Imagem capa - 9º Ano - Aulas 01/12/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
9ANO-TERCA

9º Ano - Aulas 01/12/2020




1ª Aula


Inglês


“Yout guide to green Holiday”







Although they’ re full of merriment, the holidays can also be a time of unnecessary excess. This time of your should be about Family, friends, food and fun – not stuff!


Between late November and early January, household waste increases by more than 25 per cent, from  extra food waste ( up to 40 per cento f festive food is wasted) , packaging and trashed old itmes replaced with newer versions received as gifts. Accoding to the U.S. Environmental Protection Agency, the result is more than one million more tons per week in landfills across North America.



Atividade: Fazer a leitura completa deste texto na página 152 e 153.







2ª Aula


História

 

Quarta Revolução Industrial (ou continuidade da Terceira Revolução Industrial) e o emprego








Avanços tecnológicos recentes, bem como os efeitos potenciais sobre a produção e a ordenação econômica e social, têm recebido a denominação de Indústria 4.0 (por parte de alemães) e de outros de 4ª Revolução Industrial. Há quem aponte, no entanto, que são tão somente avanços da 3a Revolução Industrial, um “upgrade” (atualização) da automação com digitalização. Uns e outros apontam as novidades e seus impactos, bem mais intensos que os das últimas décadas. Na lista estão os veículos autônomos (carros, caminhões, tratores, barcos, drones); a impressão 3D (capaz de fabricar objetos por impressão, camada por camada, como peças de carros, por exemplo); robôs avançados (executando as mais diferentes tarefas e tendo maior interação via sensores avançados); internet das coisas (integração entre coisas, serviços, pessoas via redes “inteligentes”); além de recorrer a novos materiais mais leves, fortes, adaptáveis e recicláveis, bem como aos avanços vindos da biologia, da química e outras áreas.


Muitos economistas também apontam uma maior aceleração das mudanças, destacando o impacto dessa modernização nos mais variados setores afetando a questão do emprego. Alguns avaliam que milhões de empregos serão sacrificados e indicam estimativas entre 15 e 20% dos postos de trabalho desaparecendo, outros chegam a cifras bem mais altas até 2030. Lembrando que entre 2018 e 2019 já eram mais de 190 milhões de desempregados apontados pela OIT.


Como enfrentar tal quadro é o desafio que muitos pesquisadores discutem, passando por propostas de diminuição da jornada de trabalho (na França é de 34 horas, no Brasil, 40), tomando a ideia de que trabalhar menos abre portas para que todos trabalhem. Outros defendem impostos sobre a produtividade, assim obtendo recursos de empresas que recorrem a tais avanços produtivos para financiar empregos em outras áreas, como educação e saúde. Há ainda propostas de se criar a renda mínima nacional, garantindo as bases mínimas de sobrevivência de todos os cidadãos, empregados ou não, bem como a garantia do mercado de consumo. No entanto, tais encaminhamentos e discussões continuam enfrentando muitas barreiras, a exemplo da questão da competitividade das empresas (como a diminuição da jornada de trabalho ou aumento de tributos), já que representam mais custos.




Atividade 1: Fazer a correção em PDF da atividade 248 (1 a 7), da aula do dia 25/11.



Clique e baixe

 





3ª Aula


Português


Pontuação no período composto


 



 

 

Atividade: Leitura do conteúdo da página 295 e 296 do livro de português.

 


 

 


4ª Aula


História

 

Vivendo uma nova era: a tecnologia e o homem, ambos integrantes de uma sociedade que progride rumo ao desenvolvimento







Elementos históricos sobre a comunicação humana


“Desde o primeiro momento em que o homem passou a viver em sociedade surgiu à necessidade de se comunicar uns com os outros, para expressarem seus sentimentos e até mesmo sua cultura, por muitas vezes também se comunicavam no intuito de alertarem para algum perigo próximo.”, “Acredita-se que a escrita originou a partir dos desenhos de ideogramas, em que o desenho de uma laranja a representaria, ou o desenhos de duas pernas, poderiam representar tanto o ato de andar como o de ficar de pé, com o processo de evolução os símbolos acabaram por se tornarem abstratos e evoluiram de forma a não terem nenhuma relação com os caracteres originais. (...)”, “(....) Com o passar do tempo o homem evoluiu, e procurou desenvolver técnicas que facilitasse sua vida em sociedade, e um dos pontos principais para a melhoria da vida em grupo é a comunicação, pois é através desta que nos tornamos sujeitos ativos e capazes, nesse processo de evolução muito se inventou e desenvolveu o que nos levou a chegar à era da comunicação tecnológica, mas todo esse processo passou por várias fases e invenções que acabaram se tornando de grande importância para toda sociedade.(...)”


Artigo de: Patrícia Edí Ramos



http://www2.seduc.mt.gov.br/-/vivendo-uma-nova-era-a-tecnologia-e-o-homem-ambos-integrantes-de-uma-sociedade-que-progride-rumo-ao-desenvolvimen-1




Atividade: Leitura em PDF do artigo Vivendo uma nova era: a tecnologia e o homem, ambos integrantes de uma sociedade que progride rumo ao desenvolvimento

 



Clique e baixe






5ª Aula

 

Educação Física

 

Revisão







Aproveite para revisar através de uma atividade envolvendo os conteúdos estudados.




Atividade: Leitura da atividade em PDF dos conteúdos estudados.

 



Clique e baixe