Imagem capa - 8º Ano - Aulas 13/08/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
8ANO-QUINTA

8º Ano - Aulas 13/08/2020





1ª Aula

Arte

Arte e Impacto socioambiental







 

Romuald Hazoumè (nascido em 1962 em Porto Novo ) é um Yoruba artista da República do Benim , mais conhecido por seu trabalho La Bouche du Roi , uma reformulação da imagem de 1789 navio negreiro Brookes . La Bouche du Roi foi amplamente exibido no Reino Unido como parte da lembrança centenário da Lei Slave Trade 1807 pelo Parlamento. Ele só utiliza materiais reciclados para criar suas obras.


Hazoumé também é conhecido por sua série de máscara. Ele começou esta fase de sua arte em meados da década de 1980. Estas máscaras, feitas a partir de latas de gasolina descartados, se assemelham aos usados em cultura e cerimônias Africano tradicional. Ao explicar estas obras, Hazoumé disse: “Eu enviar de volta para o Ocidente que pertence a eles, isto é, o refugo da sociedade de consumo que nos invade todos os dias.” Romuald Hazoumè tem forte conexão com o povo e cultura Iorubá (grupo étnico do oeste da África) na qual as máscaras são protagonistas. Com pequenos gestos – posicionando ou adicionando um ou dois elementos – revela rostos e quebra convenções de conhecimentos ancestrais. As sagradas máscaras ganham ar contemporâneo no melhor estilo ready-made quando ele usa objetos de seu cotidiano como cordas, funis e galões – fazem referência ao transporte ilegal de petróleo da Nigéria e denuncia o perigo deste sistema lucrativo para a população. Há, ainda, uma crítica ao lixo que estamos produzindo e depositando no planeta. Hazoumè é também conhecido pela obra La Bouche du Roi na qual usou os mesmos galões e outros materiais reciclados para reproduzir o Brookes – um navio inglês que transportava escravos no séc. 18.


Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/28019261#readmore

 




Atividade 1: Fazer leitura das páginas 44 a 49 na apostila de Arte.



Atividade 2: Escrever as questões das páginas 45 e 46 no caderno, responder.



 




2ª Aula

Geografia

América Latina – Aspectos sociais e econômicos




A economia dos países da América Latina tem suas principais atividades produtoras voltadas para o setor primário, que corresponde à produção de produtos agropecuários, extração vegetal, animal e mineral. Após a Segunda Guerra Mundial países como Brasil, México, Argentina tiveram que se industrializar, pois os países que os abasteciam de mercadorias industrializadas estavam em processo de reconstrução devido à guerra, então, não tendo quem produzisse, tiveram que conduzir seu auto sustentação, essa é conhecida como industrialização por substituição de importação. Outra característica dos países latinos é a industrialização tardia que veio a ocorrer apenas no século XX, tendo em vista que a Revolução Industrial teve início no final do século XVIII início do XIX, totalizando quase 100 anos de atraso e, por último, a grande dependência financeira em relação aos países ricos.


As multinacionais na economia latino-americana.


As multinacionais ingressaram na América Latina a partir do século XX, devido às condições favoráveis, como mão-de-obra (farto número de trabalhadores e baixos salários), matéria prima (concentração de recursos naturais e leis ambientais não rigorosas), mercado consumidor (países populosos com milhões de pessoas propícias a consumir) e isenção de impostos (os países dão incentivos fiscais para a instalação de uma empresa). Essas empresas dominam vários ramos industriais, como automobilístico, alimentício, siderúrgico, metalúrgico e eletroeletrônico. Esse processo favoreceu o não surgimento de empresas genuinamente nacionais. Os países latinos possuem, em sua grande maioria, dívidas contraídas no processo de descolonização, os referidos encontram dificuldades em pagar tais dívidas, principalmente porque são produtores primários.


A crise econômica e o modelo neoliberal.


A maioria dos países latinos sempre conviveu com inflação, que corresponde a aumentos constantes nos produtos e taxas de juros bastante elevadas. Na década de 80 não houve nenhuma expectativa de melhora, independente do seguimento, por isso ficou conhecida como a década perdida. O FMI (Fundo Monetário Internacional) se apresenta frequentemente fornecendo empréstimos e elevando mais ainda o grau de dependência, o modelo neoliberal provocou desemprego, crescimento da pobreza e elevação no custo de vida.


Resumindo, as questões apontadas são realidades comuns a todos os países latinos que tiveram parecidas bases históricas de colonização de exploração que refletem na realidade atual, os países são diferentes, porém os problemas são basicamente os mesmos.








Atividade: Leitura completa das páginas 139, 140, 14, 142 e 143 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – América Latina – Aspectos sociais e econômicos.







3ª Aula

Geografia

Favelas





 

As favelas no Brasil ou aglomerados subnormais no Brasil (denominação adotada oficialmente pelo IBGE a partir do Censo de 2010), são considerados como uma consequência da má distribuição de renda e do déficit habitacional no país.




Atividade: Copiar e responder no caderno as atividades referentes à página 141.








4ª Aula

Matemática

Propriedade dos Quadriláteros - Retângulos




            Nesta aula será ministrado aos discentes acerca da temática da propriedade dos quadriláteros em especial o retângulo, além das propriedades dos paralelogramos, o retângulo apresenta um propriedade característica: as suas diagonais são congruentes. Pelo caso LAL da congruência de triângulos, verificaremos esta propriedade.












5ª Aula

Matemática

Propriedade dos Quadriláteros – Retângulos








Nesta aula o educando deverá realizar uma breve atividade sobre retângulos, em conformidade com o que foi ministrado na videoaula passada. Deve o alunado compreender como achar o perímetro e a área de determinada figura usando as regras matemáticas para os cálculos.




Atividade : Copiar e responder o exercício 3 da página 185.