6º Ano - Aulas 12/11/2020
1ª Aula
Ciências
Tema 8 – A Terra dividida em camadas
Capítulo 6 – A Atmosfera terrestre
Capítulo 7 – Hidrosfera
Capítulo 8 – Biosfera – a vida ao redor da Terra

Composta por gases como oxigênio, gás carbônico e nitrogênio, a atmosfera terrestre desempenha importantes funções, como proteger a Terra dos raios ultravioletas, nocivos aos seres vivos, e manter a temperatura média da Terra, evitando grandes amplitudes térmicas entre o dia e a noite.
A hidrosfera corresponde a toda parte líquida contida no planeta. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água, isso significa que cerca de 2/3 da superfície do planeta são cobertos por oceanos. Já as águas continentais possuem um percentual bem inferior, sendo encontradas nos rios, lagos (estado líquido), nas geleiras (estado sólido, que por sinal é a maior reserva de água doce), os aquíferos e lençóis freáticos. Por fim, as águas contidas na atmosfera, que se apresentam em forma de vapor, dão origem às precipitações.
Os seres vivos, a distribuição da vida na biosfera. A fina camada de solo, água e ar que abriga a vida em nosso planeta é chamada biosfera. É claro que cada tipo de ambiente da biosfera apresenta condições abióticas específicas, propiciando a vida de comunidades diferentes e formando, assim, ecossistemas diferenciados.
Atividade: Conferir suas respostas com o PDF anexo, referente às atividades das páginas 259, 265 e 269.
2ª Aula
História
Igreja e cultura na Idade Média
O cristianismo conta com mais de 2 bilhões de seguidores e marca profundamente nossa cultura. Você sabia que foi durante a Idade Média que essa religião se disseminou e passou a influenciar a cultura de diferentes sociedades da Europa? Entre os séculos IV e XV, o cristianismo expandiu sua influência e poder na Europa. Mas esse período também foi marcado por conflitos religiosos. A Igreja medieval era uma instituição bastante hierarquizada. Essa hierarquia era marcada pela: nomeação do papa pelos cardeais. O papa comandava a Igreja, formada pelo clero regular e secular. O Papa era o líder da Igreja e ele era escolhido pelos cardeais. Além deles, a Igreja era formada pelos cleros secular e regular,ambos submetidos ao papa. Os mosteiros tinham grande importância. Os monges viviam nesses locais e se dedicavam exclusivamente à pregação, ao trabalho e à caridade cristã.
Durante a Idade Média, ocorreram diversos conflitos entre papas e outras autoridades da Igreja e também entre o papa, reis e imperadores. Exemplo disso foi: A Questão das Investiduras foi marcada pelo conflito entre o papa e o imperador do Sacro Império. A questão das investiduras é um exemplo de conflito entre autoridades civis e religiosas. O papa conseguiu submeter o imperador, mas concedeu parte de seu poder.
Vamos conhecer essa história!
3ª Aula
História
Trabalhando Documento: Ecos do passado

A Idade Média deixou de legado para o mundo contemporâneo, o fortalecimento da Igreja católica foram as heranças mais importantes e visíveis deixadas a nós pelos indivíduos medievais. Muito do que temos e fazemos nos dias de hoje foi criado na Idade Média, desconstruindo, sempre, a noção de Idade Média como “Idade das trevas”. O documento da página 234, de um historiador contemporâneo, mostra que muitos hábitos, invenções e objetos presentes no nosso dia a dia têm origem no período medieval. Faça a leitura, após realize atividade.
Atividade: Realizar no caderno de história a atividade da página 234 (1 a 4). Copiar as questões e responder.
4ª Aula
Religião
Atividade sobre o texto “Para cuidar do mundo, honestidade é essencial”

Vamos ler o texto “Para cuidar do mundo, honestidade é essencial” e depois realizar uma atividade.
Atividade: Realizar a atividade sobre o texto “Para cuidar do mundo, honestidade é essencial” da página 69 da apostila de Ensino Religioso.
5ª Aula
Arte
Uma casa cheia de História
A Casa, de Vinicius de Moraes, é uma das canções infantis mais conhecidas do país. A discussão sobre o significado da letra ressurge de tempos em tempos, dando asas às teorias mais mirabolantes. O poema foi musicalizado e gravado da forma como conhecemos hoje em parceria com o cantor Toquinho. Entretanto, a história da casa que inspirou a canção e a relação de Vinicius com ela aconteceu muito antes de tudo isso.
Os significados por trás do poema A Casa: Uma das histórias mais conhecidas diz que o poema, na verdade, se refere ao útero de uma mulher, o primeiro lar de todo ser humano. A teoria até que faz sentido, mas não é a história real; ela já foi desmentida por Toquinho, autor da música Aquarela e amigo pessoal de Vinicius. Outra hipótese afirma que o poema trataria da realidade das pessoas em situação de rua, descrevendo uma moradia ao relento. Apesar de interessante, esse também não é o significado verdadeiro. O dono da casa: Tudo começou quando o artista uruguaio Carlos Páez Vilaró visitou Punta Ballena pela primeira vez, em 1958. Encantado com a cidade, Vilaró decidiu que ela era o lugar perfeito para construir seu ateliê definitivo. No início, a casa era apenas um cômodo de lata, que foi crescendo aos poucos e dando lugar à madeira. Alguns anos mais tarde, o artista começou a cobrir a casa com cimento e moldá-la com as mãos, como se fizesse uma escultura.
Atividade 1: Fazer a leitura da página 52 a 64 da apostila de arte.
Atividade 2: Responder a atividade de arte em PDF.