Imagem capa - 6º Ano - Aulas 08/10/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-QUINTA

6º Ano - Aulas 08/10/2020






1ª Aula

Ciências

Tema 7 – O céu visto da Terra. 

Capítulo 1 – Terra, Sol, e seus lugares no Universo

           

 








Nosso Sistema Solar é formado por vários astros. Pelo Sol, sua estrela, e outros astros que giram a seu redor: oito planetas, alguns deles com seus satélites e anéis, planetas-anões e inúmeros outros corpos menores.

            

O Sistema Solar está situado na Via Láctea, num dos braços de sua espiral, o de Órion.

            

Visto da Terra, o Sol parece ser a maior estrela do Universo. Mas não é. Percebemos isso, porque é a estrela mais próxima da Terra. Entre as demais estrelas da Via láctea, é considerada uma de porte médio. Há várias muito maiores (ou menores) do que o Sol.

            

A Astronomia científica iniciou-se na Grécia antiga, e muitos princípios foram mantidos até o século 16. Aristóteles (século IV a.C.), um dos maiores defensores da imobilidade da Terra, que acreditava que a Terra permanecia em repouso no centro do Universo. Copérnico (1473-1543), que depois de muitos estudos apresentou o modelo heliocêntrico, que defendia que a Terra e os outros astros se movimentavam ao redor do Sol; e Galileu Galilei (1564-1642)., defensor do heliocentrismo, primeiro astrônomo a romper publicamente com a ideia de Aristóteles sobre o geocentrismo. Galileu, que observou os astros com uma luneta, muito contribuiu para o avanço da Astronomia.

            

Povos antigos criaram mitos para explicar o funcionamento do Universo. Para os egípcios, o Sol era o deus Rá, que todos os dias iniciava sua jornada com um barco que navegava nos céus, saindo de leste e indo para oeste. Lá, ele mudava de direção, deslocando-se por baixo da Terra e retornando para o lado leste no outro dia de manhã, onde tornava novamente o barco.





Atividade: Conferir suas respostas com em anexo, referente às atividades da página 209. Clique e baixe




                       




2ª Aula

História

Capítulo 12: A Europa e a Formação do Feudalismo: A Idade Média




         

Você conhece a expressão Idade Média? Ela é utilizada para se referir a um período da história da Europa ocidental marcado por muitas transformações e pela organização de uma nova sociedade. A Idade Média é dividida em dois grandes períodos. A Alta Idade Média é o momento de formação de uma nova sociedade na Europa e no mundo árabe. E baixa Idade Média. A palavra “média” indica algo que está entre duas coisas, no meio da Antiguidade e a Idade Moderna. É importante destacar que os termos “Idade Média” ou “tempos médios”, usados para denominar esse período, só surgiram muito depois (por volta do século XV). O termo idade média: Não se aplica a todos os povos do planeta, mas apenas àqueles que viviam na Europa ocidental, no território que fazia parte do Império Romano do Ocidente. Foi aí que se desenvolveram uma visão de mundo e um modo de agir e de se organizar que chamamos de “medieval”. Nesta mesma época, na América, as civilizações pré-colombianas (maia, inca, asteca) viviam seu período de maior desenvolvimento. Porém, as características desses povos eram bem diferentes daquelas das sociedades europeias. Na África também se desenvolviam grandes reinos, como o de Gana e, posteriormente, o do Mali. Na Ásia, as civilizações da China e da Índia, além de várias outras culturas, viviam de forma bastante diferente dos povos europeus.  Nem mesmo os diversos povos e culturas da Europa e do chamado Oriente Próximo apresentaram as mesmas características durante a Idade Média.




Vamos lá conhecer essa História!
















3ª Aula

História

Conexão com a Matemática




             




A Idade Média europeia concentrou estudos oriundos de diversas regiões e distintos períodos. O contato com os saberes dos gregos antigos, árabes, chineses, indianos e outros povos proporcionou grandes transformações no pensamento ocidental. O número zero é um exemplo de tais transformações, pois ao final do medievo os algarismos “arábicos” passaram a ser praticamente oficializados no Ocidente. Destaque que os árabes também introduziram a bússola, o astrolábio e pólvora, entre outros exemplos, no mundo europeu. Na Europa ocidental, entre os letrados, prevaleceu, principalmente, o latim romano. No contexto das transformações ocorridas no processo de desagregação do Império Romano do Ocidente e do estabelecimento dos novos povos, línguas e costumes, a erudição era restrita a poucas pessoas. A grande maioria era analfabeta e fazia usos distintos dos algarismos em cada região. No século XVI, o modelo indo-arábico prevaleceu e tomou a forma que conhecemos nos dias atuais.





Atividade 1: Fazer a  leitura do documento página 209 do livro didático.





Atividade 2:  Após a leitura  escrever e responder as questões 1 a 5 da página 209.











4ª Aula

Religião

Leitura do texto “Cultos e lugares sagrados’’







Cultos e lugares sagrados


Cultuar as divindades tem sido uma prática religiosa desde tempos remotos da história da humanidade. Os cultos normalmente têm a função de estabelecer um diálogo entre os praticantes das diversas religiões e o divino.  Neste tema, vamos aprender um pouco mais sobre a função de alguns cultos e dos locais considerados sagrados para várias religiões.  Culto é uma cerimônia por meio da qual  os povos se comunicam com as divindades. O culto se realiza sempre em comunidade, mas  as pessoas também podem se comunicar sozinhas com sua divindade.





Atividade: Fazer a leitura completa deste texto nas páginas 61 a 64 da apostila de Ensino Religioso.










5ª Aula 

Arte

Brinquedos da Cultura Popular








 

Existem brincadeiras e brinquedos que hoje conhecemos por passar de geração em geração. Possuem várias origens e participaram de várias etapas do desenvolvimento do país. Hoje, essas brincadeiras fazem parte da cultura do nosso povo e parte do folclore brasileiro que marcam os períodos por aqui vividos.





Atividade 1: Leitura complementar sobre o tema estudado. Clique e baixe





Atividade 2: Responder a atividade sobre Brinquedos da Cultura Popular ( 4º Bimestre). Clique e baixe