8º Ano - Aulas 27/11/2020
1ª Aula
História
A política no Segundo Reinado: As guerras na bacia do Prata
Como não existiam grandes estradas no sul da América, os rios da bacia do Prata tinham enorme importância comercial. O rio Paraná, por exemplo, era o melhor caminho para levar grandes cargas até Mato Grosso. Isso acentuava as disputas territoriais na região platina, que existiam desde a época colonial, mas atingiram seu ponto mais crítico no século XIX. Nessa época, o Brasil disputou o controle da área com o Uruguai, a Argentina e o Paraguai, em cinco conflitos armados. Brasil contra Oribe e Rosas: Desde a independência do Uruguai, em 1828, o governo do país era disputado por dois partidos políticos: o Blanco e o Colorado. O Blanco representava os grandes proprietários de terra e criadores de gado. Era liderado por Manuel Oribe e apoiado pelo governador da província de Buenos Aires e presidente argentino, Juan Manuel Rosas. Rosas desejava recriar o antigo Vice-Reinado do Prata, unificando os países hispânicos da região. O Colorado era formado pelos comerciantes uruguaios e liderado por José Fructuoso Rivera. Contava com o apoio aberto das autoridades brasileiras e de Justo José de Urquiza, que, além de governador das províncias argentinas de Corrientes e Entre Rios, era opositor de Rosas em seu projeto unificador do Prata.
Até a próxima!
Atividade: Fazer a correção em PDF da atividade da página 230 (1 a 8), aula do dia 24/11.
2ª Aula
Inglês
Atividade sobre o conteúdo “quantifiers”

Vamos pratica o que aprendemos realizando a atividade proposta.
Atividade: Realizar a atividade da página 122 sobre o conteúdo “quantifiers (quantificadores)”.
3ª Aula
Matemática
Estatística

Nesta aula o educando deverá realizar uma atividade no qual deverá determinar a população, amostra e qual a variável de uma pesquisa.
Atividade: Copiar e responder o exercício 2 da página 216.
4ª Aula
História
Capitulo 15: O fim da monarquia no Brasil

Foto da comissão de frente da escola de samba Paraíso do Tuiuti, no desfile do Carnaval do Rio de Janeiro em 2018. Esta ala foi nomeada como O Grito da Liberdade. O samba-enredo trazia versos que diziam: “Meu Deus! Meu Deus!, / Se eu chorar não leve a mal, / Pela luz do candeeiro, / Liberte o cativeiro social”.
A partir da década de 1870, o movimento abolicionista ganhou força no Brasil e acelerou o processo de abolição da escravidão. Além disso, foi um período marcado pelo fortalecimento do movimento republicano e pela crise da monarquia. Em 1870, acabou a Guerra do Paraguai e o equilíbrio político do Segundo Reinado começou a se enfraquecer. Em duas décadas, dom Pedro II perdeu seu apoio social. O fortalecimento do abolicionismo ocorreu graças a diversos fatores, entre os quais destacam-se: a Guerra do Paraguai, a luta dos escravizados e a organização do movimento abolicionista. O fortalecimento do abolicionismo ocorreu por diversos fatores, especialmente a organização de associações abolicionistas e da luta dos escravizados. A pressão abolicionista fez com que o governo brasileiro criasse leis para abolir a escravidão de forma gradual. Em 1871, o governo criou a Lei do Ventre Livre. Esta determinou que os filhos dos escravizados estariam livres a partir dos 21 anos de idade. Em 1885, foi criada a Lei do Sexagenário, determinando a libertação dos escravizados com mais de 65 anos. Em 1888, a Lei Áurea determinou a abolição definitiva da escravidão, mas essa não foi a primeira medida visando a abolição, já que: o Ceará e o Amazonas determinaram a abolição da escravidão em seu território em 1884. O fortalecimento do movimento abolicionista fez com que algumas regiões do Brasil abolissem a escravidão antes da criação da Lei Áurea. Na década de 1870, surgiram os primeiros partidos republicanos no Brasil. A publicação do Manifesto Republicano, em 1870, foi um marco desse processo. O descontentamento de militares, religiosos e setores da elite brasileira possibilitou a organização de um golpe militar. Este derrubou a monarquia em 15 de novembro de 1889 e proclamou a república no Brasil, sem a participação popular.
Atividade 1: Fazer a leitura de todo Capitulo 15: O fim da monarquia no Brasil.
Atividade 2: Realizar a atividade da página 247 ( 1 a 9), do livro didático (copiar e responder).
5ª Aula
Português
Produção de texto: Linguagem argumentativa e abaixo-assinado

A Argumentação é um recurso retórico da linguagem utilizado na produção de textos argumentativos, o qual apresenta um conjunto de proposições, promovendo assim o diálogo e reflexões críticas. O abaixo-assinado é um texto argumentativo, assim como a crônica argumentativa, a carta aberta e o artigo de opinião.
Atividade 1: Realizar atividade das páginas 80,81,82,83,84,85 e 86 da apostila de produção de texto.
Atividade 2: Correção em PDF das páginas 269 a 273.