6º Ano - Aulas 05/11/2020
1ª Aula
Ciências
A Terra dividida em camadas
Formação do solo
Recursos minerais e energéticos
Fósseis

Os principais elementos que interagem entre si na formação do solo são o tempo, clima, relevo, água e os seres vivos, inclusive o ser humano. O solo é formado a partir da interação entre o tempo, clima, relevo, água e seres vivos.
Existem três tipos de intemperismo: o físico, o químico e o biológico. Intemperismo físico: consiste na ocorrência de processos que são responsáveis pelas fragmentações ou fissuras nas rochas, separando minerais antes ordenados de forma coesa e transformando uma superfície então homogênea em uma rocha descontínua.
Recursos energéticos são quaisquer recursos naturais que possam ser aproveitados para obter energia. Os recursos energéticos estão divididos em dois grandes grupos: os recursos energéticos não-renováveis, que advém dos combustíveis fósseis.
O petróleo é um combustível fóssil composto principalmente por hidrocarbonetos e que, depois do processo de refinamento, dá origem a várias frações usadas em nosso cotidiano. O petróleo fica armazenado no interior de poros ou espaços vazios de rochas impermeáveis (arenito), chamadas de rochas-reservatório.
Fósseis são as provas mais concretas da existência de vida no planeta, sendo uma importante ferramenta de estudos entre os biólogos, arqueólogos, paleontólogos e geólogos. Eles revelam as transformações que ocorreram nos seres vivos e no próprio planeta durante anos.
Existem dois principais tipos de fósseis: os somatofósseis e os icnofósseis. Os somatofósseis são os restos orgânicos dos fósseis conservados. Os icnofósseis são os vestígios da atividade de organismos que ficaram preservados, tais como pegadas, ovos, galerias e coprólitos.
Atividade: Conferir suas respostas com o PDF anexo, referente às atividades das páginas 243, 249 e 255.
2ª Aula
História
O Reino dos francos na época do feudalismo
Os povos francos habitavam o território europeu, nas regiões próximas às fronteiras romanas, desde o século II. No início do século V, sob a liderança de Clóvis, os francos ocuparam a área que hoje corresponde ao território da França (a antiga Gália romana). Transformado em rei dos francos, Clóvis converteu-se ao cristianismo e fez a Igreja católica, já bastante poderosa, apoiar a monarquia franca. Isso motivou outros povos bárbaros a seguir seu exemplo. Os francos diziam que seu rei era descendente de um antigo chefe, Meroveu. Por isso, passaram a chamar os descendentes de Clóvis, que comandariam os francos de 481 a 751, de dinastia merovíngia.
A dinastia merovíngia
Os francos não tinham um Estado organizado. Para estruturar o Reino Merovíngio, eles usaram as instituições herdadas dos romanos, a organização administrativa e as leis. E adicionaram elementos germânicos: os laços de lealdade pessoal entre o soberano e os súditos. Esses laços, regulados por juramentos e obrigações de ambas as partes, eram a base das relações entre suseranos e vassalos, mais tarde espalhadas por toda a Europa.
Até a próxima!
3ª Aula
História
Capítulo 12: A dinastia carolíngia

Em 751, o prefeito do palácio, Pepino, o Breve, filho de Carlos Martel, aproveitou-se de seu cargo para derrubar o último rei merovíngio. Ele contou com o apoio dos nobres (senhores feudais que o escolheram como rei dos francos) e da Igreja católica (que o nomeou “rei pela graça de Deus”). Em troca, Pepino cedeu ao papa parte dos territórios na península Itálica tomados de outros povos germânicos e dos bizantinos. Esses territórios constituíram um Estado sob a chefia do papa, que, a partir de então, além da autoridade espiritual sobre a cristandade, conquistava também a autoridade temporal, graças às terras e aos bens que a Igreja passou a acumular. Inaugurava-se, assim, a dinastia carolíngia (751-987). Dela nasceu o mais conhecido governante da Alta Idade Média, Carlos Magno.
Atividade 1: Fazer a leitura em PDF do Texto Complementar: Os árabes, o Feudalismo, O Império Carolíngio.
Atividade 2: Responder a atividade complementar em PDF.
4ª Aula
Religião
Leitura do texto “Para cuidar do mundo, honestidade é essencial”

Para cuidar do mundo, honestidade é essencial
Pode aparecer que cultivar o valor da honestidade é uma bobagem, já que diariamente nos deparamos com exemplos de pessoas corruptas que ficam impunes. Muitas vezes, o que se vê é mentira e preocupação com interesses pessoais. Será que a honestidade perdeu o valor? Certamente não. O que precisamos é que esse valor seja resgatado, pois muitos não percebem as vantagens de ser honesto. Alguns acreditam que quem é honesto é ingênuo e deixa passar oportunidades de se dar bem. Isso não é verdade, pois as pessoas honestas são mais previsíveis e inspiram confiança a quem está próximo. Dessa forma, as portas estão sempre abertas para pessoas de boa índole.
Atividade: Fazer a leitura completa deste texto nas páginas 66, 67 e 68 da apostila de Ensino Religioso.
5ª Aula
Arte
Três dimensões virtuais

O que significa 3D?
O espaço tridimensional é aquele que pode ser definido como tendo três dimensões, sendo altura, profundidade e largura. O efeito da tridimensionalidade de imagens e objetos é dado justamente pela junção das três dimensões com luz e sombra, causando um relevo.
Luz e sombra indicam diretamente ao olho humano se um objeto está próximo ou distante de quem o observa. Sendo assim, ao ver uma imagem que possua essas informações, o cérebro humano automaticamente a associa como algo tridimensional.
Atividade 1: Correção da atividade (aula do dia 29/10), segue em PDF