Imagem capa - 8º Ano - Aulas 12/11/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
8ANO-QUINTA

8º Ano - Aulas 12/11/2020




1ª Aula


Arte


Mestre Vitalino




 

Mestre Vitalino com dois de seus bonecos. Caruaru (PE), 1958.


Muitas vezes, as artes das diversas comunidades brasileiras são transmitidas por gerações, com os mais velhos ensinando os mais novos. Por isso, existe anciãs e anciãos que guardam o conhecimento de uma técnica, uma dança, um estilo musical. Em alguns casos, esses anciãos são chamados de mestres. Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963), conhecido como Mestre Vitalino, produziu modelagens em argila que mostravam a vida das pessoas do Nordeste brasileiro. Ele alcançou reconhecimento e influenciou muitos outros artistas de sua cidade natal, Caruaru, em Pernambuco. O trabalho de Mestre Vitalino formou tantos artistas novos que a cidade obteve reconhecimento internacional.



Atividade 1: Responder a atividade de arte em PDF.



Clique e baixe







2ª Aula

 

Geografia

 

África: Recursos naturais e impactos ambientais







O continente africano apresenta uma área de cerca de 30,27 milhões de quilômetros quadrados, distribuída parte no hemisfério e parte no hemisfério norte do planeta. Ao Norte, a África é delimitada pelo mar Mediterrâneo, enquanto ao leste ela é banhada pelo Oceano Índico e a Oeste pelo Oceano Atlântico.


São características da região as altas médias de temperatura registradas nos países, além de uma grande população — que corresponde a apenas 1% de todo o Produto Interno Bruto mundial. Além disso, estima-se que a fome afete mais de 38 milhões de indivíduos em sua extensão. Levantamentos apontam que a região é majoritariamente agrária, pois 63% das pessoas moram no meio rural, enquanto 37% vivem em cidades. Com base nesses dados, é possível afirmar que a África está bastante suscetível a problemas ambientais.


Principais problemas ambientais da África:


Esgotamento de recursos naturais


A caça descontrolada na região fez com que muitas espécies fossem extintas, e diversas outras estejam ameaçadas. Além disso, considerando que o setor primário é o que garante o sustento do povo, a flora local acaba por sofrer as consequências. Isso porque, para viabilizar a atividade agrária, cortam-se árvores, arbustos e demais vegetações nativas. Com frequência, os produtores vendem a matéria-prima para marcas internacionais e, portanto, precisam focar na monocultura. Sem os cuidados apropriados, a terra costuma ficar infértil após algumas colheitas. Além da agricultura, destaca-se a mineração de ouro e diamante. No entanto, essa atividade gera pouca riqueza para as nações, já que a exploração é conduzida por multinacionais estrangeiras, sobretudo europeias.


Desertificação


A desertificação na África está entre os maiores problemas ambientais da região. Esse processo se dá especialmente pelo desmatamento sem controle, que esvazia qualquer território novo. O solo, antes com potencial fértil, torna-se mais propenso à erosão. Por conseguinte, o local possui grandes extensões de deserto. Perde-se assim espaço de floresta, fonte máxima de oxigênio e habitat de um variado ecossistema.


Descarte inadequado de lixo eletrônico 


Existe um microcosmo próximo à capital de Gana, Acra, que recebe resíduos eletrônicos provenientes do mundo inteiro. Esse lugar, chamado Agbogbloshi, recebe computadores, celulares, televisores e dispositivos semelhantes. As toneladas de lixo eletrônico descartado de modo incorreto contaminam o solo, a água e o ar do lugar. Segundo estudos, a localidade tem níveis chumbo, cádmio e outros elementos prejudiciais à saúde que são 50 vezes maiores do que é considerado seguro. Portanto, é fundamental incluir esse depósito como um dos problemas ambientais na África.



Abandono


Um dos pontos críticos do contexto descrito está na falta de interesse dos países desenvolvidos em ajudar as nações mais pobres. Os movimentos partem especialmente de iniciativas não governamentais, mas se provam insuficientes até o momento para assegurar a autonomia da região.



Atividade: Leitura completa das páginas 215, 216, 217 e 218 para um melhor entendimento do que foi explanado na aula de vídeo referente ao Tema – África: Recursos naturais e impactos ambientais. 

 




3ª Aula


Geografia


Extração de carvão mineral na África







A África possui grandes reservas minerais, fato proporcionado em razão de sua formação geológica, que é da idade pré-cambriana, predominante das eras Arqueozoica e Proterozoica. Portanto, essa região é formada por terrenos muito antigos, apresentando condições favoráveis para a formação de minérios. Atualmente, esse continente abriga cerca de 8% das reservas mundiais de petróleo e gás natural, com destaque para o Congo, Egito e principalmente Angola, Argélia, Líbia e Nigéria, que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). Outro importante mineral encontrado no subsolo africano é o urânio – o continente detém 25% das reservas mundiais. Esse material é de fundamental importância para a produção de energia nuclear. Os maiores produtores são a África do Sul e o Gabão. Esse primeiro país também possui grandes reservas de antimônio, diamante, ouro (maior produtor mundial), manganês, platina, cromo, entre outros.



Atividade: Copiar e responder no caderno as atividades das páginas 217 e 219 do livro didático.








4ª Aula


Matemática


Grandezas diretamente proporcionais



Nesta aula será ministrado aos discentes acerca das grandezas diretamente proporcionais. Duas grandezas são diretamente proporcionais quando variam sempre na mesma razão, ou seja, uma aumenta e a outra aumenta na mesma proporção ou quando uma diminui, a outra diminui na mesma proporção.











5ª Aula


Matemática


Densidade de um corpo e densidade demográfica






Nesta aula o educando deverá realizar uma breve atividade que utilizará a fórmula de densidade de um corpo para descobrir qual a densidade do bloco maciço.



Atividade: Copiar e responder o exercício 1 da página 261.