Imagem capa - 6º Ano - Aulas 03/07/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-SEXTA

6º Ano - Aulas 03/07/2020




1ª Aula

Educação Física

Dinâmica dos números e brincadeira morto ou vivo 


Atividade onde trabalhamos a agilidade, a atenção, a concentração, pois os mesmos tinham que pular para o lado certo ao escutar o numero, e definir se ele era número pá ou ímpar pulando assim para direita ou esquerda, trabalhamos a coordenação motora e expressão corporal com a brincadeira do morto ou vivo.



Atividade: Escolher uma das dinâmicas apresentadas na videoaula, fazer uma delas e enviar vídeo ou fotos realizando a dinâmica pelo WhatsApp da professora Thayse.




2ª Aula

Educação Física

Histórico do vôlei

 




As primeiras duas edições do torneio olímpico de voleibol foram vencidas pela União Soviética. Medalha de bronze em 1964 e vice-campeão em 1968, o Japão finalmente conquistou o ouro em 1972. ... Em 1980, os times mais importantes de voleibol masculino em escala mundial pertenciam à Europa Oriental.

Nesta aula iremos realizar duas atividades.


Atividade 1:  Atividade relacionada ao tema Histórico do vôlei. 


Clique e baixe


Atividade 2: Trabalho avaliativo (vale a nota do teste 3,0) sobre o voleibol masculino brasileiro nas olimpíadas. O mesmo deve ser entregue na secretaria da escola dia 08/07. 


Clique e baixe

Agora é com você.





3ª Aula

Geografia 

Elementos de um mapa 



São vários os elementos de um mapa, isto é, aqueles itens e símbolos necessários para que uma mera figura possa ser diferenciada de um verdadeiro mapa ou cartograma, que é feito com rigor científico para representar uma determinada área da superfície terrestre. Em geral, os mapas costumam apresentar as seguintes composições: título, orientação, legenda, escala e projeção cartográfica. Esses são elementos obrigatórios de um mapa, embora nem sempre estejam presentes em todos os mapas que vemos por aí. De toda forma, para melhor interpretarmos as informações cartográficas, é preciso conhecer esses instrumentos, procurando saber o que eles são, o que indicam e quais são as suas funções no processo de comunicação, haja vista que os mapas também são formas de linguagem.


Título: O título, que por vezes vem acompanhado de um subtítulo, é o indicador do tema retratado, quando se trata de um mapa temático. Em mapas históricos, o título também costuma indicar o ano ou período do espaço representado. Para que se faça uma correta leitura de qualquer cartograma, a primeira coisa a se fazer é sempre ler o título e compreender o que ele indica.


Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros. Alguns desses símbolos apresentam padronizações, como o azul para representar a água; o verde, para as florestas e áreas verdes, linhas com traços para representar ferrovias; aviões para representar aeroportos, entre outros inúmeros exemplos.


Escala: indica a relação matemática entre o espaço real e a representação desse espaço no mapa. Ela, portanto, aponta a quantidade de vezes que uma área teve de ser reduzida para caber no local em que o mapa está representado. As escalas podem ser gráficas ou numéricas. A escala numérica apresenta-se em números de uma divisão, e a escala gráfica apresenta-se conforme uma representação de linhas e traços.


Orientação: é importante no sentido de apontar a direção do mapa, indicando-nos para que lado fica o norte e, consequentemente, os demais pontos cardeais. Ela pode apresentar-se com uma rosa dos ventos completa ou apenas com uma seta indicando o norte geográfico. A importância da orientação se dá, principalmente, em mapas que representam áreas muito restritas, quando não conseguimos perceber facilmente para que lado o mapa está apontando.


Projeção cartográfica: indica a técnica que foi empregada para fazer o mapa. Como sabemos, as projeções cartográficas são as diferentes formas de representar o globo terrestre (que é geoide, quase esférico) em um plano. Como essa representação apresenta distorções, se sabemos qual foi a projeção utilizada em um determinado mapa, conseguimos ter uma melhor noção sobre elas.




Atividade: Leitura completa das páginas 103, 104 e 105 para um melhor entendimento do que foi explanado na vídeoaula referente ao Tema – Elementos de um mapa.

 



4ª Aula

Português

Gênero textual “fábula”

 

A Fábula é um gênero narrativo, em geral curto, que não autoria definida. Caracteriza-se por apresentar como personagens animais personificados. Nas fábulas, os conflitos são variados, mas levam à reflexão sobre os hábitos da cultura em que elas nascem. Elas têm um caráter moralizante, ou seja, surgem com o objetivo de corrigir comportamentos, de criticar condutas. Como em todo gênero narrativo, a fábula é organizada em situação inicial, conflito, clímax e desfecho.  O tempo e o espaço em que ocorrem as narrativas das fábulas não são definidos. O narrador é observador, não participa da história.




Atividade: Faça a leitura completa deste texto na página 16 da apostila de Produção Textual





5ª Aula

História

Trabalhando Documento

 



Antes de se tornar uma democracia, tal como já foi comentado anteriormente, Atenas foi governada por legisladores, homens que tinham por objetivo conter as revoltas populares, de camponeses e de escravizados. Relembrada a situação de escravidão no mundo antigo, faça os alunos refletirem sobre as diversas rebeliões e outras formas de resistência, devido às precárias condições de vida, à falta de liberdade, aos trabalhos forçados, à escravidão ligada às dívidas, etc.).


Atividade 1: Realização da atividade da página 131 ( 1 a 5), escrever no caderno e responder.