8º Ano - Aulas 07/08/2020
1ª Aula
História
A Europa no século XIX

Vamos entender como isso ocorreu?
O sentimento de fazer parte de uma nação e compartilhar tradições e uma história é muito comum no presente. Porém, essa ideia nem sempre existiu. Foi apenas no século XIX que o sentimento nacional começou a surgir na Europa.
A história da Europa no século XIX foi marcada por revoluções e pelo surgimento de novos Estados nacionais, como a Itália e a Alemanha.
A Europa passou por mudanças econômicas e sociais no século XIX. Isso provocou deslocamentos populacionais e ajudou na construção da ideia de nação, já que: as identidades tradicionais se enfraqueceram e foram substituídas por uma coletividade nacional. O nacionalismo se desenvolveu com base na dissolução de vínculos sociais tradicionais e envolveu a celebração do folclore e de outras tradições populares. Além do fortalecimento das ideias nacionais, o século XIX foi marcado pelas ideias revolucionárias. Isso provocou duas revoluções na França em 1830 e 1848. Estas lutavam: por reformas liberais, mas também existiram grupos que defendiam reformas populares radicais. As revoluções de 1830 e 1848 foram inspiradas por ideias liberais, mas também por propostas radicais que defendiam reformas que beneficiariam os trabalhadores.
Atividade: Leitura das páginas 144 a 148 do livro didático.
2ª Aula
Inglês
Locais turísticos

Observe as imagens da abertura da unidade 5 na página 70 e 71 e depois realize a atividade da página sobre locais turísticos.
Atividade: Responder a atividade da página 70 e 71 sobre locais turísticos.
3ª Aula
Matemática
Polinômio reduzido, grau de um polinômio e Polinômios com uma variável

Nesta aula o educando deverá realizar uma breve atividade sobre polinômios, no qual a partir do enunciado ele deverá a um polinômio, ou seja, cabe ao aluno resolver a redução do polinômio proposto.
Atividade: Copiar e responder o exercício 2 da página 122.
4ª Aula
História
Trabalhando Documento: A liberdade guiando o povo

O povo lutava por ideais nacionalistas e republicanos. A dramaticidade da obra é ampliada pela estrutura piramidal da pintura e pelo vermelho, branco e azul do tricolor da Liberdade no “pico” da pirâmide. Delacroix uma vez afirmou: “e se não lutei pelo meu país, pelos menos terei pintado por ele.” Mesmo assim, Delacroix parece ter se representado no quadro, à esquerda de cartola. Observam-se estudantes, arruaceiros, soldados e operários no quadro; assim como uma distante vista à direita da Notre-Dame parisiense. A pintura é uma é uma corajosa versão moderna dos ideais clássicos (Liberdade, a mulher no topo da tela, tem os clássicos pelos nas axilas) e, por isso, chocou alguns observadores contemporâneos.
Veja os detalhes:
Bandeira: Ao colocar o vermelho sobre uma mancha de céu azul, Delacroix destacou seu tom vibrante. As cores da bandeira se repetem na roupa do trabalhador aos pés de Liberdade.
O céu: A forma como Delacroix captou o céu mostra o caos da guerra urbana. Esta técnica do pintor francês combina a expressividade do romantismo com a estrita atenção ao detalhe do realismo, transmitindo emoção e permanecendo fiel ao tempo e lugar históricos.
Pé da imagem da liberdade: O pé de Liberdade se encontra sobre a barricada, o que sintetiza um momento grandioso da batalha.
Sombras: As áreas sombreadas da pintura mostram como Delacroix dominava a técnica do chiaroscuro. Os fortes contrastes de sombra e luz, combinados com cores ousadas, acrescentam dramaticidade à Liberdade Guiando o Povo.
Atividade: Segue em PDF correção da atividade da página 149 do livro didático. Clique e baixe
5ª Aula
Português
Produção de texto; Gênero textual; Texto dissertativo-argumentativo: estrutura e características

Leitura do texto “O verdadeiro preço de um brinquedo”. Após a leitura do texto, realize a interpretação observando a linguagem empregada, as idéias fundamentadas para que você possa entender.
Atividade: Realizar as páginas 43 e 44 da apostila de produção de texto.