Imagem capa - 8º Ano - Aulas 06/08/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
8ANO-QUINTA

8º Ano - Aulas 06/08/2020





1ª Aula

Arte

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMI) evento internacional multiesportivo, que reúne atletas representantes de povos indígenas de diversos países.

 

 

 

 

 




 

Palmas (TO) recebe os I Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI 2015) de 23 a 31 de outubro. A competição inédita é realizada pelo Comitê Intertribal Memória e Ciência (ITC), em parceria com o governo federal, a prefeitura de Palmas, o governo de Tocantins e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


O que são os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas?


É um evento esportivo e cultural que reúne etnias brasileiras e internacionais, originado dos Jogos Nacionais dos Povos Indígenas, criados em 1996 por meio de uma iniciativa do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena (ITC). Os Jogos Mundiais são realizados pelo ITC, com a parceria do governo federal, da prefeitura de Palmas, do governo de Tocantins e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Sua concepção foi construída com a participação de lideranças indígenas, da sociedade civil e de instâncias governamentais.


http://arquivo.esporte.gov.br/index.php/ultimas-noticias/209-ultimas-noticias/53719-perguntas-e-respostas-conheca-os-jogos-mundiais-dos-povos-indigenas



Atividade 1: Fazer leitura das páginas 43 e 44.



Atividade 2: Realizar atividade de pesquisa que seguem em PDF. Clique e baixe



Atenção: Valor: 2.0 pontos (3º Bimestre- data de envio: até dia 13/08, enviar foto para Whatsap da prof. Francilene). ( Não precisa levar pra escola).

 





2ª Aula 

Geografia 

América Latina – Os povos nativos



Os primeiros povos da América se referem àqueles que viviam na América antes da chegada do europeu. Também são chamados de pré-colombianos, pois são situados no período anterior ao desembarque de Cristóvão Colombo, em 1492. Exemplos de povos pré-colombianos são os incas, astecas, maias, guaranis, tupinambás, tupis, apaches, shawees, navajos, inuítes e muitos outros. O continente americano já era ocupado por diversos povos há cerca de 10 mil anos, como demonstram evidências arqueológicas. A teoria mais aceita entre os cientistas é a de que a povoação do continente americano ocorreu pela travessia do Estreito de Bering. Perseguindo os animais, os caçadores acabaram atravessar o estreito e se estabelecerem ali. Entretanto, há provas que apontam a existência de seres humanos nessa parte do globo, mesmo antes das incursões pelo Estreito de Bering por rotas alternativas ou pela navegação. Embora tenham sido influenciados pela colonização europeia, há povos que ainda hoje mantêm suas tradições de seus antepassados e as transmitem para as novas gerações.


Os primeiros povos da América eram nômades, caçadores e coletores. Segundo os estudos arqueológicos, suas características físicas têm traços semelhantes aos dos povos da África, Austrália e de povos mongóis. Essa teoria é apoiada por pesquisas genéticas, que apontam um paralelo entre o DNA dos índios americanos e dos povos citados. Esses povos caçavam como mastodontes, preguiça-gigante, tigre dente de sabre e o tatu gigante. O extrativismo, contudo, não era a única maneira de subsistência dos povos. Há 7 mil anos, as nações americanas já dominavam a agricultura e plantavam abóbora, batata, milho, feijão e mandioca. Da mesma forma domesticaram pequenos animais. O continente americano estava inteiramente povoado na época da chegada de Cristóvão Colombo. Além de coletores, divididos em vários povos e espalhados por todo o continente, havia civilizações organizadas em imponentes impérios, como é o caso dos Maias, dos Astecas e dos Incas. Essas civilizações não eram melhores nem piores que os europeus em muitos aspectos, mas tinham ritos e sacrifícios extremamente chocantes para os europeus.


Do mesmo modo, havia costumes da Europa que pareciam estranhos aos nativos. O problema foi a força desproporcional que foi usada pelos europeus ao invadir a América, fazendo desaparecer povos inteiros. Na região que compreende a América Central – do México até a Costa Rica – vivia um conjunto de sociedades estratificadas, com um complexo sistema de exploração agrário e que compartilhavam crenças, tecnologia, a arte e a arquitetura. As estimativas arqueológicas apontam que o desenvolvimento da complexidade dessas culturas tenha começado entre 1800 a.C. e 300 a.C. Sua tecnologia permitiu a construção de templos e realização de pesquisas nas áreas de astronomia, medicina, escrita, artes plásticas, engenharia, arquitetura e matemática. A região que hoje é ocupada pelo Brasil era habitada por cerca de 4 milhões de índios quando a esquadra de Pedro Álvares Cabral aportou. A maioria era constituída por coletores e caçadores. Hoje, mesmo após a redução do território indígena, há 240 povos indígenas no Brasil que falam até 150 dialetos. As principais causas da redução da população foram a pressão colonizadora e as doenças trazidas pelos portugueses. Os remanescentes de povos indígenas brasileiros ainda vivem em constante disputa por território e são alvo de doenças e vivem, a maioria, em extrema pobreza. Entre esses povos está o Guarani-caiuá, que vive na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai.








Atividade: Leitura completa das páginas 132, 133,134, 135 e 136 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – América Latina – Os povos nativos.








3ª Aula

Geografia

Minérios da América Anglo-Saxônica







Exploração de jazidas minerais, petróleo, carvão, ferro, urânio e gás natural - Estados Unidos e Canadá.




Atividade: Copiar e responder no caderno as atividades referentes às páginas 125,127, 128 e 129.








4ª Aula

Matemática

Propriedade dos Quadriláteros




Nesta aula será ministrado aos discentes acerca da temática da propriedade dos quadriláteros com alguns enunciados importantes tais como:


-Todo paralelogramo que tem lados opostos paralelos são denominados paralelogramos


-Em um paralelogramo, os ângulos opostos são congruentes.


-Em qualquer paralelogramo, os lados opostos são congruentes.


-Em qualquer paralelogramo, as diagonais cortam-se ao meio.












5ª Aula

Matemática

Polinômio reduzido, grau de um polinômio e Polinômios com uma variável








Nesta aula o educando deverá realizar uma breve atividade sobre polinômios, no qual a partir do enunciado ele deverá a um polinômio, ou seja, cabe ao aluno resolver a redução do polinômio proposto e descobrir se é um binômio ou trinômio.




Atividade: Copiar e responder o exercício e da página 122.