6º Ano - Aulas 25/09/2020
1ª Aula
Educação Física
Atividade de revisão

Vamos fazer a revisão dos conteúdos estudados para a prova.
Atividade: Responder a atividade de revisão. Clique e baixe
2ª Aula
Educação Física
Correção da atividade

Vamos fazer a correção da atividade de revisão para a prova.
Atividade: Correção da atividade. Clique e baixe
3ª Aula
Geografia
Bacias Hidrográficas do Brasil

O Brasil, em virtude de sua grande extensão territorial, apresenta 12 grandes bacias hidrográficas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que são os órgãos nacionais responsáveis pelo planejamento ambiental e o uso racional da água. Essas bacias de drenagem são delimitadas pela topografia do terreno.
Atividade: Copiar e responder as atividades da página 172 (Não fazer o desafio).
4ª Aula
Português
Cartum e charge
Charge e Cartum
A charge constitui um gênero textual caracterizado pelo humor, neste caso, produzido a partir de uma caricatura gráfica com ou sem uso da linguagem verbal. A palavra originou – se do francês charger, que significa “carga ou exagero”. Isso que dizer que a charge é um tipo de ilustração que exagera nos traços do caráter de alguém ou de algo, com o objetivo de provocar o riso. Em geral a charge apresenta um conteúdo de crítica social ou politica. Por meio de desenhos humorísticos, o chargista registra sua opinião sobre certos fatos do cotidiano, satirizando – os.
OBS: Para acompanhar a videoaula abra a apostila de produção de texto na página 32.
5ª Aula
História
A religião em Bizâncio

O cristianismo, instituído como a religião oficial do Império Romano desde 391, foi adotado também em Constantinopla. Grande parte da população se converteu e recebeu influência de diversas civilizações orientais, como a dos persas, com quem os bizantinos tinham contatos frequentes. Assim, o cristianismo praticado no Império Bizantino afastou-se do ocidental em alguns princípios. Por causa dessas influências, surgiram algumas interpretações das escrituras sagradas diferentes daquelas difundidas pela Igreja de Roma. Essas novas interpretações foram consideradas heresias. Dentre elas, destacam-se a dos iconoclastas. Os iconoclastas, apoiados no Antigo Testamento e em crenças orientais, condenavam a adoração de imagens (ícones, estátuas, mosaicos, etc.) nas igrejas. Eles organizaram manifestações populares para destruir as imagens dos templos bizantinos. As diferenças entre o cristianismo oriental e o ocidental continuaram a se acentuar. Como consequência, em 1054 os cristãos do Oriente fundaram a Igreja ortodoxa, separando-se da Igreja de Roma. Esse movimento, conhecido como o Cisma do Oriente, dividiu o mundo cristão em dois: uma parte católica, subordinada a Roma, e outra parte ortodoxa, com sede em Constantinopla. Para o mundo bizantino, a religião ortodoxa foi um importante elemento de unificação e identidade.
Atividade 1: Correção da atividade da página 193 ( 6 a 11) da aula do dia 24/09. Clique e baixe