Imagem capa - 6º Ano - Aulas 17/07/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-SEXTA

6º Ano - Aulas 17/07/2020





1ª Aula

Avaliação de Educação Física

Conteúdo: Sedentarismo, Alongamento x Aquecimento e Histórico do vôlei

 

 

 




 

O sedentarismo atinge quase metade da população brasileira  e está por trás de 13,2% das mortes no país. O sedentarismo é marcado pela falta de atividades físicas, que faz com que a pessoa tenha um gasto calórico reduzido.


Alongamentoantes e depois de praticar atividades físicas é necessário fazer o alongamento, cujo objetivo é alongar os músculos para evitar lesões e distensões, relaxar o corpo, corrigir a postura e melhorar a flexibilidade. Aquecimento, depois do alongamento é hora do aquecimento, que serve para dilatar as artérias, aumentar a circulação de oxigênio e estimular o sistema nervoso, possibilitando respostas mais rápidas durante a atividade.



 




2ª Aula

Avaliação de Educação Física

Conteúdo: Sedentarismo, Alongamento x Aquecimento e Histórico do vôlei

 

 

 




 

Voleibol (chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer a bola passar sobre a rede de modo a que a bola toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo em que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo.

 

 

 




3ª Aula

Geografia

Revisão: Tema 3 - A Terra no Universo. Tema 4 - A representação do espaço geográfico

 

 




 

Os fenômenos das estrelas e da Lua sempre despertaram a curiosidade humana, desde os tempos mais remotos da história. Na Antiguidade as pessoas não sabiam explicar os fenômenos então os associavam aos deuses. Até cerca de 500 anos atrás, alguns acreditavam que a Terra era plana e chata como um disco. No século XVI, surgiram importantes conclusões de que na realidade a Terra tem a forma arredondada e que gira em torno do sol e em torno de si mesma, mas a confirmação disso só veio na segunda metade do século XX. A Terra, apesar de sua dimensão, possui um endereço no Universo. O Universo é muito complexo, apresenta-se com vários elementos. Veja: Os meteoros, conhecidos popularmente de “estrelas cadentes”, são apenas alguns sinais de que a Terra não está sozinha no espaço cósmico.


Existem corpos celestes que compõem a galáxia, como estrelas, planetas, satélites naturais e cometas, estima-se que no Universo exista mais de 100 bilhões de galáxias. A galáxia na qual a Terra está localizada é chamada de Via Láctea. As estrelas são astros que possuem luz própria, pois irradiam uma grande quantidade de energia. A Terra faz parte do sistema solar, esse é um grande conjunto formado por dezenas de astros que giram ao redor de uma estrela, o sol. Fazem parte do sistema solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão (agora, Sedna encontra-se no lugar de Plutão, pois esse fora rebaixado para a categoria de planeta anão). A Terra é datada de 4,6 a 5,0 bilhões de anos, datas que são mais aceitas por parte dos cientistas.


Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, sejam por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, mapas, etc. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.   Mas por que se estudar Cartografia? É por conta dela, com a ajuda de diversas áreas, principalmente da Geografia, que se consegue reunir e analisar dados e medidas das diversas regiões da Terra e representar graficamente em uma escala reduzida. A Geografia contribui muito na Cartografia, no que se refere aos seus conhecimentos sobre o espaço geográfico, tais como: conhecimento sobre a geomorfologia, a hidrografia, a organização urbana e populacional, econômica, etc. Esses conhecimentos serão abordados mais adiante. A representação do espaço geográfico em forma de mapas é mais antiga do que a própria escrita, como vemos na figura abaixo, o mapa feito numa placa de barro no ano de 2500 a.C. Mas o que seria um mapa? Para Raisz (1968), o mapa é uma representação do que de melhor se conhece da superfície terrestre, vista de cima. No estudo e na confecção de um mapa, devem ser considerados: escala, sistema de projeções, convenções cartográficas (elementos representados por símbolos), legenda para explicar o significado dos símbolos e um título para o mapa.




Atividade: Leitura completa das páginas 70 a 116 para melhor compreensão dos conteúdos já estudados.







4ª Aula

Português

Revisão de verbos








Verbo é a palavra que pode expressar ação, fenômeno da natureza e  estado. Veja os exemplos:

Ventou muito durante a noite.

Amanheceu. 

Anoiteceu. 

Ventou, anoiteceu e amanheceu são verbos que indicam fenômeno da natureza.

A criança joga bola (a forma verbal joga é uma ação)

Verbos que indicam estado são:

Ficar, ser, estar, permanecer. 

As crianças ficaram animadas, pois o dia estava ensolarado.

Quando a forma verbal não está flexionada, ela é chamada de infinitivo. Conforme a terminação do infinitivo, os verbos são divididos em três conjugações.

Primeira conjugação: grupo formado pelos verbos terminados em -  ar

Exemplos: brincar, cantar, falar, jogar.

Segunda conjugação: grupo formado pelos verbos terminados em – er 

Exemplos: vender, comer, perder, aparecer 

Terceira conjugação: grupo formado pelos verbos terminados em – ir 

Exemplos: partir, dividir, pedir, dormir.








5ª Aula

Avaliação de História

Conteúdo: Capítulo 7 – Tema: Hebreus, fenícios e persas

 







Além dos povos da Mesopotâmia, do Egito e da Grécia, existiram mais três povos da costa oriental do Mar Mediterrâneo que foram importantes e contribuíram de alguma forma para o mundo ocidental e é por isso que é fundamental conhecer um pouco sobre eles: os persas, os hebreus e os fenícios.