6º Ano - Aulas 25/06/2020
1ª Aula
Ciências
Vida e seus diversos níveis
Ecossistemas

Estudamos neste capítulo o conceito de ecossistema. As adaptações dos seres vivos ao ambiente. Observamos as relações entre os seres vivos, as relações dos seres vivos com o ambiente. Compreendemos como funciona o fluxo de energia e o ciclo de matéria e conhecemos a ciclagem de nutrientes. Os níveis de organização dos seres vivos, que começa com a representação de um organismo, até o último nível, formando o ecossistema. Que são, organismo, população, comunidade e ecossistema. Podemos afirmar que as cidades também podem ser consideradas ecossistema (ecossistemas urbanos).
Atividade: Copiar e responder o sistematizar da página 102 e refletir da página 103 do livro.
2ª Aula
História
Hebreus, fenícios e persas
(Parte 2)
Você conhece os hebreus, fenícios e persas?
Essas civilizações foram responsáveis por invenções que marcaram o nosso mundo, como o monoteísmo e o alfabeto. A história dos hebreus é dividida em três eras. Esta divisão é baseada em fatos históricos e religiosos. Os hebreus formavam uma sociedade baseada no pastoreio e na agricultura. Esta sociedade era dividida: em diferentes grupos sociais e no topo se encontrava o rei e um pequeno grupo de privilegiados. A religião tinha grande importância para os hebreus e foi muito importante para a formação do Estado desse povo. Os fenícios eram um povo de comerciantes e navegadores que exploravam as rotas comerciais do mar Mediterrâneo. Uma das grandes invenções dos fenícios foi o alfabeto. Esse sistema de escrita era: mais simples que outros sistemas da Antiguidade, já que era formado por apenas 22 letras. A civilização persa surgiu da unificação dos medos e persas. A partir de 559 a.C., esse povo conquistou territórios vizinhos, formando um grande império. A religião persa era o zoroastrismo. Ela se baseava na existência de uma divindade do bem e outra do mal. Seus seguidores deviam agir para garantir a vitória do bem sobre o mal. Hebreus, fenícios e persas tiveram grande importância no mundo antigo. Eles estabeleceram relações comerciais e militares com outros povos e foram responsáveis por importantes invenções.
Estudar suas histórias é uma forma de entender como a Antiguidade marcou nosso mundo.
Até a próxima!
Atividade: Leitura do texto do livro didático páginas 105 a 113.
3ª Aula
História
Hebreus, fenícios e persas

Os hebreus eram semitas originários da Mesopotâmia. Por volta de 2000 a.C., estabeleceram-se na Palestina. Eram monoteístas: acreditavam em apenas um Deus, Yahweh (Javé ou Jeová). A Torá é a principal fonte para o estudo de sua história. Sociedade patriarcal: os hebreus se organizavam em clãs chefiados por patriarcas, que exerciam a autoridade política, moral, jurídica, religiosa e militar. Sociedade escravista: havia escravos hebreus e estrangeiros prisioneiros de guerra.
Fenícios: Por volta de 4000 a.C., os fenícios estabeleceram-se na costa do território correspondente ao do atual Líbano. Organizaram-se em cidades-Estado independentes, governadas por monarquias hereditárias com funções religiosas. Acredita-se que os grandes comerciantes atuavam politicamente em conselhos, os quais tinham funções deliberativas. Importante contribuição fenícia: desenvolvimento do alfabeto. A civilização persa surgiu da unificação dos medos e persas. A partir de 559 a.C., esse povo conquistou territórios vizinhos, formando um grande império. A religião era o zoroastrismo.
Atividade 1: Realização da atividade página 115 (1 a 9), escrever as questões no caderno e responder. Para responder as questões fazer a leitura da página 100 a 114 do livro didático. (Conteúdo dos 2 videoaula).
4ª Aula
Religião
“O bem e o mal”

Desde o início da humanidade, sabe-se que o ser humano tem a capacidade de escolher entre o bem e o mal. Assim, como representantes da raça humana, Adão e Eva ganharam o direito de agir como quisessem, mas também receberam o dever de se tornar responsáveis pelas consequências. Isso se chama liberdade. E o que significa liberdade ? Vamos debater um pouco esse tema neste capítulo.
Liberdade não significa apenas poder escolher entre o bem e o mal. Pode-se optar, por exemplo, entre duas coisas boas: comer um sanduíche ou uma pizza, jogar futebol ou vôlei, assistir a um filme ou brincar com os amigos.
Atividade: Continue lendo esse texto nas páginas 33, 34 e 35 na apostila de Ensino Religioso.
5ª Aula
Arte
Sonia Gomes | 19º Festival de Arte Contemporânea Sesc - Videobrasil
Artista Sonia Gomes transforma lembranças da própria vida e da vida de outras pessoas em arte. Com isso, será provocado a tecer novas reflexões sobre o modo como nossas memorias e os aspectos de nossa história também quem somos.
Atividade 1: Leitura da página 25 a 33.
Atividade 2: Segue em PDF uma atividade sobre o tema.