Imagem capa - 6º Ano - Aulas 04/12/2020 por ESCOLA FUTURO FELIZ
6ANO-SEXTA

6º Ano - Aulas 04/12/2020






1ª Aula


Educação Física


Avaliação

 

 





Hora da avaliação: Responda com calma, leia os enunciados com atenção e não se esqueça de ler as orientações no início da avaliação.

 

 






2ª Aula


Educação Física


Avaliação

 

 




Hora da avaliação: Responda com calma, leia os enunciados com atenção e não se esqueça de ler as orientações no início da avaliação.









3ª Aula


Geografia


Revisão Problemas ambientais climáticos







Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.


1. Poluição do ar e mudanças climáticas


O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono. O CO2 atmosférico absorve e reemite radiação infravermelha, o que faz com que o ar, os solos e as águas superficiais dos oceanos fiquem mais quentes –em princípio, isso é bom: o planeta estaria congelado se isso não acontecesse.


Mas há muito carbono no ar. A queima de combustíveis fósseis, o desmatamento para a agricultura e as atividades industriais aumentaram as concentrações atmosféricas de CO2 de 280 partes por milhão (ppm), há 200 anos, para cerca de 400 ppm. Isso é um aumento sem precedentes, tanto em escala quanto em velocidade. O resultado: perturbações climáticas.


O excesso de carbono é apenas uma forma de poluição do ar causada pela queima de carvão, petróleo, gás e lenha. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estimou recentemente que uma em cada nove mortes em 2012 está relacionada com doenças causadas por agentes cancerígenos e outros venenos presentes no ar.


2. Desmatamento


O problema: florestas ricas em espécies estão sendo destruídas, especialmente nos trópicos, para muitas vezes abrir espaço para a criação de gado, plantações de soja ou de óleo de palma, ou para outras monoculturas agrícolas.


Cerca de 30% da área terrestre do planeta é coberta por florestas – isso é cerca de metade do que existia antes de o início da agricultura, 11 mil anos atrás. Cerca de 7,3 milhões de hectares de floresta são destruídos a cada ano, principalmente nos trópicos. Florestas tropicais costumavam cobrir cerca de 15% da área terrestre do planeta. Atualmente elas cobrem de 6% a 7%. Grande parte do que sobrou foi degradado pela derrubada de árvores ou queimadas.


As florestas naturais não atuam apenas como reservas da biodiversidade, eles também são reservatórios, que mantêm o carbono fora da atmosfera e dos oceanos.


3. Extinção de espécies


O problema: em terra, animais selvagens estão sendo caçados até a extinção para a obtenção de carne, marfim ou para a produção de produtos "medicinais". No mar, grandes barcos de pesca industrial, equipados com redes de arrastão ou de cerco, estão dizimando populações inteiras de peixes. A perda e a destruição de habitat também é um fator importante para a onda de extinção – algo sem precedentes se for considerado que ela está sendo causada por uma única espécie: os humanos. A Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) de espécies ameaçadas continua a crescer.


Espécies não apenas têm o direito de existir, elas também fornecem produtos e "serviços" essenciais para a sobrevivência humana. Um exemplo são as abelhas e seu trabalho de polinização, necessário para o cultivo de alimentos.


4. Degradação do solo


Problema: a exploração excessiva das pastagens, as monoculturas, a erosão, a compactação do solo, a exposição excessiva a poluentes, a conversão de terras – a lista de maneiras como os solos estão sendo danificados é longa. Cerca de 12 milhões de hectares de terras agrícolas são degradados seriamente todos os anos, de acordo com estimativas da ONU.


5. Superpopulação


O problema: a população humana continua a crescer rapidamente em todo o mundo. A humanidade começou o século 20 com 1,6 bilhão de pessoas. Hoje são cerca de 7,5 bilhões. Estimativas indicam que a população mundial crescerá para quase 10 bilhões até 2050. A combinação de crescimento populacional com ascensão social está pressionando cada vez mais os recursos naturais essenciais, como a água. Grande parte desse crescimento está ocorrendo no continente africano e no sul e leste da Ásia.





Atividade: Leitura completa das páginas 200 a 204 para melhor compreensão dos conteúdos já estudados.









4ª Aula


Português


Revisão: Concordância Verbal






É o SUJEITO que determina a concordância verbal, ou seja, o VERBO deve ser flexionado no singular ou no plural de acordo com o sujeito. Veja:


Assim, inspirados no roteiro de Thelma e Louise, eles roubam o carro do jardineiro e fogem.


Casos específicos de Concordância Verbal.


Com sujeito constituído pelas expressões a maior parte de, grande número de, a maioria de, uma porção de, o verbo pode ficar no singular ou plural.


Grande número de pessoas assistiu ao filme.  (o verbo concorda com grande número)


Grande número de pessoas assistiram ao filme.  (o verbo concorda com pessoas)


Com o sujeito constituído de expressões como mais de, menos de, cerca de, perto de, seguidas de numeral, o verbo concorda com o numeral.


 Mais de 7 alunos participaram da apresentação do projeto.


(o verbo concorda com sete ( numeral))


Com o sujeito constituído de expressões indicativas de porcentagem, a concordância pode ser feita de duas maneiras:   

Se a expressão não for acompanhada por outra palavra, o verbo concorda com o numeral.

Mesmo com chuva, apenas 1 % faltou à aula. (o verbo no singular concorda com o numeral 1)

5% faltaram às aulas de fim de ano. (o verbo no plural concorda com o numeral 5)

Se a expressão for acompanhada de uma palavra, o verbo concorda com a palavra.

25% da populaçãoestá insatisfeita. (o verbo concorda com população)


O verbo Haver é impessoal quando significa existir e quando indica tempo decorrido, nesses casos ele é empregado no singular.

Há duas pessoas na casa.

Estudo há dois anos aqui.

2O verbo fazer quando indica tempo  decorrido fica no singular.

Faz 12 anos que moro aqui.





Atividade: Rever essa aula para revisar o conteúdo. Em caso de dúvidas entrar em contato com a professora.



 





5ª Aula


Avaliação de História


Capítulo 13: Igreja e Cultura na Idade Média

 

 





Respondam a prova com atenção, utilizem caneta esferográfica azul ou preta; Não se esqueçam de escrever seu nome completo com sobrenome e turma. Não utilize pesquisa da internet para responder a prova. Entregar na secretária da escola, no dia 08/12 de Dezembro de 2020. Valor: 3.0 pontos.