Imagem capa - 8ª Ano - Aulas 05/11/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
8ANO-QUINTA

8ª Ano - Aulas 05/11/2020




1ª Aula


Artes


Minha cultura

  





Na nossa individualidade, somos seres únicos. Mas também vimos que, ao longo de nossa vida, nos aproximamos de pessoas com características semelhantes, objetivos e interesses comuns aos nossos, como é o caso de familiares, colegas e professores da escola, amigos do bairro, etc. Aos poucos, percebemos que estamos ligados a muitas outras pessoas que moram em nosso país, falam a nossa língua e têm hábitos e costumes semelhantes aos nossos. O conjunto de todas essas pessoas forma o povo brasileiro. No mundo há vários povos com valores, crenças, comportamentos, idiomas e manifestações artísticas próprios. A reunião dessas características é o que chamamos de cultura. Por isso, dizemos que a cultura é a identidade de um povo.



Atividade 1: Leitura do texto Complementar em PDF ( somente leitura).



Clique e baixe





2ª Aula

 

Geografia

 

África: Clima e vegetação


A O Continente Africano é reconhecido por sua vasta área territorial, além de uma posição geográfica que torna esse continente o único a localizar-se em todos os hemisférios terrestres. A Linha do Equador, principal paralelo da Terra, passa pela África praticamente em seu centro, trazendo profundas diferenciações naturais no que diz respeito ao seu clima e à sua vegetação.


O Clima da África

A diversidade climática do continente africano é muito influenciada pelas diferenças de latitude e, em menor grau, pela maritimidade e continentalidade, além de, em alguns pontos, a altitude também determinar alguns tipos climáticos, como o de Frio de Montanha. No mapa a seguir, temos uma classificação genérica dos climas africanos. Muitos autores colocam que o clima africano é aparentemente “espelhado”, ou seja, com uma repetição de boa parte das faixas climáticas ao norte e ao sul do Equador, embora haja diferenças, como a menor proporção de ocupação do clima desértico, além de uma menor atuação do semiárido. O Deserto do Saara, ao norte, ocupa uma ampla área, caracterizando o clima da chamada África do Norte, enquanto o Deserto do Kalahari ocupa uma área menor no extremo sul. Apesar de o Saara ser o maior deserto quente do mundo e trazer uma ampla influência para a atmosfera continental, a maior parte do continente africano é ocupada pelo clima tropical (semelhante ao que ocorre no Brasil), com um clima seco e frio no inverno e quente e chuvoso no verão. Essa faixa climática interrompe-se em alguns trechos de clima equatorial, que é mais quente e úmido em função da presença da floresta do Congo na porção central da África.


A Vegetação da África

Se observarmos o mapa a seguir, onde há a indicação genérica dos principais biomas africanos, podemos notar que existe uma relação de equilíbrio entre o clima e a vegetação da África, com as grandes faixas desérticas já mencionadas, além da presença de Estepes na maioria das regiões semiáridas. As Savanas, um tipo de vegetação muito semelhante ao Cerrado brasileiro e que ocupa a maior parte do continente, encontram-se quase que totalmente nas faixas de clima tropical. A floresta equatorial, responsável pelas maiores umidades do continente, encontra-se nas zonas de baixas latitudes e mantém-se cercada por uma floresta tropical úmida, enquanto nos extremos norte e sul habita a vegetação mediterrânea. É importante destacar, contudo, que as fronteiras entre um tipo natural e outro não são completamente claras e bem definidas, havendo áreas de transição entre um tipo e outro. Um exemplo é a vegetação de estepe, que vai se tornando mais rala, com áreas de campo, à medida que sua posição geográfica se aproxima das zonas desérticas.





Atividade: Leitura completa das páginas 210, 211, 212 e 213 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – África: Clima e vegetação. 

 





3ª Aula


Geografia


Florestas tropicais africanas




 

A Floresta do Congo é uma floresta tropical e equatorial que está situada no continente africano. É considerada uma das mais antigas do mundo e a segunda maior floresta tropical do mundo, depois da Floresta Amazônica. Ela apresenta uma área total de aproximadamente 1.800.000 km² e abriga uma vasta biodiversidade.


Atividade 1: Copiar e responder no caderno as atividades referentes à página 214 do livro didático.


Atividade 2: Trabalho de Geografia – Deverá ser entregue na escola dia 18/11/2020 – Quarta feira.


Há muito o governo colombiano vem pondo em prática um projeto que ficou famoso, o da “Urbanização de favelas”. Esse modelo de política pública em bairros carentes de centros urbanos, principalmente em Bogotá e Medellín, tem chamado à atenção de políticos e economistas de diversas partes do mundo.

As cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, no Brasil, já manifestaram interesse em implantar projetos como esse em suas inúmeras áreas carente de infraestruturas e condições básicas espalhadas pelo espaço urbano.

  • Pesquise o funcionamento desse projeto, aprofundando-se nas diversas mudanças que ele promoveu nas favelas colombianas. Com base nesse exemplo pense em formas de viabilizar a implantação desse projeto de acordo com a realidade das cidades brasileiras cujas características socioeconômicas sejam semelhantes.  

 





4ª Aula


Matemática


Escala

 


Nesta aula será ministrado aos discentes acerca da razão especial denominado escala Uma das aplicações da ideia de razão entre duas grandezas encontra-se na  escala de redução e na escala de ampliação. Denomina-se escala de um desenho a razão entre o comprimento considerado nele e o correspondente comprimento real, medidos com a mesma unidade. Em geral utilizamos as medidas em centímetro para determinar uma escala.









5ª Aula


Matemática


Velocidade Média   

 

 




Nesta aula o educando deverá realizar uma breve atividade que utilizará a fórmula da velocidade média para poder responder a questão que se pede.


Atividade: Copiar e responder o exercício 1 da página 257.