9º Ano Aulas 22/09/2020
1ª Aula
Inglês
Tradução do texto “ Invention of the Wheels”
Invention of the wheels
We cannot imagine our lives without any kind of moviment. Wheels are the most ancient Discovery for humankind. However, none of us question the fact of how the wheel was discovered. The creation of wheels is perhaps the significant discovery. As soon as the wheels was invented , there was a revolt in the manufacturing industry. The first inventor of the wheel is yet not known to anybody in the world. The first ever wheel was discovered around 3000 years ago. The weaves and potters were the first ones to use wheels.
The wheels that we now see in ships and other heavy vehicles were also invented during the early centuries, but the differences are huge. The designs earlier were simpler in comparison to the designs we see today.
Unlike other inventios wheels are still accepted today. If today anybody o fus could have found out the name or the person who wheels, he or she definitely deserved world recognition.
Atividade 1: Leitura completa do texto. Clique e baixe
Atividade 2: Responder a atividade da página 88 do livro de Inglês.
2ª Aula
História
Capítulo 10: América Latina: em busca da soberania III: Chile: fim de um sonho
Durante grande parte do século XIX, a exploração de salitre e cobre garantiu o desenvolvimento econômico do Chile, cujo governo passou a ser controlado pela burguesia mineradora aliada aos grandes latifundiários. Ao contrário de seus vizinhos, o país conheceu uma relativa estabilidade política. Esta só foi rompida na década de 1920, marcada por golpes e ditaduras e pelo crescimento da oposição de esquerda. Nos anos 1930, a quebra da Bolsa de Nova York colaborou para arruinar a economia chilena, que só retomou seu crescimento com medidas como a nacionalização de empresas estrangeiras e o incentivo à industrialização por meio da substituição das importações. De 1938 a 1946, os governos da Frente Popular (coligação que reunia liberais, socialistas e comunistas) buscaram ampliar a independência econômica do país e intensificar a exploração dos recursos naturais. Em 1947, em plena Guerra Fria, porém, o presidente recém-eleito, González Videla, rompeu as relações diplomáticas com a União Soviética e perseguiu os comunistas. Isso despertou forte oposição das classes trabalhadoras. Somente em 1970 a esquerda chilena retornou ao governo. Nas eleições presidenciais desse ano, a Frente de Aç‹o Popular (coligação que reunia comunistas, socialistas e grupos democratas) elegeu o socialista Salvador Allende. No entanto, suas iniciativas esbarraram nos interesses das elites nacionais, que acabaram por derrubar o governo com apoio dos EUA. Em 11 de setembro de 1973. Allende foi deposto por um violento golpe militar, liderado pelo general Augusto Pinochet. O governo ditatorial de Pinochet (1973-1990) dissolveu os partidos políticos e implantou uma forte repressão, com tortura e assassinato de milhares de opositores. Também promoveu a abertura do país ao capital estrangeiro, o que resultou em elevadas taxas de crescimento econômico.
Até á próxima!
3ª Aula
Português
Leitura e produção de texto: O ano em que meus pais saíram de férias.

O ano em que meus pais saíram de férias é um filme brasileiro, de 2006, dirigido por Cao Hambúrguer, mesmo diretor do Castelo Ra-Tim-Bum – o filme. O título do filme remete ao pretexto usado pelos pais para justificar a saída intempestiva de casa, sem causar pânico no filho.
Atividade: Realizar as atividades das páginas 226 e 227 (somente respostas).
4ª Aula
História
A solidão da América Latina

A independência do domínio espanhol não nos colocou a salvo da demência. [...]Faz onze anos, um dos poetas insignes de nosso tempo, o chileno Pablo Neruda, iluminou este âmbito com sua palavra. Nas boas consciências da Europa, e às vezes também nas más, tem irrompido desde então com mais ímpetos que nunca as notícias fantasmagóricas da América Latina, essa pátria imensa de homens alucinados e mulheres históricas, cuja teimosia sem fim confunde-se com a lenda. Não tivemos um instante de sossego. Um presidente prometeico atrincheirado em seu palácio em chamas morreu peleando sozinho contra todo um exército [...]. Houve até agora 5 guerras e 17 golpes de estado [...]. Os desaparecidos pela repressão são quase 120 mil [...]. Numerosas mulheres presas grávidas deram à luz em cárceres argentinos, mas ainda se ignora o paradeiro e a identidade de seus filhos, que foram dados para adoção clandestina ou internados em orfanatos pelas autoridades militares. Por não querer que as coisas seguissem assim morreram cerca de 200 mil mulheres e homens em todo o continente [...] Do Chile, país de tradições hospitaleiras, fugiram um milhão de pessoas: 12 por cento de sua população. O Uruguai, uma nação minúscula de dois e meio milhões de habitantes que se considerava como o país mais civilizado do continente, perdeu no desterro um em cada cinco cidadãos.
MÁRQUEZ, Gabriel García. A solidão da América Latina. Discurso proferido na Conferência Nobel de Literatura, em 8/12/1982.RevIU. v. 2, n. 1, p. 12-13, 2014.
Atividade 1: Leitura de todo capitulo 10 do livro.
Atividade 2: Responder a atividade complementar. Clique e baixe
5ª Aula
Educação Física:
Atividade de revisão

Revisão dos conteúdos estudados para a prova.
Atividade: Realizar a atividade de revisão. Clique e baixe