6º Ano - Aulas 10/09/2020
1ª Aula
Ciências
Tema 6 – Olho humano e visão.
Capítulo 2 – Defeitos de visão

FIQUE POR DENTRO – DEFEITOS DE VISÃO
Para iniciarmos nossa aula faça a leitura das páginas 198 e 199. Após a leitura das páginas 198 e 199 vamos responder juntos as duas perguntas que se segue:
1. Como os distúrbios de visão citados no texto podem ser corrigidos?
R. Os defeitos de visão citados no texto podem ser corrigidos com lentes. Para a hipermetropia utilizam-se lenes convergentes. Para a miopia, lentes divergentes e para o astigmatismo, lentes cilíndricas.
2. O que é presbiopia? Como ela pode ser corrigida?
R. A Presbiopia é um defeito da visão que faz com que as pessoas tenham dificuldade de enxergar objetos próximos devido a uma rigidez da lente do olho. Assim, a lente perde sua capacidade de se acomodar e focalizar as imagens a diferentes distâncias na retina.
Atividade: Leiam às páginas 198 e 199 do livro, copiar e responder no caderno as duas perguntas acima.
2ª Aula
História
O Império Romano

O Império Romano é a designação do último período da história da Civilização Romana, embora esse termo seja usado frequente e genericamente para referir-se a toda experiência histórica de Roma. Essa última fase da história romana é entendida como um império que se iniciou em 27 a.C., com a coroação de Otávio como imperador, e durou até 476 d.C., quando Rômulo Augusto foi destronado. Tal período teve uma organização política diferente em relação ao período da república, uma vez que a característica básica no império era a centralização do poder na figura do imperador. O auge do poder romano ocorreu nesse momento, mas a crise na economia romana e as invasões germânicas levaram o império ao fim.
Atividade: Momento leitura: Faça leitura do texto complementar sobre o Império Romano. Clique e baixe
3ª Aula
História
Coliseu

O Coliseu, construído por ordem do imperador Vespasiano e concluído, durante o governo de seu filho Tito, é um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga.
A parede externa do anfiteatro preserva os quatro pavimentos da estrutura de concreto armado; nas três arquibancadas inferiores estão as fileiras de arcos, e na quarta, pequenas janelas retangulares. Os assentos eram de mármore e a escadaria ou arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o podium, para as classes altas; a meaniana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no pódio e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados. Por cima dos muros ainda se podem ver as bases de sustentação da grade de cobertura de lona destinada a proteger do sol os espectadores. Para evitar problemas nas saídas dos espetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. Em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado. Suas arquibancadas tinham capacidade para 80 mil pessoas. O Coliseu de Roma foi construído sobre o lago da casa de Nero, a Domus Áurea e ficou conhecido como Colosseo (Coliseu) porque ali foi achada a estátua gigante (colosso) do imperador.
Atividade 1: Fazer a leitura do resumo no site.
Atividade 2: Leitura do texto complementar e responder a atividade que segue junto. Clique e baixe
4ª Aula
Religião
“Quais são os livros do Antigo Testamento?”

Os livros do Antigo Testamento podem ser agrupados nestas quatro grandes categorias.
O Pentateuco: em grego significa “cinco livros”. Esse grupo é chamado pelos judeus de Torá ou a Lei. São eles o Gênesis (a origem); O Êxodo (a saída do Egito); os Números ( o censo ou a contagem do povo de Israel); o Levítico ( as leis); e o Deuteronômio ( as leis promulgadas por Moisés)
Os livros históricos: Conta a história do povo de Israel desde a chegada á Terra Prometida, o governo de Josué (século XIII A.C.), até a conquista do reino de Judá pelos gregos no século II A.C.
Os livros poéticos e sapienciais: De procedência variada, o conteúdo deles são reflexões sobre o mal (Jó), sobre a morte (Eclesiastes) e sobre o amor. (Cântico dos cânticos); reflexões e conselhos (Provérbios, Eclesiástico e Sabedoria de Salomão) e orações (Salmos)
Atividade: Fazer a leitura completa deste texto nas páginas 53 e 54 da apostila de Ensino Religioso.
5ª Aula
Arte
Arte Rupestre

São chamadas de arte rupestre as criações artísticas feitas durante a Pré-História. Elas podem ser categorizadas em pintura rupestre e gravura rupestre. Os achados mais antigos desse tipo de arte datam do período Paleolítico Superior (aproximadamente 40.000 a.C.). Também foram encontrados exemplos de manifestações artísticas europeias ou pré-colombianas da época do Neolítico (de até 8.000 a.C.).
Principais características da Arte Rupestre: As pinturas rupestres apresentam características singulares como as temáticas, técnicas e materiais empregados.
Tipos de Arte Rupestre: Essas manifestações possuem algumas distinções, dividindo-se em gravuras rupestres e pinturas rupestres.
A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas. A arte rupestre geralmente possui a técnica e temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos. Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador. Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento. Para esse fim, triturava-se os elementos sólidos e se adicionava clara de ovo, sangue, excrementos (principalmente de morcegos), gordura animal, bem como ceras e resinas vegetais.
Por Laura Aidar ( Arte-educadora e pesquisadora)
Atividade 1: Fazer a leitura do texto acima.
Atividade 2: Após a leitura responder a atividade. Clique e baixe