos conjuntos numéricos devendo o aluno buscar informações para melhor esclarecimento do tema como rememorar os conteúdos já ministrados.
Atividade: Página 62. Exercícios 9,12,14.