8º Ano - Aulas 21/08/2020
1ª Aula
História
O imperialismo na África e na Ásia
No século XIX, as potências industriais dominaram regiões não industrializadas do planeta para explorar matérias-primas e vender seus produtos. Esse processo foi chamado de imperialismo e afetou principalmente a África e a Ásia.
O imperialismo não ocorreu sem resistência. Ainda assim, a superioridade bélica possibilitou a dominação de muitos territórios na África e Ásia pelas potências industriais. O imperialismo não ocorreu apenas por meio da força. No século XIX, teorias foram criadas para legitimar essa dominação. O darwinismo social é um exemplo. Este: aplicava a teoria da evolução de Darwin para defender que existiam países evoluídos e outros não. A aplicação indevida da teoria da evolução de Darwin resultou no darwinismo social, uma teoria que legitimava a dominação imperialista.
A dominação da África ganhou força ao longo do século XIX. Após a Conferência de Berlim, quase todo o continente foi dividido entre as potências europeias. O processo de dominação imperialista da África provocou diversas formas de resistência, tais como: a Rebelião Ashanti na região da Costa do Ouro que lutou contra a dominação inglesa da região. Os povos africanos desenvolveram diversas formas de resistência ao imperialismo, incluindo revoltas, levantes, guerrilhas e queimadas.
Vamos conhecer esse processo histórico?
2ª Aula
Inglês
Correção da atividade da página 75 e 76

Vamos fazer a correção da atividade da página 75 e 76 sobre simple past x presente perfect.
Atividade: Corrigir a atividade da página 75 e 76. Clique e baixe
3ª Aula
Matemática
Equação do 1º grau com uma incógnita- parte 2

Nesta aula o educando deverá realizar uma breve atividade sobre equação do 1º grau com uma incógnita determinando para tanto o valor de x ou do termo que se pede para que satisfaça a equação e seja possível o seu resultado.
Atividade: Copiar e responder o exercício 2 da página 139.
4ª Aula
História
Trabalhando com documentos

O documento desta seção, excerto da obra Cartas de Chow Chow, opõe religião e ciência, polarização bastante comum na Europa da época. Revela ainda o simbolismo da colonização e a incapacidade do colonizador de entender a cultura do colonizado, sempre menosprezada. Não foi à toa que a estrada de ferro passou bem ao lado do templo.
A rapidez da construção da estrada indica a racionalidade capitalista. Outra leitura possível é quanto à integração buscada por parte de elites locais com os colonizadores.
Atividade 1: Fazer leitura dos documentos que constam na 168 do livro didático.
Atividade 2: Fazer a atividade da página 168 ( 1 a 3).
5ª Aula
Português
Produção de texto; Crônica argumentativa

Uma das características mais marcantes da crônica é o modo como os detalhes são observados pelo cronista, que pode narrar acontecimentos sob diferentes aspectos, de forma pessoal e original.
Atividade 1: Leitura da crônica de Ivan Ângelo, que analisa, com humor, fatos do cotidiano nas páginas 47 a 49 da apostila de produção de texto.
Atividade 2: Realizar a atividade da apostila página 48, 49, 50.