Imagem capa - 6º Ano - Aulas07/08/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-SEXTA

6º Ano - Aulas07/08/2020





1ª Aula

Educação Física

Jogos eletrônicos






O jogo eletrônico, videojogo ou videogame é aquele que usa a tecnologia de computador. Ele pode ser jogado em computadores pessoais (dentre eles tablets e telefones celulares), em máquinas de fliperama ou em consoles. Um console é um computador pequeno que serve basicamente para jogar videogame — PlayStation, Xbox e Wii são exemplos. Os consoles são conectados a controles manuais e a um aparelho de televisão. As pessoas podem jogar tanto sozinhas quanto acompanhadas.




Atividade: Realização da atividade relacionada ao tema. Se necessário releia o texto sobre o assunto na aula do dia 10/07. Clique e baixe








2ª Aula

Educação Física

Danças Criativas



 





A dança criativa é um tipo de dança que veio para tirar a ideia de movimentos funcionais, e aplicar os desejos e movimentos pessoais de quem está dançando, ou seja, é uma dança que expressa emoções e sentimentos pessoais.




Atividade: Leitura do texto. Clique e baixe



 




3ª Aula

Geografia

Litosfera e superfície terrestre




A litosfera, que é camada superior e rígida da Terra, apresenta temperaturas inferiores em relação às demais porções do planeta e certa mobilidade em sua estrutura dinâmica. Ela costuma estar associada à crosta terrestre por também ser uma fina camada que compõe a estrutura superficial da Terra. A camada da litosfera encontra-se acima da astenosfera, uma camada que apresenta as rochas em um estado mais pastoso, em função das elevadas temperaturas presentes no interior do planeta. A zona de encontro entre a litosfera e a astenosfera apresenta uma isoterma, ou seja, uma temperatura constante, que é de aproximadamente 1.200ºC. Assim, tudo o que está acima desse ponto de contato possui temperaturas suficientes para fazer com que as rochas permaneçam rígidas. A estrutura dessa camada encontra-se na confluência entre rochas e minerais. Na verdade, os minerais, em aglomeração, compõem as rochas que, juntas, compõem a litosfera. Entre os minerais, os predominantes são o silício, alumínio e magnésio, havendo também uma centena de outros tipos menos presentes, muitos deles valiosos para as atividades humanas. Já entre as rochas, há três tipos principais, com base em uma classificação elaborada a partir de suas respectivas formações. Essas rochas são chamadas de ígneas (ou magmáticas), metamórficas e sedimentares. É importante salientar que a litosfera, em virtude das pressões e dinâmicas advindas do interior do planeta, não é contínua, isto é, apresenta rupturas ou descontinuidades, segmentando a sua estrutura em diferentes placas tectônicas. O movimento destas propicia a formação do relevo a partir de ações conhecidas como agentes endógenos ou internos de transformação do relevo, tais como os terremotos e o vulcanismo.


Além disso, a litosfera também se transforma a partir dos elementos disponíveis na superfície, que são chamados de agentes exógenos ou externos de transformação do relevo, tais como o vento, a água e os seres vivos. Estes moldam e desgastam as camadas superficiais da litosfera, formando os solos e atuando em processos erosivos. Com o passar dos milhares de anos, montanhas transformam-se em planaltos, e os sedimentos (partículas de rochas e solos) formados são depositados em outros locais, formando as bacias sedimentares. Podemos dizer que a litosfera é, sobretudo, um sistema dinâmico, pois encontra-se sempre em transformação, com a formação de novas formas de relevo e o desgaste destas, além da constante transformação dos tipos sólidos, com a constituição do ciclo das rochas. Compreender a dinâmica da litosfera, bem como suas características e composição, é de extrema importância, pois é sobre ela que as atividades humanas acontecem.








Atividade: Leitura completa das páginas 126,127, 128, 129, e 130 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – Litosfera e superfície terrestre.



 





4ª Aula

Português

Tempos do modo imperativo


Modo imperativo é usado para expressar uma ordem, um pedido, uma orientação. O imperativo pode ser afirmativo ou negativo.



Pegue a bola !                                  Não pegue a bola!

Imperativo afirmativo                    Presente do indicativo

Fala (tu)                                            (tu) falas ( não se usa o s no imperativo)

Fale (você)

Falemos (nós)

Falai (vós)                                            vós falais

Falem (vocês)


Obs: a formação do imperativo se da com a conjugação das pessoas do outro lado. Não existe imperativo na 1ª pessoa do singular, pois não podemos dar ordem ou fazer um pedido a nós mesmos.








Atividade: Leitura da explicação completa. Clique e baixe








5ª Aula

História

Trabalhando Documento: Escravidão na Grécia Antiga

 

 

 




A escravidão era uma prática comum e componente integral da vida na Grécia Antiga, ao longo de toda a sua história, da mesma maneira que nas demais sociedades antigas. Estima-se que em Atenas a maioria dos cidadãos tinha pelo menos um escravo. A maior parte dos escritores do período antigo consideravam a escravidão não só como algo natural, mas como algo necessário, porém alguns debates isolados ocorreram, especialmente nos diálogos socráticos.




Atividade 1: Segue a correção da atividade da aula do dia 06/08 pagina 152 do livro didático. Clique e baixe