Imagem capa - 6º Ano - Aulas 19/06/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-SEXTA

6º Ano - Aulas 19/06/2020




1ª Aula

Educação Física

A importância do alongamento e aquecimento 




Quem costuma praticar atividade física com frequência, já deve ter tido as seguintes dúvidas: É preciso fazer alongamento antes ou depois dos exercícios? E o aquecimento, é mesmo necessário?

 

Atividade: Releia o texto da aula do dia 12/06 sobre a importância do alongamento e do aquecimento.



 

2ª Aula

Educação Física

A importância do alongamento e aquecimento

 




Em relação aos alongamentos, saiba que apenas esticar os membros não é suficiente para prevenir lesões. “Esse alongamento rápido e de curtíssima duração, chamado de pré-participação pode gerar até uma distensão muscular, já que o músculo não está aquecido. O recomendado é sempre executar uma sessão de aquecimento muscular antes de alongar”, explica Barros. 

Então quer dizer que não devemos fazer alongamento? Ao contrário, ele é de extrema importância para aumentar a flexibilidade e a amplitude do movimento e buscar a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo, mas ele deve ser feito de maneira intensa e consciente. Por exemplo, há aulas específicas de alongamento que duram mais de 30 minutos e ajudam a alongar vários músculos do corpo. Atividades como yoga e pilates também são excelentes. Você pode programar sessões de alongamento em períodos distantes do seu treino, ou então em dias alternados. Ao término da prática de exercícios físicos é importante não parar abruptamente, pois os marcadores corporais (pressão, temperatura, respiração) precisam voltar ao normal. É possível realizar alongamentos após o exercício, porém, recomenda-se que a intensidade seja menor, com caráter de relaxamento muscular. Para isso, é importante, inclusive, prestar atenção na respiração.


Atividade: Agora vamos responder a atividade relacionada ao tema estudado.  (PDF)


 Clique e faça o download





3ª Aula

Geografia

Representações do espaço terrestre


A superfície terrestre pode ser representada de variadas formas, tais como globos terrestres, mapas, fotografias aéreas, ortofotomapas, fotomapas e imagens de satélite. As imagens obtidas através dos satélites e fotografias aéreas apresentam uma grande quantidade de informação e qualidade de pormenor, que permite a elaboração de mapas. O nosso planeta tem uma forma esférica ligeiramente achatada nos polos. A forma mais exata de representá-lo é através de globos, uma vez que são as representações mais próximas da realidade. Desta forma, os globos mantêm a relação entre a posição e extensão entre os continentes e os oceanos, evitando distorções na representação. Todavia, como têm uma dimensão reduzida, os globos apresentam a superfície terrestre com pouco pormenor. Outros inconvenientes, dos globos, são a sua difícil arrumação e transporte, bem com a impossibilidade de representar apenas uma parte da superfície terrestre. O mapa constitui o instrumento mais prático e usual para representar a Terra. No mapa podemos optar por representar toda a superfície terrestre, ou uma parte dela, como por exemplo, um continente, um país, uma região ou uma cidade. Por outro lado, os mapas têm dificuldade em transformar uma superfície esférica numa superfície plana, sem haver deformações.




Atividade: Leitura completa das páginas 87, 88, 89 e 90 para um melhor entendimento do que foi explanado na videoaula referente ao Tema – Representação do espaço terrestre.






4ª Aula

Português 

Pronome


Na aula de hoje, vamos fazer a correção da atividade sobre pronome, esta atividade foi passada no dia 25/05.




Atividade: Correção da atividade da aula do dia 25/05.

 




5ª Aula

História

As civilizações da Mesopotâmia





Mesopotâmia significa “terra ou região entre rios” em grego. A região que estudaremos neste capítulo ficou conhecida por esse nome porque se localiza entre os rios Tigre e Eufrates. Esses rios atraíram diversos povos, da mesma forma que acontecia com o Nilo no Egito. Os rios Tigre e Eufrates fertilizavam o terreno para o plantio, o que ajudou a formar as civilizações antigas da Mesopotâmia.


Trabalho Avaliativo: Segue em PDF: Trabalho de História / Valor: 4.0 pontos. 2º Bimestre        

- Entregar na secretária da escola data de entrega dia 26 de Junho de 2020.

- Trabalho entregue depois do prazo perderá um ponto no valor total da nota na disciplina.

- Capítulo 6 - Tema: As civilizações da Mesopotâmia pág. 86 a 96.

Segue em PDF o trabalho.


Clique e faça do download