6º Ano - Aulas 24/09/2020
1ª Aula
Ciências
Tema 5 – Luz e imagem.
Tema 6 – Olho humano e visão

Vimos como nossa visão funciona, reconhecendo e identificando as principais partes que compõem nosso globo ocular, desde o instante em que a pupila e a íris recebem a luz vinda de um objeto, que passa pela lente do olho, até convergir e ser projetada na retina. Essa projeção será interpretada pelo cérebro de forma que podemos dizer que enxergamos e identificamos os objetos ao nosso redor. Vimos ainda como nosso olho faz para formar imagens sempre nítidas na retina. A lente do olho e os músculos ciliares buscam se movimentar para obtermos uma melhor acomodação visual, tanto quando tentamos enxergar um objeto de longe quanto de perto. Além disso, compreendemos quais partes do olho nos possibilitam enxergar o mundo colorido. Vimos ainda com o ocorrem os principais defeitos de visão. Entendemos que uma pessoa pode ter dificuldade de enxergar de longe por ter miopia ou de enxergar de perto por ter hipermetropia. Além disso, estudamos outras anomalias da visão, como a presbiopia, o daltonismo e a catarata.
Estudamos ainda as possibilidades de correção desses defeitos ou anomalias por meio de lentes corretivas: miopia corrigida com lentes divergentes, hipermetropia com lentes convergentes e astigmatismo com lentes cilíndricas.
Atividade: Escrever ou imprimir e colar em seu caderno o PANORAMA das páginas 200 e 201. Clique e baixe
2ª Aula
História
O Baixo Império: declínio do poderio romano
A diminuição da expansão territorial romana resultou na consequente redução do número de escravizados. Isso levou à desagregação do Império Romano, que, por sua vez, passou a ser invadido por povos estrangeiros, provenientes do leste e do norte europeus, denominados pelos romanos de “bárbaros”. A importância de um dos últimos imperadores romanos, Constantino, que concedeu liberdade de culto aos cristãos, que deixaram de ser perseguidos pelos romanos. Outra medida importante desse imperador foi a Lei do Colonato, obrigando os pequenos trabalhadores rurais a trabalhar para grandes proprietários, em um regime de trabalho diferente do escravizado, chamado servidão.
Vamos lá conhecer essa História!
3ª Aula
História
A Imperatriz Bizantina Teodora

Teodora e Justiniano viveram em uma época de grandes mudanças, às vezes atormentada por confrontos religiosos e políticos. O episódio mais significativo foi a Revolta de Nika, que começou com uma corrida de cavalos no hipódromo e rapidamente se tornou, aos olhos de seus oponentes, uma oportunidade de derrubar Justiniano. Quando o imperador e seus oficiais se preparavam para fugir, Teodora proferiu um discurso que, segundo os historiadores, salvou o império de Justiniano. "Para um rei, a morte é preferível à deposição ou ao exílio", dizia sua mensagem. Justiniano enviou então suas tropas para atacar o hipódromo. Para conseguir a vitória, mataram mais de 30 mil rebeldes.
Atividade 1: Faça a leitura no livro didático das páginas 174 a 192.
Atividade 2: Realizar no caderno a continuação da atividade da página 193 ( 6 a 11), copiar e responder as questões.
4ª Aula
Religião
Leitura do texto “O poder dos hábitos”

Nossa saúde é resultado da maneira pela qual vivemos. Ter boa saúde exige, além de força de vontade e disciplina, uma postura positiva frente às adversidades: amar a vida, viver com alegria e com prazer. Celebrar! De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a saúde é um estado de completo bem – estar físico, mental e social. Não consiste apenas na ausência de doenças, mas cuidar do corpo e da mente é criar bons hábitos de vida. Hábitos são todas as atitudes e comportamentos que se repetem em nosso dia a dia. Adquirimos um hábito quando fazemos algo repetidamente. Do mesmo jeito, até que passamos fazê -lo automaticamente, sem raciocinar ou planejar.
Atividade: Fazer a leitura completa deste texto nas páginas 56 a 60 da apostila de Ensino Religioso.
5ª Aula
Arte
Da dança cênica à dança relacional

Arte Cênica é uma forma de arte apresentada em um palco ou lugar destinado a espectadores. O palco é compreendido como qualquer local onde acontece uma representação, sendo assim, estas pode acontecer tanto em praças como em ruas.
A arte Cênica abrange o estudo e a prática de toda forma de expressão que necessita de uma representação, como o teatro, a música ou a dança. A Arte Cênica ou Teatro divide-se em cinco gêneros: Trágico, Dramático, Cômico, Musical e Dança. O gênero Trágico imita a vida por meio de ações completas. O Drama descreve os conflitos humanos. A comédia apresenta o lado irônico e contraditório. O Musical é desenvolvido através de músicas, não importa se a história é cômica, dramática ou trágica. E a dança utiliza-se da música e das expressões propiciadas pela “mímica”.
Por Patrícia Lopes.
Atividade 1: Fazer leitura das páginas 43 a 54.
Atividade 2: De acordo com a leitura responda a atividade que segue em PDF. Clique e baixe
Atividade 3: Escreva no caderno as questões das página 43 da apostila e responda.