7º Ano - Aulas 12/06/2020
1ª Aula
Ciências
Diversidade de seres vivos
Animais invertebrados

Agora que conseguimos identificar a classificação dos invertebrados do reino animal. Caracterizar os principais grupos dos invertebrados. Reconhecer a importância dos invertebrados para o equilíbrio do meio ambiente.
Que tal copiar e responder o sistematizar da página 91?
Atividade: Copiar e responder o sistematizar da página 91 do nosso livro.
2ª Aula
História
O Estado Absolutista europeu: Os Estados absolutistas Francês e Inglês
Na França, o absolutismo consolidou-se sob a dinastia Bourbon e atingiu seu apogeu no final do século XVII e início do XVIII, durante o governo de Luís XIV. Ele dirigiu pessoalmente a política interna e externa da nação, apoiando-se na concepção de Bossuet da origem divina do poder real. Na Inglaterra, o absolutismo efetivou-se com a dinastia Tudor (fins do século XV) e se consolidou no século XVI, com a dinastia Stuart. No século XVII, os conflitos entre os governantes e o Parlamento contribuíram para a eclosão de uma guerra civil que resultou na República puritana. Esta foi sucedida pela restauração Stuart, derrubada pela Revolução Gloriosa. Guilherme de Orange assumiu o trono inglês e foi obrigado a respeitar o poder parlamentar e a liberdade religiosa dos protestantes. Durante o Antigo Regime, embora tivessem acesso limitado a determinadas posições na sociedade e fossem oprimidas pelos homens, muitas mulheres tiveram atitudes de resistência e insubmissão. Os teóricos do absolutismo deixaram importantes contribuições para os estudos sobre o nascimento do Estado, as atribuições dos governos e os poderes dos governantes. A sociedade do Antigo Regime, com suas heranças medievais de privilégios e tributações, mostrava os extremos da sociedade europeia da Idade Moderna: a nobreza e a burguesia, apoiadas na monarquia absolutista, externavam riqueza e luxo, enquanto a maioria da população vivia de forma miserável. O mercantilismo e o colonialismo praticados pelos governantes absolutistas marcaram fortemente a história das colônias americanas, entre elas a América portuguesa.
Atividade: Leitura do livro didático páginas 110 a 123.
3ª Aula
Educaçã Física
História da dança

Pés batendo no chão, braços erguidos, mãos espalmadas. Movimentos dos quadris e dos ombros. Em todos os lugares e em todos os tempos, homens e mulheres dançam: ouvem o ritmo, marcam o tempo e, então, seu corpo inteiro descreve e expressa a alegria, a beleza, a vida. Assim começa a História da Dança!
A dança pode ser definida como a organização rítmica do movimento, e, assim, sua prática e também sua história são ligadas à música, embora ambas atividades possam existir de modo separado. Na História da Dança, a procura de um gesto, a imitação de um animal, pode ocorrer em silêncio, mas, ao se compor urna sequência de movimentos do corpo, cria-se simultaneamente uma dança com um ritmo. O bater dos pés no solo e a repetição do gesto podem ser acompanhados com a voz ou com palmas; ainda hoje, na África negra, o principal acompanhamento da dança é o tambor.
Atividade: Leitura do texto História da dança (PDF)
4ª Aula
Português
A construção textual: Concisão (Parte 01)

Atividade: Reler o conteúdo na página 24 da apostila de produção de texto.
5ª Aula
Inglês
Leitura da história em quadrinho “Peanuts”

Por meio desta leitura você poderá apreciar um texto nativo em língua inglesa e inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto para a construção de sentidos.
Atividade: Faça a leitura da história em quadrinho “Peanuts”.