Imagem capa - 6º Ano - Aulas 22/10/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-QUINTA

6º Ano - Aulas 22/10/2020








1ª Aula

Ciências

Tema 7 – O céu visto da Terra. Capítulo 3 – A forma da Terra

           

 










A Terra é o terceiro planeta do sistema solar, tendo como referência o Sol. Somente nela é possível encontrar água no estado líquido, sendo que mais de 70% de sua superfície é coberta por essa substância. Outra característica peculiar da Terra é que, até o momento, é o único planeta que abriga seres vivos.

            

Durante muitos anos, a forma da Terra foi motivo de debates e elaboração de teorias. Na Antiguidade, alguns estudiosos acreditavam que esse planeta era plano, no entanto, muitos sábios já afirmavam que a Terra apresentava formato “arredondado”. O aprimoramento das técnicas cartográficas e o desenvolvimento tecnológico foram de fundamental importância para esclarecer tal fato.






Atividade: Conferir suas respostas com o anexo, referente às atividades das páginas 215 e 221. Clique e baixe











2ª Aula

História

Cap.12: A Europa e a formação do feudalismo: Maomé e a unificação árabe 

            




Um elemento central para se compreender a sociedade medieval é a formação dos reinos germânicos. Estes se organizaram: a partir da combinação de elementos da cultura romana e germânica em diversas regiões da Europa.


No mesmo período em que se formavam os reinos germânicos na Europa, teve início a formação da civilização árabe na península Arábica. Esta civilização: começou a se organizar a partir da unificação árabe promovida por Maomé e a religião islâmica.


Após a unificação da península Arábica, teve início a formação do Império Muçulmano. Este ocupou territórios na Ásia, África e Europa.


A expansão muçulmana criou uma cultura muito rica, combinando tradições de diferentes povos e contribuindo para preservar a herança greco-romana.



Vamos lá conhecer essa História!

















3ª Aula

História

Cavaleiros Medievais










 


( ...) a divisão social era a seguinte: Clero, os que oravam; Servos, os que trabalhavam; e Nobres, os que guerreavam. Portanto, os cavaleiros medievais faziam parte da nobreza e eram geralmente filhos de nobres que não tinham direito à herança, geralmente reservada apenas para o primogênito. Era praticamente impossível para um servo se tornar um cavaleiro. As armas, o escudo, a armadura e o cavalo custavam caro e os servos não possuíam sequer tempo livre o suficiente para o treinamento.


Formação dos cavaleiros medievais: 


A criança era destinada a se tornar um cavaleiro pelo próprio pai, e desde cedo iniciava-se o treinamento para que ela adquirisse os valores de um cavaleiro. Aos 7 anos a criança começava a ter lições de boas maneiras e aprendia a cavalgar. Com 14 anos tornava-se escudeira e até sua maioridade tinha aulas de técnicas de combate, manuseio de armas e preparo físico. As principais características de um cavaleiro medieval eram: valentia, fidelidade e lealdade.





Atividade 1: Correção da atividade página 212 ( 1 a 5), aula do dia 16/10. Clique e baixe




Atividade 2: Escrever e responder no caderno as questões da página 220 do livro ( 1 a 10).




(Após a realização da atividade enviar fotos para o Whatsapp da Profª.Francilene).

 

 


 

 

 







4ª Aula

Religião

Atividade sobre o texto “Cultos e lugares sagrados”














Atividade: Realizar a atividade da página 65 da apostila de Religião.













5ª Aula

Arte

Artes integradas: A MPB, a TV e os festivais











Na década de 1950, surgiu no Brasil um gênero musical conhecido como Bossa Nova. Jovens músicos da classe média se reuniam em palcos de universidades e de bares para tocar samba de um jeito muito próprio. Esse estilo misturava o samba ao jazz estadunidense. Os músicos utilizavam acordes bem complexos em suas melodias em um estilo sofisticado e suave e que se tornou reconhecido internacionalmente.


Um dos principais representantes da Bossa Nova foi o compositor e cantor baiano João Gilberto (1931-2019). A sua música Desafinado foi uma resposta à crítica de que a Bossa Nova era música para cantores desafinados.


Na década de 1960, alguns músicos passaram a defender a valorização da cultura brasileira e propunham uma reaproximação dos estilos musicais produzidos no país. Em 1965, a canção Arrastão, dos cariocas Edu Lobo (1943-) e Vinicius de Moraes (1913-1980), marcou a transição da Bossa Nova à MPB (música popular brasileira).


A MPB é, assim, uma expansão da Bossa Nova e mistura raízes da música brasileira, como o samba, o frevo e o baião, a outros gêneros musicais, entre eles os da música de concerto






Atividade 1: Responder a atividade avaliativa. Valor: 3.0 Data de entrega: 29/10 (após a data valerá 1.5). Enviar foto para o whatsapp da  prof. Francilene.  Clique e baixe