8º Ano - Aulas 03/11/2020
1ª Aula
Ciências
Tema 8 – Tempo e clima.
Capítulo 2 – Previsão do tempo
Neste capítulo, vamos compreender como são feitas previsões meteorológicas. Identificar os fatores que influenciam as mudanças climáticas. Relacionar e descrever os mecanismos que ocasionam alterações de temperatura, incidência de chuvas, nevascas e seus impactos.
2ª Aula
Ciências
Tema 8 – Tempo e clima.
Capítulo 2 – Previsão do tempo

Os dados captados nas estações meteorológicas são reunidos em uma “carta de tempo”, que é uma espécie de almanaque extenso com diferentes mapas que demonstram os sistemas meteorológicos atuantes na atmosfera. Esse é um dos materiais importantes para que os meteorologistas cheguem à previsão para os próximos dias.
No Brasil os principais institutos de previsão do tempo são o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Há ainda instituições estaduais de previsão, especializadas no estado de atuação como o SIMEPAR do Paraná.
Os tipos de nuvens que circulam pelo céu também podem dizer bastante sobre o tempo. De forma geral, as brancas e altas indicam um clima calmo, enquanto as escuras e baixas indicam chuvas e tempestades. 2º Respire fundo. Se você vir alguma revoada no céu, é porque o clima provavelmente vai continuar ameno (Sossegado).
Atividade 1: Leitura complementar sobre o tema. Clique e baixe
Atividade 2: Leitura no livro das páginas 268 a 271.
Atividade 3: Responder as atividades das páginas 272 e 273.
3ª Aula
História
Trabalhando Documentos: As Amas de Leite

As amas de leite: Como na Europa e na América do Norte, o recurso às amas de leite parecia ser bastante comum no Império. A ponto de um articulista do Ostensor Brasileiro, jornal quinzenal publicado na Corte, escrever em 1845:
“Não se encontrarão em todo o Império cinco mães que, pertencendo à classe elevada, aleitem seus filhinhos […] não se encontrarão dez na classe média […] não será fácil apontar vinte na classe baixa”. Fieira de números fantasistas, mas úteis para indicar que o hábito de aleitamento materno seguia a escala inversa da renda familiar. Assim, o aluguel de amas de leite representava uma atividade econômica importante nas cidades. Pequenos senhores de escravos exploravam esse mercado, alugando a terceiros suas cativas em período pós-natal. Mukama, em quimbundo, refere-se aos escravos domésticos de ambos os sexos, cativos do próprio povo ambundo nas aldeias nativas de Angola. O uso exclusivamente feminino do substantivo na Colônia e no Império demonstra a especialização econômica da mulher cativa no trabalho doméstico e no aleitamento dos filhos dos senhores.
ALENCASTRO, Luiz Felipe de (Org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1997. v. 2. p. 63.
Atividade 1: Fazer a leitura do documento da página 210.
Atividade 2: Realizar no caderno a atividade da página 210 ( 1 a 4).
4ª Aula
Português
Leitura: Debate sobre cotas Raciais.

O texto “Debate sobre cotas Raciais” reproduz trechos de um debate sobre cotas raciais realizado em um programa transmitido ao vivo por uma emissora de TV do estado da Bahia. Posteriormente, o programa foi publicado em vídeo nas redes sociais. Você vai ler a transcrição de trechos de um debate. Para você, o que significa debater? Você certamente já viu na TV. Ouviu no rádio ou participou na escola de um debate. Como ele é organizado?
Atividade 1: Ler o texto contido na página 252, 253 e 254.
Atividade 2: Responder no caderno a atividade da página 255 do livro de português. (somente respostas).
5ª Aula
Matemática
Velocidade Média
Nesta aula será ministrado aos alunos acerca do conteúdo de Velocidade Média. Denomina-se velocidade média a razão entre a distância total percorrida e o tempo gasto para percorrê-la.