6º Ano - Aulas 14/08/2020
1ª Aula
Educação Física
Dinâmica Acertando o Disco
Vamos realizar nessa aula uma dinâmica onde iremos trabalhar a coordenação motora fina, a atenção, o raciocínio. Adaptamos essa atividade para que possamos realizar com materiais que a gente tem casa. Nosso objetivo é conseguir acertar a maior quantidade possível de tampinhas dentro dos círculos, é bem divertido. Agora é a sua vez de tentar.
Atividade: Gravar um vídeo realizando a dinâmica e enviar no WhatsApp da professora Thayse.
2ª Aula
Educação Física
Jogos eletrônicos

Em meio ao desenvolvimento tecnológico em massa das últimas décadas, surgiu uma revolução na forma que a sociedade vê o entretenimento. Formas mais tradicionais de diversão, como pião e amarelinha, deram lugar para os jogos eletrônicos, os videogames. Mas você já pensou nos enormes impactos culturais que eles causam?
Atividade: Correção da atividade realizada na aula do dia 07. Clique e baixe
3ª Aula
Geografia
O relevo terrestre
O relevo corresponde às variações que se apresentam sobre a camada superficial da Terra. Assim, podemos notar que o relevo terrestre apresenta diferentes fisionomias, isto é, áreas com diferentes características: algumas mais altas, outras mais baixas, algumas mais acidentadas, outras mais planas, entre outras feições. Para melhor analisar e compreender a forma com que essas dinâmicas se revelam, foi elaborada uma classificação do relevo terrestre com base em suas características principais, dividindo-o em quatro diferentes formas de relevo: as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões.
As montanhas são formas de relevo que se caracterizam pela elevada altitude em comparação com as demais altitudes da superfície terrestre. Quando tidas em conjunto, elas formam cadeias chamadas de cordilheiras, a exemplo da Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e da Cordilheira do Himalaia, na Ásia. Existem quatro tipos de montanhas: as vulcânicas, que se formam a partir de vulcões; as de erosão, que surgem a partir da erosão do relevo ao seu redor, levando milhões de anos para serem formadas; as falhadas, originadas a partir de falhamentos na crosta, que geram uma ruptura entre dois blocos terrestres, ficando soerguidos um sobre o outro; e as dobradas, que se originam a partir dos dobramentos terrestres causados pelo tectonismo. De todos esses tipos, o último é o mais comum.
Os planaltos – também chamados de platôs – são definidos como áreas mais ou menos planas que apresentam médias altitudes, delimitações bem nítidas, geralmente compostas por escarpas, e são cercadas por regiões mais baixas. Neles, predomina o processo de erosão, que fornece sedimentos para outras áreas. Existem três principais tipos de planaltos: os cristalinos, formados por rochas cristalinas (ígneas intrusivas e metamórficas) e compostos por restos de montanhas que se erodiram com o tempo; os basálticos, formados por rochas ígneas extrusivas (ou vulcânicas) originadas de antigas e extintas atividades vulcânicas; e os sedimentares, formados por rochas sedimentares que antes eram baixas e que sofreram o soerguimento pelos movimentos internos da crosta terrestre.
As planícies são áreas planas e com baixas altitudes, normalmente muito próximas ao nível do mar. Encontram-se, em sua maioria, próximas a planaltos, formando alguns vales fluviais ou constituindo áreas litorâneas. Caracterizam-se pelo predomínio do processo de acumulação e sedimentação, uma vez que recebem a maior parte dos sedimentos provenientes do desgaste dos demais tipos de relevo.
As depressões são áreas rebaixadas que apresentam as menores altitudes da superfície terrestre. Quando uma localidade é mais baixa que o seu entorno, falamos em depressão relativa, e quando ela se encontra abaixo do nível do mar, temos a depressão absoluta. O mar morto, no Oriente Médio, é a maior depressão absoluta do mundo, ou seja, é a área continental que apresenta as menores altitudes, com cerca de 396 metros abaixo do nível do mar.
Atividade: Leitura completa das páginas 132, 133 e 138 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – O relevo terrestre.
4ª Aula
Português
Texto em prosa e em verso
OBS: Para acompanhar a aula abra a apostila de Produção de texto na página 24.
Prosa e poema
Textos em prosa são aqueles formados por linhas contínuas, agrupadas em sequência, com parágrafos e pontuação. Podem ser escritos em prosa tanto textos literários como textos não literários.
Poema é o texto disposto em versos e estrofes. O conceito de poema está ligado à forma do texto.
Poesia é a arte de compor textos caracterizados, em grande medida, pela busca da beleza contida nas palavras. O conceito de poesia está ligado ao conteúdo e também à expressão dos sentimentos e emoções. O texto poético se caracteriza pela exploração da sonoridade, do ritmo, da rima e pelo emprego de imagens. Em geral, é construído em versos, ou seja, na forma de poema.
Atividade: Responder a atividade da página 25 e 26.
5ª Aula
História
Capitulo 9: A Grécia clássica e helenística: Deuses Gregos

Deuses gregos
Zeus era reconhecido como o soberano dos deuses, a principal figura divina e defensora da liberdade humana. Sua esposa, Hera, protegia as mulheres e o casamento. Seus descendentes e parentes formavam o conjunto das divindades, cada qual responsável por um aspecto da vida comum. Por exemplo, Atena (filha de Zeus) protegia as oliveiras e foi adotada pelos atenienses como a protetora de sua pólis. Em sua homenagem foi construído o Partenon. Da relação entre deuses e humanos nasceram heróis com o poder dos deuses, mas com a mortalidade dos humanos. É o caso de Hércules, famoso por sua força extraordinária, e Teseu, que livrou a Grécia da opressão do Minotauro.
Atividade: Segue a Correção da atividade da página 157( 1 a 9). Clique e baixe