9º Ano Aulas 24/09/2020
1ª Aula
Matemática
Relações métricas na circunferência: relação entre cordas

Nesta aula o aluno deverá descobrir a medida da incógnita utilizando a regra da relação entre as cordas inscritas na circunferência.
Atividade: Copiar e responder a letra b do exercício 1 da página 219.
2ª Aula
Ciências
Mendel e as leis da Hereditariedade

A atividade do educando a ser realizada é um resumo sobre o conteúdo estudado.
Atividade: Fazer um resumo sobre as conclusões de Mendel e o conceito de zigoto, cromossomo e DNA.
3ª Aula
Português
Correções das atividades

Este é um momento muito importante, pegue seu material (livro e caderno) para acompanhar as correções das atividades. Agora você terá a oportunidade de checar o que você realmente aprendeu e o que ainda pode melhorar.
Atividade: Correções das atividades das páginas 211, 216 a 220. Clique e baixe
4ª Aula
Geografia
Ásia – Hidrografia
O norte do continente é cortado pelos grandes rios siberianos: Ob, Ienissei, Lena e Kolima, que desaguam no oceano Ártico e permanecem congelados durante a maior parte do ano. Na Ásia Central, encontram-se bacias, como a do Tarim no noroeste da China e os rios Amu Daria e Sir Daria, que desembocam no mar de Aral. Nas regiões meridionais e orientais localizam-se os maiores e mais importantes rios asiáticos: o Amarelo e o Yangzi na China; e o Brahmaputra, o Ganges e o Indo na Índia. No Oriente Médio, os rios mais importantes são o Tigre e o Eufrates. Apesar de ser o maior continente, a formação hidrográfica acaba sendo bastante limitada. A maior referência é o Himalaia, sendo o distribuidor e divisor de águas.
ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL – Ganges (o mais importante rio da região com 3.700 km) é considerado o rio sagrado para os indianos; Indo (3.180 km), banhando simultaneamente a Índia e o Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de Thar; Bramaputra (2.900 km), afluente do Ganges e o mais importante rio de Bangladesh.
NORTE– Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul); Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste).
PENÍNSULA DA INDOCHINA– existem cadeias de montanhas do Himalaia e Guilin, onde há grandes vales de rios caudalosos. Duas extensas planícies ocupam a região: as do vale do rio Vermelho, no Norte, e do Mekong, no Oeste e no Sul, separadas pela cadeia montanhosa de Anam.
O maior rio da Ásia, o Yang-Tsé. Localizado na China, é a via navegável mais utilizada no mundo. Em contrapartida, sua correnteza é motivo de preocupação em virtude dos milhares de mortes que causou no último século. Para conter suas águas, construiu-se a Barragem das Três Gargantas. Ela é a maior central hidroelétrica do mundo e desempenha papel fundamental no desenvolvimento socioeconômico do país. Mas a construção também vem causando diversos impactos que podem resultar em um desastre ambiental. Junto com o rio Amarelo, o Yang-Tsé é o rio mais importante da história, cultura e economia da China. O próspero Delta do Yangtze gera 20% do produto interno bruto chinês. O rio flui através de uma grande variedade de ecossistemas e é habitat de vários animais ameaçados de extinção, incluindo o jacaré-chinês e o esturjão-de-yangtze. Por milhares de anos, o homem tem utilizado a água do rio para a irrigação, o saneamento, o transporte, a indústria e inclusive para a guerra. Nos últimos anos, o rio tem sofrido com a poluição industrial, a agrícola, o assoreamento e a perda de zonas úmidas, o que agrava inundações sazonais. Mas, algumas partes estão, agora, protegidas como reservas naturais.
Atividade: Leitura completa das páginas 179, 180, 181, 182, 183 e 184 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Ásia – Hidrografia.
5ª Aula
Religião
Leitura do texto “Refletindo sobre nossos hábitos”

Uma das principais dificuldades para cuidar do meio ambiente é o fato de que ele depende da colaboração de todos, em uma escala verdadeiramente planetária. Se é necessário arrumar nosso quarto, basta nós mesmos tomar a iniciativa. Se for preciso o bairro, já é necessário conversar com os vizinhos e talvez com a regional da prefeitura... Mas e para arrumar o planeta? Quanto maior é a escala da tarefa que precisamos realizar, maior o número de pessoas que precisamos trazer para nos ajudar. Justamente por isso, às vezes nos sentimos impotentes. Então, o que fazer?
Atividade: Faça a leitura completa deste texto na página 37 e 38 da apostila de Ensino Religioso.