7º Ano - Aulas 14/08/2020
1ª Aula
Ciências
Tema 5 – Saúde e meio ambiente. Capítulo 2 – Políticas públicas para a saúde

Políticas públicas em relação ao tratamento de esgoto, destina-se à coleta, ao tratamento e à destinação tanto do esgoto doméstico como do industrial, cujo tratamento exige medidas e ações específicas, exigidas por lei. Contribuem ainda para a diminuição de doenças de veiculação hídrica e reduzem a poluição dos cursos-d´água melhorando a qualidade de vida de todos os seres vivos, inclusive do ser humano.
A falta de saneamento básico leva ao despejo descontrolado dos esgotos doméstico e industrial e dos resíduos das atividades agrícolas nos ambientes aquáticos, o que aumenta a quantidade de nutrientes disponíveis para que esses microorganismos se desenvolvam.
O tratamento dos esgotos domésticos e industriais diminui a quantidade de nutrientes disponíveis ára os microorganismos causadores da eutrofização. Para ampliar a abordagem do tema, pesquise outros casos de proliferação de cianobactérias, como os do Manual de cianobactérias planctônicas, disponível na internet.
Atividade: Copiar e responder o sistematizar do livro página 170.
2ª Aula
História
As fronteiras na América portuguesa (parte II)
A partir do século XVII, as expedições bandeirantes que saíram de São Paulo ajudaram a ocupar o interior da América. Estas tinham o objetivo de: capturar indígenas, buscar metais preciosos e cumprir contratos de ataques a escravizados fugidos.
As expedições bandeirantes tinham objetivos diferentes e exploraram diversas regiões, além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes descobriram ouro na atual região de Minas Gerais no final do século XVII. Isso resultou na Guerra dos Emboabas, um conflito que envolveu: os bandeirantes e colonos de outras regiões. Estes eram chamados de emboabas.
O termo emboaba era utilizado pelos paulistas para apelidar aqueles que viviam em outras regiões da América ou portugueses.
No início do século XVIII, os paulistas descobriram ouro em outras regiões. Para isso, navegavam pelos rios Tietê e Paraná nas monções. Os jesuítas criaram missões no sul da América. Chamadas de Missões guaraníticas, estas foram destruídas durante a Guerra Guaranítica. A causa do conflito foi: a resistência indígena causada pela proposta de divisão da região entre Portugal e Espanha.A Guerra Guaranítica é um exemplo da resistência indígena diante do avanço da colonização portuguesa na América.
A ocupação no sul da América se deu a partir da construção de estâncias, locais que criavam animais para serem comercializados na colônia.
A ocupação portuguesa no interior exigiu a assinatura de tratados com a Espanha. Ao longo do século XVIII e início do XIX, quatro tratados foram assinados. O processo de ocupação no interior alargou as fronteiras da América portuguesa e ajudou a definir as dimensões de grande parte do Brasil atual. Isso, porém, ocasionou grandes impactos nas comunidades indígenas que viviam nessas regiões.
Até a próxima!
Atividade 1: Fazer leitura do texto do livro didático páginas a 180.
Atividade 2: Realizar no caderno a atividade da página 181, copiar responder.
OBS: Segue essa mesma atividade para o aluno: Ricardo Brenner Guerra. Clique e baixe
3ª Aula
Educação Física
Jogos Pré-desportivos

Jogos pré-desportivos são adaptações de esportes tradicionais e recreativos com o intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nos participantes. Normalmente, os jogos pré-desportivos são destinados aos indivíduos que desejam se iniciar numa pratica desportiva.
Atividade: Responder a atividade sobre o texto da aula anterior. Clique e baixe
4ª Aula
Português
Reportagem; 59% dos jovens dirigem teclando celular

A reportagem pode ser considerada uma espécie de notícia ampliada, pois se apresenta fatos de forma mais abrangente.
Atividade: Realizar atividade na apostila de produção de texto, páginas 39, 40 e 41 (questões de 1 a 5).
5ª Aula
Inglês
Passado do verbo to be

Esta atividade é sobre a videoaula do dia 12/08, se necessário assista novamente.
Atividade: Realizar a atividade do livro de Inglês nas páginas 72 e 73.