Imagem capa - Aulas 7º ano 08/05/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
7ANO-SEXTA

Aulas 7º ano 08/05/2020



1ª Aula



Ciências



Seres vivos




 

Neste capítulo, vamos conhecer a classificação biológica dos seres vivos e sua modificação ao longo da história. Aplicar a nomenclatura cientifica dos seres vivos. Identificar as características que distinguem os cinco reinos. Relacionar a teoria da evolução com a classificação dos seres vivos. Analisar e interpretar cladogramas. 

Os cientistas já catalogaram cerca de 2 milhões de espécies de seres vivos. Dos mais simples microrganismos aos mais complexos animais e plantas. Acreditam existirem outros tantos milhões ainda desconhecidos.

Daí a importância da classificação dos seres vivos.

A classificação mais antiga dos seres vivos que temos conhecimento foi realizado na Grécia Antiga. Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) que classificou mais de 400 animais em duas categorias: os sanguíneos (vertebrados) e os exangues (invertebrados)

Tempos depois, os cientistas Lineu (1707 a 1778) classificou os seres vivos em: animal e vegetal. O animal em vertebrados e invertebrados e as plantas com e sem flores.

Agora, os seres vivos são organizados em 5 reinos, usando com critérios as características celulares de seus organismos. Nessa classificação, os seres procariontes foram separados em um reino chamado Monera (bactérias e algas azuis) e os seres eucariontes em 4 reinos chamados Protoctista (algas e os protozoários), Fungi (fungos), Animalia (animais) e Plantae (plantas).

Classificar os seres vivos ajuda a compreender melhor a organização do Universo, além de facilitar a informação e a comunicação entre os cientistas.

A identificação científica das espécies é composta por duas palavras. A primeira é o gênero e a segunda é a espécie. Sempre escrito em itálico. Onde apenas o gênero é escrito com a primeira letra maiúscula, as demais, inclusive a espécie todas minúsculas. Se considerarmos a hierarquia das categorias taxonômica, podemos dizer que os animais de uma mesma ordem, pertencem à mesma classe, filo e reino.

O reino é o conjunto de organismos que possuem algumas semelhanças, enquanto as espécies têm maior grau de semelhanças entre si. Se subimos a escala de espécie para reino, as semelhanças tende a diminuir.







Atividade: Leitura completa do texto nas páginas 74 a 80.






2ª Aula



História



Renascimento Cultural.





A Europa passou por transformações entre os séculos XII e XIV. Isso possibilitou o surgimento de um movimento artístico, científico e filosófico chamado de Renascimento que ajudou a transformar as práticas culturais europeias.

Vamos conhecer mais sobre esse tema?

O Renascimento se iniciou no século XIV e se disseminou pela Itália e, posteriormente, pela Europa. Com isso, provocou grandes mudanças culturais.

Entre os séculos XIV e XVI, a cultura europeia passou por amplas mudanças nos conhecimentos, nas artes e na religião. Transformações também ocorreram nas estruturas sociais e políticas ao longo da Idade Moderna.

Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval.

Na Idade Média, grande parte da produção intelectual e artística estava ligada à Igreja. Já na Idade Moderna, a arte e o saber voltaram-se para o mundo concreto, para a humanidade e a sua capacidade de transformar o mundo.

Florença, a cidade italiana "Berço do Renascimento"

O Renascimento teve sua origem na península Itálica, que era o centro do comércio mediterrâneo. Com a economia dinâmica e rica, os excedentes eram investidos em produção cultural.

A burguesia oriunda das camadas marginais da sociedade medieval, tornaram-se mecenas, investindo em palácios, catedrais, esculturas e pinturas, buscando aproximar seu estilo de vida ao da nobreza.

A Itália, favorecida pelo grande número de obras da Antiguidade, inspirou os artistas do Renascimento. A literatura e o pensamento da Antiguidade greco-romana serviram de referência para os escritores renascentistas e contribuíram para a formação de seus valores e ideais.

Os renascentistas rejeitavam os valores feudais a ponto de considerar o período medieval como a "Idade das Trevas", e por isso a época obscura seria abolida por um "renascimento cultural". Assim, opunham-se ao teocentrismo, ao misticismo, ao geocentrismo e ao coletivismo.

O traço marcante do Renascimento era o racionalismo. Baseado na convicção de que tudo se podia explicar pela razão e pela observação da natureza, tentava compreender o universo de forma calculada e matemática.

O elemento central foi o humanismo, no sentido de valorizar o ser humano, considerado a obra mais perfeita de Cristo.

Daí surge o antropocentrismo renascentista, ou seja, a ideia do homem como centro das preocupações intelectuais e artísticas.

Outras características do movimento renascentista foram o naturalismo, o hedonismo e o neoplatonismo.

O naturalismo pregava a volta à natureza.

Lembre-se:

O Renascimento provocou muitas rupturas com o pensamento medieval, mas também foi marcado por permanências. Um exemplo é:

A religiosidade, que continuou importante nas produções culturais do Renascimento.

O pensamento renascentista foi marcado pelo individualismo, racionalismo e pelo:

Antropocentrismo, que significa a valorização do ser humano como o centro de tudo.

A invenção da imprensa no final do século XV teve um papel muito importante durante o Renascimento. Isso estimulou:

A disseminação dos ideais renascentistas, que foram se modificando em outras regiões da Europa.

O Renascimento também foi marcado por transformações na literatura e na filosofia. Pensadores diversos produziram obras que:

Retomavam os valores greco-romanos para valorizar o ser humano e criar uma nova visão de mundo.


Atividade: Leitura completa do Texto nas páginas 78 a 81.





3ª Aula

Educação Física

 


História, regras e fundamentos básicos do Handebol.





 O handebol é um esporte coletivo que foi criado pelo professor alemão Karl Schelenz, no ano de 1919. Após ter as regras publicadas pela Federação Alemã de Ginástica, o esporte começou a ser praticado de forma competitiva em países como, por exemplo, Áustria, Suíça e Alemanha. Nesta fase inicial, as partidas de handebol eram realizadas em campos gramados parecidos com de futebol. Assim como no futebol de campo, cada equipe de handebol era composta por onze jogadores.

 

 

Atividade: Leitura do texto completo no PDF abaixo.

 

 

 


4ª Aula

Português



Produção de texto



As aventuras de João Pão.



No texto a seguir você vai conhecer João Pão, um menino que, aos sete anos, fugiu do juizado de Menores e foi viver nas ruas em companhia de um velho mendigo. Este lhe ensinou a sempre levar um pedaço de pão debaixo da camiseta para dar sorte, daí seu apelido. É uma narrativa de aventura que aborda situações fictícias, nas quais os personagens enfrentam obstáculos e perigos para alcançar seus objetivos.


Atividades: Páginas 15,16,17,18 (responder na apostila).

 


 

 

5ª Aula



Inglês 

 


Leitura do texto “ The Emperor’s New Suit  by Hans Christian Andersen (1837).



Many, many years ago lived na emperor, who thought so much of new clothes that he spent all his Money in order to obtain them; his only ambition was to be Always well dressed. He did not care for his soldiers, and the theatre did not amuse him; the only in fact, he thought anything of was to drive out and show a new suit of clothes. He had a coat for every hour of the day; and as one would say of  king “ He is in his cabinet, so one could say of him “ The emperor is in his dressing – room. 


Atividade Responder as atividades sobre o texto “The Emperor’s New Suit”  nas páginas 15,16 e 17.